Correio da Manha - Boa Onda

Os apresentad­ores que perderam lugar no pequeno ecrã

-

A COMPETITIV­IDADE DO MEIO, A FALTA DE OPORTUNIDA­DES E EXIGÊNCIAS ACRESCIDAS DOS CANAIS LEVARAM MUITOS COMUNICADO­RES A CAIR NO ESQUECIMEN­TO. APESAR DA VONTADE DE TRABALHAR, SÃO AFASTADOS DO PEQUENO ECRÃ E OBRIGADOS A APOSTAR EM NOVAS FORMAS DE MANTER A SUBSISTÊNC­IA FINANCEIRA. ESTES SÃO ALGUNS EXEMPLOS

Durante anos brilharam sob os holofotes da televisão e foram considerad­as estrelas nacionais, mas acabaram por cair no esquecimen­to. O elevado nível de competitiv­idade do meio, a falta de oportunida­des e as exigências dos canais ditaram o seu afastament­o dos ecrãs. E nem mesmo a formação e o carinho dos telespetad­ores foram suficiente­s para manter o estatuto. Exemplo disso é a apresentad­ora Cristina Caras Lindas, considerad­a uma das grandes apresentad­oras dos anos de 1990. Aos 61 anos, a veterana lamenta a falta de oportunida­des na televisão e o facto de ter sido excluída da profissão que abraçou durante décadas, tendo sido um dos rostos da TVI e RTP. Sem oportunida­des de trabalho, foi obrigada a dedicar-se ao ramo imobiliári­o.Após uma entrevista a Daniel Oliveira, no programa‘Alta Definição’ (SIC), Caras Lindas recorreu às redes sociais para mostrar o seu desagrado.“Grata por esta entrevista. Triste por não teres tido tempo para uma reunião e, quem sabe, fazer ainda um grande programa na tua SIC”.

Leonor Poeiras e Olívia Ortiz são casos recentes de afastament­o da televisão.ATVI, canal que representa­ram durante largos anos, não renovou o vínculo com as comunicado­ras e estas estão agora sem oportunida­des profission­ais (tal como Fátima Lopes e Isabel Silva). Por isso, foram obrigadas a reinventar-se e o digital tem sido o principal escape para manter a subsistênc­ia.Também Gustavo Santos e Carlos Ribeiro foram vítimas da reestrutur­ação da grelha do canal de Queluz, que decidiu afastar estes apresentad­ores. Rita Ferro Rodrigues, rosto da SIC durante 17 anos, está afastada dos ecrãs desde 2018. O fim da relação contratual foi decidido em mútuo acordo e a apresentad­ora, depois de durante um tempo se ter dedicado a projetos pessoais, trabalha agora atrás das câmaras. Mas o leque de profission­ais afastados é muito mais vasto. Merche Romero está há seis anos longe do mundo televisivo e a falta de trabalho levou a espanhola a dedicar-se à música enquanto DJ. Recentemen­te anunciou que irá estrear um programa online. Também Elsa Raposo e Rute Marques estão sem trabalho no meio há cerca de uma década. “Decidi afastar-me para me conhecer melhor”, confessou a segunda no ‘Júlia’ (SIC). Helena Coelho também deixou de ser chamada pela RTP.

COMUNICADO­RES LAMENTAM FALTA DE OPORTUNIDA­DES NOS CANAIS GENERALIST­AS APÓS ANOS DE DEDICAÇÃO

 ??  ?? Leonor Poeiras está dedicada a projetos no digital
Leonor Poeiras está dedicada a projetos no digital
 ??  ?? Merche Romero está longe da TV há seis anos
Merche Romero está longe da TV há seis anos
 ??  ?? Carlos Ribeiro foi excluído da TVI
Carlos Ribeiro foi excluído da TVI
 ??  ?? Cristina Caras Lindas, de 61 anos, lamenta afastament­o
Cristina Caras Lindas, de 61 anos, lamenta afastament­o
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Helena Coelho está afastada dos ecrãs
Helena Coelho está afastada dos ecrãs
 ??  ?? Gustavo Santos ficou sem trabalho na TV
Gustavo Santos ficou sem trabalho na TV
 ??  ?? Rute Marques foi modelo e apresentad­ora
Rute Marques foi modelo e apresentad­ora
 ??  ?? Rita Ferro Rodrigues deixou a SIC em 2018
Rita Ferro Rodrigues deixou a SIC em 2018
 ??  ?? Elsa Raposo deixou a TV em 2010
Elsa Raposo deixou a TV em 2010
 ??  ?? Olívia Ortiz aposta na carreira de influencer digital
Olívia Ortiz aposta na carreira de influencer digital

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal