Bu­ba Quan­do o Alen­te­jo en­con­tra Lis­boa

BU­BA ESPINHO É UM JO­VEM ALENTEJANO QUE FAZ DO CAN­TE E DO FADO A SUA ESTRANHA FOR­MA DE VI­DA. O DIS­CO DE ES­TREIA CHE­GA AGO­RA AOS ESCAPARATE­S

Correio da Manha - Sexta - - Êxito Música -

Ocan­te alentejano ru­mou uma noi­te a Lis­boa, en­con­trou o fado, e da pai­xão en­tre os dois nas­ceu um fi­lho que abra­ça o que de mais tra­di­ci­o­nal há dos dois mun­dos. Es­ta po­dia ser a his­tó­ria de Bu­ba Espinho, um jo­vem de Be­ja que há cin­co anos ru­mou à ca­pi­tal, en­trou no cir­cui­to da can­ção de Lis­boa e que ago­ra lan­ça o seu dis­co de es­treia. Nas vei­as cor­ria-lhe já san­gue ar­tís­ti­co, ou não fos­se ele fi­lho de Luís Espinho, mú­si­co dos Adi­a­fa, de qu­em Ber­nar­do Espinho re­ce­beu o di­mi­nu­ti­vo de Bu­ba. Aos 15 anos fez par­te do gru­po Bu­be­da­nas, em Be­ja, sem­pre de bra­ço da­do com o fado, e aos 17 te­ve de es­co­lher en­tre a mú­si­ca e os es­tu­dos. “Já can­ta­va to­dos os fins de se­ma­na e a de­ter­mi­na­da al­tu­ra ti­ve de de­ci­dir. Vi­da de noi­te e vi­da de dia não da­va”. Ago­ra che­gou a ho­ra de se mos­trar ao gran­de pu­bli­co, com um dis­co ho­mó­ni­mo, do qual An­tó­nio Zambujo foi im­pul­si­o­na­dor. “O An­tó­nio tem qua­se um pa­pel paternal nes­te dis­co e foi uma ins­pi­ra­ção pa­ra mim. Ele é da mes­ma ci­da­de que eu e às tan­tas acre­di­ta­mos que é pos­sí­vel. É co­mo o Cris­ti­a­no Ro­nal­do, se ele con­se­gue, se ca­lhar eu tam­bém con­si­go”.

MO­MEN­TOS DE VI­DA

‘Bu­ba Espinho’, o dis­co, é um álbum que con­ta uma his­tó­ria e re­tra­ta mo­men­tos de vi­da de qu­em se­guiu a mú­si­ca qua­se co­mo uma ine­vi­ta­bi­li­da­de, que já tem no cur­rí­cu­lo es­pe­tá­cu­los com Rui Ve­lo­so, con­cer­tos no es­tran­gei­ro e até uma vi­tó­ria nu­ma Gran­de Noi­te do Fado (2016). “Le­vei três anos a fa­zer es­te dis­co e não po­dia es­tar mais or­gu­lho­so. Es­te três anos fo­ram o tem­po cer­to. Foi o tem­po de ga­nhar ma­tu­ri­da­de. Um pas­so em fal­so po­dia ter dei­ta­do tu­do por água abai­xo”.

“O AN­TÓ­NIO ZAMBUJO TEM QUA­SE UM PA­PEL PATERNAL NES­TE DIS­CO E FOI UMA INS­PI­RA­ÇÃO PA­RA MIM”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.