Che­ga­ram os gran­des fil­mes dos Ós­ca­res às sa­las na­ci­o­nais

`MU­LHER­ZI­NHAS' TRAZ DE VOL­TA A OBRA LITERÁRIA DE LOUISA MAY ALCOTT, NU­MA OBRA DE ÉPO­CA QUE IN­CLUI UM ELEN­CO DE LU­XO E CON­COR­RE PA­RA SEIS ÓS­CA­RES

Correio da Manha - Sexta - - Primeira Página -

Vá­ri­as vo­zes crí­ti­cas le­van­ta­ram-se, nas úl­ti­mas se­ma­nas, con­tra o fac­to de não ha­ver mu­lhe­res a con­cor­rer ao Ós­car de Me­lhor Re­a­li­za­dor es­te ano. O no­me mais ób­vio se­ria o de Gre­ta Gerwig, exem­plar na for­ma co­mo di­ri­ge a mais re­cen­te adap­ta­ção do romance es­cri­to por Louisa May Alcott.

‘Mu­lher­zi­nhas’, já em exi­bi­ção, res­pei­ta a ba­se literária e ti­ra par­ti­do do me­lhor que a obra tem pa­ra ofe­re­cer, nu­ma pro­du­ção de épo­ca exu­be­ran­te e com um elen­co de fa­zer in­ve­ja.

No­me­a­da pa­ra o Ós­car de Me­lhor Atriz, Sa­oir­se Ro­nan é a pro­ta­go­nis­ta Jo, que so­nha ser es­cri­to­ra de re­no­me, en­quan­to con­vi­ve de for­ma in­ten­sa com as três jo­vens ir­mãs, Meg (Em­ma Wat­son), Amy (Flo­ren­ce Pugh, no­me­a­da pa­ra o Ós­car de Atriz Secundária) e a frá­gil Beth (Eli­za Scan­len).

As qua­tro ir­mãs vi­vem va­ri­a­das peripécias por al­tu­ras da Guer­ra Ci­vil Ame­ri­ca­na. O pai (Bob Oden­kirk) es­tá, em gran­de par­te da ação, au­sen­te por se en­con­trar no cam­po mi­li­tar, pa­ra pre­o­cu­pa­ção da mãe (Lau­ra Dern, de no­vo em gran­de for­ma). O elen­co in­clui ain­da Ti­mothée Cha­la­met, na pe­le do jo­vem The­o­do­re, que quer con­quis­tar o co­ra­ção de Jo, Ch­ris Co­o­per, o fran­cês Louis Gar­rel e a ve­te­ra­na Meryl Stre­ep, mais uma vez per­fec­ci­o­nis­ta co­mo a tia aus­te­ra que des­de­nha a so­li­dão.

De­pois de vá­ri­as ver­sões já le­va­das ao gran­de ecrã, ‘Mu­lher­zi­nhas’ res­sur­ge com a sub­ti­le­za de um ar­gu­men­to que dá es­pa­ço aos diá­lo­gos e se en­tre­tém a cru­zar as vá­ri­as per­so­na­gens, en­tre du­as re­a­li­da­des tem­po­rais dis­tin­tas. O es­pec­ta­dor nun­ca se perde nes­te ‘vai­vém’ sen­ti­men­tal e vul­ne­rá­vel, ca­paz de fa­zer es­bo­çar um sor­ri­so ou sol­tar uma lá­gri­ma fur­ti­va.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.