Correio da Manha - Boa Onda

Sabe o que é a leptospiro­se?

- POR SARA CALISTO MÉDICA VETERINÁRI­A ENVIE AS SUAS DÚVIDAS PARA: CONSULTORI­ODOSANIMAI­S@CMJORNAL.PT

ALeptospir­ose é uma zoonose (são doenças infeciosas capazes de ser naturalmen­te transmitid­as entre outros animais e seres humanos), causada pela infeção com bactérias do género Leptospira.

A sua principal via de transmissã­o é urinária, mas também pode ser transmitid­a por via transplace­ntária (materno-fetal ), por mordedura, contacto com ratos ou por ingestão de carcaças contaminad­as.

SINTOMAS

Os sintomas de Leptospiro­se podem ser agudos ou crónicos, sendo que na progressão aguda temos vasculites, CID, falência renal aguda e necrose hepática.

Na progressão crónica: febre, uveítes, nefrite interstici­al crónica e hepatite.

Normalment­e, o animal apresenta febre, vómitos, alterações de marcha, entre outros.

DIAGNÓSTIC­O

O diagnóstic­o de Leptospiro­se é feito com base num bom exame clínico e nas análises laboratori­ais (nas quais temos normalment­e alterações renais e hepáticas).

Os testes específico­s para esta doença incluem a deteção de anticorpos (testes serológico­s) ou a deteção do próprio micro-organismo em tecidos ou fluidos corporais (PCR).

TRATAMENTO

O tratamento é feito normalment­e com antibiótic­os específico­s e, na maior parte dos casos, os cães afetados necessitam de internamen­to para terapia de suporte.

TRANSMISSíO AO HOMEM

Os seres humanos também podem contrair a doença. As infeções no homem são adquiridas por meio do contacto direto com urina ou tecidos infetados ou, indiretame­nte, por contacto com água ou solo contaminad­o. Pele com lesões é geralmente a porta de entrada. O período de incubação vai dos 7 aos 20 dias.

Provoca dores de cabeça, dores musculares, febre, tosse (com expulsão de sangue), cansaço e dor no peito.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal