Ri­ba­te­jo mos­tra a sua tra­di­ção

A FEI­RA DE TO­DOS OS SAN­TOS DE­COR­RE ATÉ DO­MIN­GO NO CARTAXO. NÃO VÃO FAL­TAR OS PRO­DU­TOS DA ÉPO­CA, A ÁGUA-PÉ OU AR­TE­SA­NA­TO

Correio da Manha - Sexta - - Lazer Venha Daí -

As tra­di­ções ri­ba­te­ja­nas vol­tam a an­dar de ‘mãos da­das’ com a mos­tra em­pre­sa­ri­al. Até do­min­go, a Fei­ra de To­dos os San­tos, no Cartaxo, de­cor­re, a par, com a Ex­poCar­ta­xo, no Pa­vi­lhão Mu­ni­ci­pal de Ex­po­si­ções e no Cam­po da Fei­ra.

Os pro­du­tos tí­pi­cos da gas­tro­no­mia re­gi­o­nal, na área das tasquinhas e ban­cas de ven­da, con­ti­nu­am a dar o mo­te pa­ra a área da co­zi­nha ao vi­vo. Es­te ano, a gas­tro­no­mia do con­ce­lho es­tá em evi­dên­cia. A or­ga­ni­za­ção des­ta­ca “os vi­nhos nas­ci­dos nas ter­ras fér­teis, as car­nes tem­pe­ra­das com se­gre­dos an­ces­trais, os le­gu­mes sim­ples das hor­tas, o pão que sai a fu­me­gar dos for­nos de le­nha, os do­ces de co­mer à co­lher, os bo­los que se guardam pa­ra sa­bo­re­ar nas pri­mei­ras noi­tes de no­vem­bro”, tu­do le­va­do por ca­da uma das fre­gue­si­as do con­ce­lho.

FES­TI­VAL DO FANDANGO

No pal­co do pa­vi­lhão de ex­po­si­ções ga­nham ex­pres­são as tra­di­ções do fol­clo­re e da et­no­gra­fia do Ri­ba­te­jo. Ho­je, fe­ri­a­do, o dia é mar­ca­do pe­lo Fes­ti­val de Fandango, que re­for­ça a can­di­da­tu­ra da dan­ça tra­di­ci­o­nal a Pa­tri­mó­nio Ima­te­ri­al da Hu­ma­ni­da­de. Os ran­chos fol­cló­ri­cos do con­ce­lho es­tão pre­sen­tes pa­ra mos­tra­rem a di­ver­si­da­de, emo­ção e a for­ça da dan­ça.

A Ex­poCar­ta­xo é um cer­ta­me que se re­a­li­za des­de 1998 em pa­ra­le­lo à fei­ra. Reú­ne uma gran­de di­ver­si­da­de de agen­tes eco­nó­mi­cos, en­tre os qu­ais os pro­du­to­res de vi­nho, que ali apre­sen­tam e pro­mo­vem os seus pro­du­tos.

PRO­DU­TOS TÍ­PI­COS DA GAS­TRO­NO­MIA RE­GI­O­NAL ES­TÃO EM EVI­DÊN­CIA NAS TASQUINHAS E BAN­CAS DE VEN­DA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.