Já co­me­çou a dan­ça das con­tra­ta­ções dos ato­res da SIC e da TVI

CA­NAIS PRI­VA­DOS ES­TÃO EM GU­ER­RA POR ATO­RES PA­RA AS SU­AS PRO­DU­ÇÕES. A LU­TA POR AU­DI­ÊN­CI­AS NÃO DÁ TRÉGUAS. HÁ AR­TIS­TAS A TRO­CAR DE CA­SA MAS HÁ TAM­BÉM AQUE­LES QUE SE MAN­TÊM FIÉIS. O MER­CA­DO TE­LE­VI­SI­VO ES­TÁ AO RU­BRO!

Correio da Manha - Sexta - - Primeira Página -

Ofim de de­ze­nas de con­tra­tos de ex­clu­si­vi­da­de de ato­res da SIC e da TVI con­ti­nua a pro­vo­car uma ver­da­dei­ra dan­ça de ca­dei­ras te­le­vi­si­va. No úl­ti­mo ano fo­ram vá­ri­os os ar­tis­tas que de­ci­di­ram mu­dar de ca­sa.

O pri­mei­ro round foi ga­nho pe­lo ca­nal de Qu­e­luz de Bai­xo: pri­mei­ro rou­bou Mar­ga­ri­da Vi­la-No­va; se­guiu-se Ana Gui­o­mar, Inês He­ré­dia e, mais re­cen­te­men­te, Pe­dro Sou­sa - tu­do es­tre­las que ago­ra in­te­gram os elen­cos de ‘Na Cor­da Bam­ba’ e das fu­tu­ras pro­du­ções ‘Qu­er o Des­ti­no’ e ‘Amar De­mais’. Fi­gu­ras sem­pre pre­sen­tes na SIC es­tão a ago­ra a in­te­grar elen­cos de no­ve­las da TVI. A ne­nhum de­les, con­tu­do, foi da­do um con­tra­to de ex­clu­si­vi­da­de.

Mas a SIC não se dei­xou fi­car. Co­me­çou de­va­ga­ri­nho: pri­mei­ro ‘rap­tou’ Isa­be­la Va­la­dei­ro pa­ra ‘Gol­pe de Sor­te’. Se­guiu-se João Ca­tar­ré, pa­ra ser a es­tre­la de ‘Ter­ra Bra­va’. Con­tu­do, fo­ram as mais re­cen­tes aqui­si­ções que de­ram que fa­lar. Pri­mei­ro Pe­dro Barroso, que com ex­ce­ção de um sal­ti­nho à RTP, em ‘Água de Mar’, se ti­nha tor­na­do na co­que­lu­che da TVI... até ao de­sai­re de ‘Va­lor da Vi­da’, do qual saiu pa­ra fa­zer re­a­bi­li­ta­ção con­tra as dro­gas. Re­gres­sou a Lis­boa há cer­ca de 2 me­ses e foi de ime­di­a­to agar­ra­do por Da­ni­el Oli­vei­ra, pa­ra bri­lhar na quar­ta tem­po­ra­da de ‘Gol­pe de Sor­te’. Mas a mais po­lé­mi­ca (e re­cen­te) mu­dan­ça é a de Ale­xan­dra Len­cas­tre. A di­va, há mais de 15 anos na TVI, ale­gan­do es­tar de­si­lu­di­da com a for­ma co­mo es­ta­va a ser tra­ta­da no úl­ti­mo

ALE­XAN­DRA LEN­CAS­TRE DEI­XA A TVI DE­POIS DE MAIS DE 15 ANOS DE LI­GA­ÇÃO E VAI APRE­SEN­TAR FOR­MA­TO NA SIC

ano, man­te­ve ne­go­ci­a­ções com um e ou­tro ca­nal... e aca­ba­ria por cair nas ‘gar­ras’ de Da­ni­el Oli­vei­ra, di­re­tor de pro­gra­mas da SIC. Dei­xa­rá de ser ex­clu­si­va e ga­nha­rá me­nos 6 mil eu­ros (pas­san­do a au­fe­rir 10 mil) mas po­de­rá es­co­lher pro­je­tos de fic­ção e vol­ta à apre­sen­ta­ção, o que acon­te­ce já em mar­ço na SIC Mu­lher.

SE­GU­RAR ES­TRE­LAS

Se há es­tre­las que mu­dam de ca­nal, há tam­bém as que se man­têm fiéis ao ca­nal. Re­cen­te­men­te, a TVI qua­se per­deu Lou­ren­ço Or­ti­gão. O ator foi as­se­di­a­do pe­la SIC e es­ta­va pres­tes a de­sis­tir de Qu­e­luz de Bai­xo mas um or­de­na­do cho­ru­do e a pro­mes­sa fei­ta por Nu­no Santos, di­re­tor de pro­gra­mas da TVI, de lhe dar uma opor­tu­ni­da­de na apre­sen­ta­ção se­gu­ra­ram-no. O mes­mo acon­te­ceu com Ri­ta Pereira, que re­no­vou con­tra­to no úl­ti­mo ano, e até po­de es­co­lher pro­je­tos.

Mas há ain­da ou­tra for­ma de se­gu­rar es­tre­las. A SIC fá-lo com Inês Cas­tel-Bran­co ou Ân­ge­lo Ro­dri­gues, a quem dei­xa fa­zer pro­je­tos ex­tra, no ci­ne­ma e te­a­tro, mas vol­tar sem­pre à ca­sa. O ator, que es­te­ve in­ter­na­do no ano pas­sa­do, tem mes­mo um es­ta­tu­to es­pe­ci­al na SIC e pre­pa­ra um documentár­io so­bre a sua re­cu­pe­ra­ção, que se­rá emi­ti­do em três ca­pí­tu­los.

LOU­REN­ÇO OR­TI­GÃO AS­SI­NOU NO­VO CON­TRA­TO COM A TVI. EM TRO­CA, VAI TER OPOR­TU­NI­DA­DE NA APRE­SEN­TA­ÇÃO

1. João Ca­tar­ré nun­ca foi ex­clu­si­vo da TVI e a SIC apa­nhou-o 2. Ale­xan­dra Len­cas­tre sal­ta pa­ra Pa­ço de Ar­cos. Vai ga­nhar 10 mil eu­ros 3. Pe­dro Barroso vai ser uma das es­tre­las de ‘Gol­pe de Sor­te’ 4. Isa­be­la Va­la­dei­ro nas­ceu na TVI e cres­ce ago­ra na SIC 5. Ana Gui­o­mar dei­xou a SIC após 10 anos 6. Inês He­ré­dia in­te­gra ‘Qu­er o Des­ti­no’ (TVI) 7. Pe­dro Sou­sa mu­dou-se re­cen­te­men­te pa­ra a TVI

3 Cas­tel-Bran­co 3. Inês per­deu com con­tra­to a SIC mas man­tém ex­ce­len­te re­la­ção com a es­ta­ção, dan­do-lhe pre­fe­rên­cia

4. Ân­ge­lo Ro­dri­gues vol­ta a fa­zer ‘Gol­pe de Sor­te’ e tem um documentár­io pa­ra a SIC so­bre o pro­ces­so de re­cu­pe­ra­ção após in­ter­na­men­to 4

2. Ri­ta Pereira re­no­vou con­tra­to no fi­nal de 2019 por 12 mil eu­ros. Po­de es­co­lher pro­je­tos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.