Sel­fi­es num lu­gar ao sol

DE­PU­TA­DOS IMI­TAM MAR­CE­LO: SEL­FI­ES CO­MO INS­TRU­MEN­TO PO­LÍ­TI­CO

Correio da Manha - Sexta - - TV Imagens Da Semana - TEX­TO ES­CRI­TO COM A AN­TI­GA GRA­FIA

Imen­sos de­pu­ta­dos ce­le­bra­ram o lu­ga­ri­nho em S. Ben­to com sel­fi­es. A es­fu­zi­an­te ale­gria não foi cer­ta­men­te por re­pre­sen­ta­rem os con­ci­da­dãos e po­de­rem tra­ba­lhar pa­ra eles. Mas por­que não sel­fi­es, se Mar­ce­lo as ins­ti­tu­ci­o­na­li­zou po­li­ti­ca­men­te?

A ti­ra­nia da mai­o­ria de ‘es­quer­da’ e ‘di­rei­ta’ im­pe­diu os de­pu­ta­dos solitários de três par­ti­dos de in­ter­vir na aber­tu­ra do par­la­men­to. Eis o ‘sis­te­ma’ dos ‘gran­des’ par­ti­dos: tão de­mo­cra­tas que são e com­por­tam-se co­mo re­les fas­cis­tas.

A se­ca dos nos­sos prin­ci­pais ri­os co­me­ça em Es­pa­nha. To­dos os ca­nais de no­tí­ci­as fa­la­ram do as­sun­to, es­tra­nhan­do os cau­dais a ze­ro. Que a chu­va não os es­que­ça de in­ves­ti­gar as ra­zões obs­cu­ras de, do la­do por­tu­guês, o Es­ta­do fe­char os olhos.

O ‘Te­le­jor­nal’ da RTP, ale­luia!, no­ti­ci­ou a fa­lên­cia do Ser­vi­ço Na­ci­o­nal de Saú­de, brin­de que o ge­ni­al Cos­ta e o Ro­nal­do Cen­te­no dão ao País. A far­sa das bo­as fi­nan­ças do país faz-se à cus­ta da des­trui­ção do ser­vi­ço que mais di­zem de­fen­der.

Vi com iro­nia o no­vo gra­fis­mo do ‘Te­le­jor­nal’, com letras gran­des… a imi­tar a CMTV. Pros­se­gue a ‘CMTVi­za­ção’ dos ca­nais ge­ne­ra­lis­tas, co­mo lhe cha­mou Oc­tá­vio Ri­bei­ro, di­rec­tor edi­to­ri­al da Co­fi­na. Quei­xam-se, des­pre­zam — mas imi­tam. Ma­so­quis­tas?

Não li­gan­do ao fu­te­bol, sur­pre­en­deu-me ve­ri­fi­car que o Fa­ma­li­cão es­te­ve em pri­mei­ro lu­gar na Li­ga até à 7.ª jor­na­da. Ven­do as no­tí­ci­as da bo­la de re­lan­ce nos no­ti­ciá­ri­os, nin­guém di­ria. A sub­mis­são aos três gran­des é mal­sã pa­ra o jor­na­lis­mo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.