Es­pu­man­te ga­nha

CARTUXA RE­SER­VA 2012, DA FUN­DA­ÇÃO EU­GÉ­NIO DE AL­MEI­DA, FOI PRE­MI­A­DO EM FRAN­ÇA

Correio da Manha - Sexta - - Gourmet Guia Do Lazer -

Oes­pu­man­te Cartuxa Re­ser­va 2012 aca­ba de ser dis­tin­gui­do com me­da­lha de ou­ro no con­cur­so Ef­fer­ves­cents du Mon­de 2019. Es­te ano, o cer­ta­me atri­buiu 23 me­da­lhas de ou­ro e 165 me­da­lhas de pra­ta a es­pu­man­tes de vá­ri­os paí­ses do Mun­do. Par­ti­ci­pa­ram na ini­ci­a­ti­va 564 es­pu­man­tes de 22 paí­ses. O jú­ri foi com­pos­to por 100 es­pe­ci­a­lis­tas que se reu­ni­ram pa­ra as pro­vas em Di­jon, Fran­ça.

Nes­ta edi­ção fo­ram atri­buí­das três me­da­lhas a es­pu­man­tes por­tu­gue­ses. Du­as de ou­ro: ao Es­pu­man­te Cartuxa Re­ser­va 2012 e ao es­pu­man­te da Bair­ra­da, Ori­gi­nal Re­ser­va Bru­to Bran­co Ba­ga 2017, da em­pre­sa Po­si­ti­ve Wi­ne. O es­pu­man­te Marquês de Ma­ri­al­va Bi­cal & Arin­to Re­ser­va Brut 2015, da Ade­ga de Cantanhede, re­ce­beu uma me­da­lha de pra­ta. 2012 é um vi­nho ba­se fei­to a par­tir de uvas da cas­ta Arin­to se­le­ci­o­na­das e co­lhi­das no es­ta­do de ma­tu­ra­ção ide­al pa­ra pro­du­ção de um vi­nho ba­se es­pu­man­te.

Fer­men­tou a tem­pe­ra­tu­ra con­tro­la­da efe­tu­a­da em bar­ri­cas de car­va­lho fran­cês. Com cor dou­ra­da/palha, apre­sen­ta bo­lha mui­to fi­na e per­sis­ten­te. É fres­co e per­sis­ten­te na bo­ca.

Des­de o iní­cio, a am­bi­ção do Ef­fer­ves­cents du Mon­de é a de pro­mo­ver e pre­mi­ar os vi­nhos es­pu­man­tes de to­do o Mun­do. Es­ta com­pe­ti­ção, que se re­a­li­za to­dos os anos em Fran­ça, de­di­ca-se em ex­clu­si­vo a ava­li­ar a qua­li­da­de do vi­nho es­pu­man­te a ní­vel mun­di­al.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.