Pas­sar o tem­po com a Ci­ên­cia

APREN­DER COM DI­VER­SÃO É A PRO­POS­TA PA­RA ES­TES DI­AS VIVIDOS EM CA­SA. SEM­PRE COM A AJU­DA DE UM ADULTO

Correio da Manha - Sexta - - Lazer Crianças -

Pa­ra es­tes di­as em que as cri­an­ças es­tão em ca­sa e os pais são obri­ga­dos a des­mul­ti­pli­car-se em aten­ção pa­ra que os di­as não se tor­nem en­fa­do­nhos pa­ra os mais pe­que­nos, su­ge­ri­mos brin­ca­dei­ras, que tam­bém en­si­nam, com ba­se na Ci­ên­cia. Bas­ta pro­cu­rar na in­ter­net pa­ra se en­con­tra­rem um con­jun­to de ex­pe­ri­ên­ci­as - que de­vem ser sem­pre exe­cu­ta­das com a su­per­vi­são de um adulto - que di­ver­tem e acres­cen­tam co­nhe­ci­men­to. Apre­sen­te­mos uma de­las, bem sim­ples e in­te­res­san­te, que, com to­da a cer­te­za, vai es­pan­tar.

OVO NA GAR­RA­FA

Cha­ma-se ovo na gar­ra­fa e pa­ra a exe­cu­tar é ne­ces­sá­rio uma gar­ra­fa de vi­dro com o gar­ga­lo gran­de, um ovo co­zi­do des­cas­ca­do, uma ti­ra de pa­pel - 20 a 30 cm - e um is­quei­ro.

Pe­gue a gar­ra­fa e co­lo­que-a nu­ma su­per­fí­cie pla­na e se­gu­ra. In­tro­du­za o pe­da­ço de pa­pel, ao qual já se pe­gou fo­go, na gar­ra­fa. Ime­di­a­ta­men­te, co­lo­que o ovo na bo­ca do re­ci­pi­en­te.

O que acon­te­ce? O ovo en­tra na gar­ra­fa, por­que o pa­pel ao ser quei­ma­do aque­ce o ar e as mo­lé­cu­las ex­pan­dem-se, for­man­do um vá­cuo par­ci­al. Fil­me a sequên­cia e par­ti­lhe com os ami­gos.

UMA GAR­RA­FA E UM OVO FA­ZEM UM `MI­LA­GRE'

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.