As­té­rix e Obé­lix es­tão de volta

PEQUENO HE­RÓI GAU­LÊS TEM À SUA GUAR­DA ADRE­NA­LI­NA, UMA RA­PA­RI­GA COM ENOR­ME DE­SE­JO DE MU­DAR O MUNDO DO­MI­NA­DO PE­LOS ADUL­TOS

Correio da Manha - Sexta - - Primeira Página - POR PEDRO RO­DRI­GUES SAN­TOS

Fai-se nui­te na al­dé quan­do três mis­te­ri­o­sos ca­va­lhei­ros s’aper­sén­tan na ca­ba­nha de l mai­o­ral…”. As­sim co­me­ça ‘La Filha de Ber­cin­ge­to­rix’, a no­va abin­tu­ra de As­té­rix… num texto cheio de gra­lhas!?

Não se con­fun­da o nos­so leitor porque tra­ta-se da tra­du­ção em mi­ran­dês da aven­tu­ra que ce­le­bra os 60 anos do pequeno he­rói gau­lês. É já o quinto li­vro na segunda lín­gua do nos­so país, ofi­ci­a­li­za­da em 1999, de­pois dos bem-su­ce­di­dos ‘As­te­rix l Gou­lés’, ‘As­te­rix l Ga­la­ton’, ‘L Pa­pi­ro de Cé­sar’ e ‘As­te­rix na Ei­tá­lia’.

A no­va aven­tu­ra de As­té­rix tem co­mo per­so­na­gem cen­tral Adre­na­li­na, a im­pro­vá­vel filha de Ver­cin­gé­to­rix, o che­fe gau­lês que fez fren­te a Jú­lio Cé­sar. “É uma história de re­sis­tên­cia ju­ve­nil ao uni­ver­so dos adul­tos", ex­pli­cou ao ‘Cor­reio da Ma­nhã’ o ilus­tra­dor Di­di­er Con­rad, na apre­sen­ta­ção do li­vro em Lisboa em ou­tu­bro.

Com semelhança­s com a ativista

Greta Thunberg, o ar­gu­men­tis­ta Je­an-Yves Fer­ri afir­mou que a cri­a­ção de

Adre­na­li­na foi apenas uma fe­liz coincidênc­ia. “Quan­do ela dis­cur­sou em No­va

Ior­que já o li­vro es­ta­va im­pres­so”, jus­ti­fi­cou na oca­sião.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.