Wim Mer­tens 40 anos de cul­to

MÚ­SI­CO BEL­GA VEM CE­LE­BRAR A CAR­REI­RA, DIA 29 NO POR­TO E DIA 2 DE FE­VE­REI­RO EM LIS­BOA

Correio da Manha - Sexta - - Êxito Palcos -

Co­me­çou por se dis­tin­guir co­mo mu­si­có­lo­go e pro­du­tor de rá­dio, mas ra­pi­da­men­te per­ce­beu que o seu con­tri­bu­to pa­ra a mú­si­ca ti­nha de ser mais efe­ti­vo e em 1980 lan­çou o pri­mei­ro dis­co, ‘For Amu­se­ment Only’, um tra­ba­lho ele­tró­ni­co que usa­va ex­clu­si­va­men­te sons de má­qui­nas de flip­pers. De lá pa­ra cá, o mú­si­co bel­ga cons­truiu uma car­rei­ra de pres­tí­gio e um es­ta­tu­to de cul­to que ago­ra vem as­si­na­lar em Por­tu­gal. São qua­ren­ta anos de per­cur­so que se tra­du­zem em dois es­pe­tá­cu­los im­per­dí­veis, dia 29 na

Ca­sa da Mú­si­ca, no Por­to, e dia 2 de fe­ve­rei­ro no CCB, em Lis­boa.

As apre­sen­ta­ções, que es­tão in­cluí­das nu­ma di­gres­são mun­di­al, con­ta­rão com a apre­sen­ta­ção do CD quá­dru­plo ‘Ines­ca­pa­ble’, lan­ça­do em no­vem­bro do ano pas­sa­do, que reú­ne 61 com­po­si­ções, en­tre mar­cos do seu per­cur­so de 40 anos, gra­va­ções ao vi­vo de al­guns dos seus mais aplau­di­dos clás­si­cos e pe­ças iné­di­tas.

Can­tor, com­po­si­tor, pi­a­nis­ta e vi­o­lo­nis­ta, Wim Mer­tens nas­ceu em Ne­er­pelt, na Bél­gi­ca, a 14 de maio de 1953, ten­do lan­ça­do cer­ca de 60 ál­buns ao lon­go da car­rei­ra. Dis­tin­guiu-se por uma ver­sa­ti­li­da­de ím­par, do seu ma­te­ri­al mais aces­sí­vel e co­mer­ci­al pa­ra en­sem­ble aos so­los pa­ra pi­a­no e com­po­si­ções pa­ra can­to, pas­san­do pe­las com­po­si­ções ex­pe­ri­men­tais.

MÚ­SI­CO LAN­ÇOU 60 DIS­COS NA CAR­REI­RA

Wim Mer­tens co­me­çou co­mo pro­du­tor de rá­dio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.