To­dos pa­ra­dos

PRO­GRA­MAS E ESTÚDIOS DE GRA­VA­ÇÕES MANDAM PRO­FIS­SI­O­NAIS DE QUA­REN­TE­NA. ATÉ QUAN­DO PO­DEM DU­RAR ES­TES `NO­VOS TEM­POS' E QUE CON­SEQUÊN­CI­AS PO­DEM TRA­ZER

Correio da Manha - Sexta - - Primeira Página -

Osur­to de Co­vid-19 le­vou a que os canais ti­ves­sem de al­te­rar to­das as su­as gre­lhas. A in­for­ma­ção pas­sou a ser pri­mor­di­al e os pro­gra­mas de en­tre­te­ni­men­to, talkshows e no­ve­las vi­ram as su­as emis­sões se­rem adap­ta­das e, na mai­o­ria dos ca­sos, até can­ce­la­das.

Na RTP1, por exem­plo, no âm­bi­to das me­di­das de con­ten­ção, fo­ram sus­pen­sas as gra­va­ções de to­dos os pro­gra­mas com pú­bli­co, co­mo ‘Jo­ker’, de Vas­co Pal­mei­rim, ou o mí­ti­co pro­gra­ma de Fer­nan­do Men­des, ‘O Pre­ço Cer­to’. Mas as al­te­ra­ções che­ga­ram, ine­vi­ta­vel­men­te, aos pro­gra­mas em di­re­to, co­mo o ‘Got Ta­lent’, até por­que du­as das ju­ra­das, Cu­ca Ro­se­ta e Sofia Es­co­bar, se en­con­tram de qua­ren­te­na. Fo­ram ain­da adi­a­das as gra­va­ções pre­vis­tas pa­ra pro­gra­mas co­mo ‘The Voi­ce Kids’ e ou­tros pro­je­tos de fic­ção em cur­so. Di­as de­pois, a es­ta­ção pú­bli­ca anun­ci­ou no­vas me­di­das: sus­pen­deu as emis­sões de ‘Cá Por Ca­sa’, ‘5 Pa­ra a Meia-Noi­te’, ‘De­pois, Vai-se a Ver e Na­da’ e ‘Pro­va Oral’.

Na SIC tam­bém se deu uma ver­da­dei­ra re­vo­lu­ção na pro­gra­ma­ção, com a evo­lu­ção do nú­me­ro de in­fe­ta­dos com o no­vo co­ro­na­ví­rus e a ne­ces­si­da­de ur­gen­te de se con­tro­lar a pro­pa­ga­ção da do­en­ça. Na se­ma­na pas­sa­da, Cris­ti­na Fer­rei­ra já se ti­nha mos­tra­do “com me­do” de ter de ir tra­ba­lhar. Em di­re­to, che­gou a pe­dir des­cul­pa por ser “mais agres­si­va” do que o ha­bi­tu­al a con­du­zir a emis­são e aca­bou a se­ma­na a anun­ci­ar que ‘O Pro­gra­ma da Cris­ti­na’ ia dei­xar de ter trans­mis­são em di­re­to.“Ge­rir uma es­ta­ção de te­le­vi­são nes­te pe­río­do é ta­re­fa du­ra mas, quan­do se con­se­gue fa­zê-lo com o co­ra­ção, o re­sul­ta­do só po­de ser o me­lhor. As pes­so­as são o mais im­por­tan­te”, dis­se, nas re­des so­ci­ais, elo­gi­an­do os res­pon­sá­veis da SIC pe­la de­ci­são to­ma­da de pro­te­ger a vas­ta equi­pa. Mas o prin­ci­pal ros­to do ca­nal con­ti­nua a es

tar em an­te­na com pro­gra­mas que re­cu­pe­ram os me­lho­res mo­men­tos do úl­ti­mo ano.

Tam­bém ‘Jú­lia’ e ‘Olhó Baião’ sus­pen­de­ram as su­as trans­mis­sões em di­re­to “du­ran­te o pe­río­do mí­ni­mo de uma se­ma­na”, sen­do que a es­ta­ção tem es­ta­do a pon­de­rar al­ter­na­ti­vas aos for­ma­tos pa­ra con­ti­nu­ar a ser­vir os te­les­pec­ta­do­res. A no­va tem­po­ra­da do pro­gra­ma de su­ces­so de João Man­zar­ra ‘A Ár­vo­re dos De­se­jos’ tam­bém es­tá com­pro­me­ti­da, uma vez que as gra­va­ções fo­ram sus­pen­sas “por tem­po in­de­ter­mi­na­do”. No que to­ca à fic­ção, fo­ram igual­men­te sus­pen­sas to­das as no­vas pro­du­ções que es­ta­vam pre­vis­tas e em cur­so. É o ca­so de ‘Ter­ra Bra­va’, com Ma­ri­a­na Mon­tei­ro e João Ca­tar­ré, ou ‘Gol­pe de Sor­te’, com Ma­ria João Abreu. A es­ta­ção pre­via tam­bém ini­ci­ar em bre­ve as gra­va­ções da pró­xi­ma tem­po­ra­da de ‘Na­za­ré’.

À se­me­lhan­ça das ou­tras es­ta­ções, a TVI tam­bém foi drás­ti­ca e can­ce­lou os pro­gra­mas diá­ri­os com pú­bli­co. Nas ma­nhãs, Ma­nu­el Luís Goucha e Ma­ria Cer­quei­ra Go­mes não con­du­zi­ram o ‘Vo­cê na TV’. De­pois do al­mo­ço, Fá­ti­ma Lo­pes tam­bém não en­trou no ar com ‘A Tar­de é Sua’. O ca­nal deu des­ta­que à in­for­ma­ção so­bre a Co­vid-19 e, com equi­pas re­du­zi­das, cha­mou al­guns ros­tos pa­ra pas­sar al­gu­mas men­sa­gens. Um de­les foi Goucha. “Cla­ro que te­nho os meus re­cei­os, mas es­tou cons­ci­en­te da im­por­tân­cia que a te­le­vi­são tem na fa­se que es­ta­mos to­dos a vi­ver, no seu pa­pel de in­for­mar com ver­da­de e cla­re­za e de en­tre­ter, na ten­ta­ti­va de ama­ci­ar a an­gús­tia, por is­so lá es­ta­rei cum­prin­do as re­gras acon­se­lha­das pe­la DGS”, ex­pli­cou. As pro­du­ções de fic­ção e en­tre­te­ni­men­to da Plu­ral, ‘Quer o Des­ti­no’, com Sa­ra Bar­ra­das e Pe­dro Tei­xei­ra, e ‘Amar De­mais’, com Fer­nan­da Ser­ra­no, tam­bém fo­ram pa­ra­das. Pe­dro Tei­xei­ra tam­bém viu as gra­va­ções de ‘Men­tal Sa­mu­rai’ can­ce­la­das, uma vez que teria de se des­lo­car aos estúdios em Es­pa­nha. E o pro­gra­ma de do­min­go ‘Dan­ça com as Es­tre­las’ tam­bém não foi emi­ti­do.

Mas a gran­de de­ci­são que a TVI te­ve de to­mar foi a ma­nu­ten­ção, ou não, da es­treia do ‘Big Brother’ pa­ra dia 22, uma vez que es­tão en­vol­vi­dos “150 pro­fis­si­o­nais” na pro­du­ção do pro­je­to. De­pois de mui­to pon­de­rar, o ca­nal de­ci­diu adi­ar o re­gres­so da­que­le que con­si­de­ra ser o con­teú­do que po­de­rá re­pre­sen­tar uma mu­dan­ça nas au­di­ên­ci­as. Cláu­dio Ra­mos vê as­sim adi­a­do o seu re­gres­so à TV, mas man­tém o tra­ba­lho “a par­tir de ca­sa”.

CRIS­TI­NA FER­REI­RA E MA­NU­EL LUÍS GOUCHA RE­VE­LA­RAM SEN­TIR ME­DO DO MO­MEN­TO QUE SE ES­TÁ A VI­VER NO MUN­DO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.