Hon­rar a len­da

FA­MÍ­LIA E EDI­TO­RAS CE­LE­BRAM 75 ANOS DE BOB MAR­LEY

Correio da Manha - Sexta - - Contents -

Mi­li­tan­te da fi­lo­so­fia ras­ta­fá­ri, de­fen­sor da li­ber­da­de, paz, igual­da­de so­ci­al e dos di­rei­tos, pre­ga­dor do amor uni­ver­sal e da ir­man­da­de pa­ra to­da a hu­ma­ni­da­de, apo­lo­gis­ta do uso e le­ga­li­za­ção da can­na­bis, Ro­bert Nes­ta Mar­ley, co­nhe­ci­do por to­dos co­mo Bob Mar­ley, com­ple­ta­ria es­te ano 75 anos. O mú­si­co, que nas­ceu dia 6 fe­ve­rei­ro de 1945 na vi­la Ni­ne Mil­le, no in­te­ri­or da Ja­mai­ca, mor­reu a 11 de maio de 1981, ví­ti­ma de can­cro, co­mo um dos mai­o­res mú­si­cos de sem­pre. Pa­ra as­si­na­lar a da­ta, a fa­mí­lia Mar­ley, a Uni­ver­sal Mu­sic e a Is­land Re­cords pro­je­ta­ram um ano em cheio pa­ra a ce­le­bra­ção do ‘MARLEY75’.

Pa­ra co­me­çar, e por­que o 75.º ani­ver­sá­rio do mú­si­co coin­ci­de com o 40.º ani­ver­sá­rio de ‘Re­demp­ti­on Song’, uma das su­as can­ções mais sim­bó­li­cas, aca­ba de es­tre­ar o ví­deo ofi­ci­al de ‘Re­demp­ti­on Song’ no ca­nal de Bob Mar­ley no YouTu­be. Cri­a­do pe­los fran­ce­ses Oc­ta­ve Mar­sal e Theo De Gu­eltz, é uma ani­ma­ção com 2747 de­se­nhos que usa sím­bo­los po­de­ro­sos pa­ra am­pli­ar a mag­ni­tu­de das le­tras in­tem­po­rais. Des­ta­ca-se co­mo uma ma­ni­fes­ta­ção de es­pe­ran­ça pa­ra to­da a hu­ma­ni­da­de.

Ao lon­go do ano, as ce­le­bra­ções vão abran­ger a mú­si­ca, mo­da, ar­te, fo­to­gra­fia, tec­no­lo­gia, des­por­to e ci­ne­ma, dan­do aos fãs um aces­so sem pre­ce­den­tes ao arquivo do ar­tis­ta.

O ví­deo de ‘Re­demp­ti­on Song’ mar­ca o iní­cio das ce­le­bra­ções de ‘MARLEY75’, que de­vem le­var à pla­ta­for­ma YouTu­be con­teú­dos iné­di­tos até ao fi­nal des­te ano. En­tre os di­as 1 e 3 de mar­ço, dois dos fi­lhos do mú­si­co e can­tor, Ziggy e Stephen, ce­le­bram a me­mó­ria do pai no fes­ti­val Be­a­chLi­fe, que de­cor­re em Re­don­do Be­a­ch, na Ca­li­fór­nia, nos Es­ta­dos Uni­dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.