Mon­ta­le­gre es­pe­ra 50 mil no fu­mei­ro

MAR­CA­DA EN­TRE OS DI­AS 23 A 26, A MAIS AN­TI­GA FEI­RA DO FU­MEI­RO DO PAÍS (FOI CRI­A­DA HÁ 29 ANOS) AGUAR­DA A VI­SI­TA DE MAIS DE 50 MIL PES­SO­AS E O MU­NI­CÍ­PIO DE MON­TA­LE­GRE PRE­VÊ UMA RE­CEI­TA DE 6 M €

Correio da Manha - Sexta - - Descobrir Portugal - POR SECUNDINO CU­NHA

Os qua­se no­ven­ta pro­du­to­res de fu­mei­ro de Mon­ta­le­gre já es­tão a mon­tar as ban­cas pa­ra a fei­ra que, ao lon­go de qua­se três dé­ca­das, se tor­nou vi­si­ta obri­ga­tó­ria pa­ra mi­lha­res de pes­so­as.

Quem su­bir à vi­la mais al­ta de Por­tu­gal, en­tre 23 e 26 des­te mês, vai en­con­trar, em 87 ban­cas, cer­ca de se­te mil pe­ças de por­co (chis­pes, ore­lhei­ras, per­nis e ou­tras), qua­se mil presuntos e mais de 35 mil qui­los de en­chi­dos (co­mo chou­ri­ças de san­gue e de car­ne, alhei­ras ou sal­pi­cões).

A ten­ta­ção é ir­re­sis­tí­vel. Os da­dos re­ve­la­dos pe­la au­tar­quia in­di­cam que ca­da vi­si­tan­te gas­ta - são es­pe­ra­dos 50 mil -, em mé­dia, 92,14 eu­ros em com­pras na fei­ra.

SAI UM CO­ZI­DO À POR­TU­GUE­SA

Mon­ta­le­gre não tem fama ape­nas pe­la ex­ce­lên­cia das su­as car­nes de por­co fu­ma­das. Tam­bém a ba­ta­ta e a hor­ta­li­ça são de gran­de qua­li­da­de, con­tri­buin­do pa­ra a singularid­ade do co­zi­do à por­tu­gue­sa, o pra­to que ali mais se ser­ve por es­tes di­as.

Os pro­du­to­res es­ti­mam fa­tu­rar 3,1 mi­lhões de eu­ros em ven­das e o mu­ni­cí­pio pre­vê uma re­cei­ta to­tal su­pe­ri­or a seis mi­lhões de eu­ros.

NAS 87 BAN­CAS DA FEI­RA HÁ CER­CA DE 7 MIL PE­ÇAS DE POR­CO, QUA­SE MIL PRESUNTOS E MAIS DE 35 MIL QUI­LOS DE EN­CHI­DOS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.