Correio da Manha - Sexta

Propostas de fugas à rotina em locais insólitos

PASSAR A NOITE NUM FLUTUANTE, QUARTO DORMIR DENTRODE UMA ANTIGA CUBA DE VINHO, PERNOITAR NUM HOTEL ROTATIVO OU NUMA `ECO HOUSE' NO MEIO DA SÃO NATUREZA ALGUMAS DAS PROPOSTAS

-

Quando chega a hora de programar uma saída de fim de semana, uma escapadela ao quotidiano ou uma fuga à rotina, a pergunta é quase sempre a mesma: e agora para onde vou? Pois fique sabendo que locais insólitos, inusitados e, por ventura, impensávei­s para pernoitar são coisas que não faltam no nosso país.

Para começar pode espreitar, bem a norte, perto de Caminha, o Design & Wine Hotel, com um edifício ‘high tech’ que gira duas vezes por dia proporcion­ando diferentes paisagens aos seus hóspedes. Ali perto, na serra da Cabreira, em Cabeceiras de Basto, o Eco Lodge Cabreira propõe um regresso às origens e ao campo, por exemplo, em bungalows rústicos de madeira onde não há televisão ou wi-fi (internet) e a própria piscina é um tanque de água fresca que cai da nascente. A paisagem a desfrutar de varandas meticulosa­mente projetadas é, no entanto, única.

Ainda a norte, mas mais para o Interior, em Vila Real, situa-se o Pedras Salgadas Spa & Nature Park, situado a 580 metros de altitude, em pleno Parque de Pedras Salgadas, onde se pode escolher entre as ‘eco houses’, que se fundem com a natureza, e as ‘tree houses’, habitações edificadas nas árvores.

Mais para baixo, no Centro do País, está o Luz Charming House, um verdadeiro ‘boutique hotel’ montado numa pequena aldeia escondida num bosque perto de Fátima. Ali é obrigatóri­o visitar a gruta natural onde se pratica aromaterap­ia e fitoterapi­a, recorrendo à flora local e às tradiciona­is mezinhas.

Um pouco mais a sul, na zona do Cadaval, o turismo em espaço rural Bagos do

Vilar tem para oferecer a experiênci­a única de pernoitar em antigas cubas de vinho (os quartos só podiam, claro, ter nomes de castas: touriga, alicante, castelão ou moscatel).

No Alentejo, o Paraíso Escondido, em São Teotónio, não tem esse nome por acaso, oferecendo quartos duplos, suítes e bungalows sobre estacas de madeira no meio da natureza. Finalmente, bem a sul, o Barco Casa propõe escapadinh­as em cima da água no meio do Parque Natural da Ria Formosa através de embarcaçõe­s autossufic­ientes.

 ??  ??
 ??  ?? 1
1. O Luz Charming House, em Fátima, está montado numa pequena aldeia escondida num bosque
2. Bungalow no Pedras Salgadas Spa & Nature 3. O Eco Lodge Cabreira propõe um regresso às origens e ao campo 4. Dormir em antigas cubas de vinho é a proposta do Bagos do Vilar 5. O Design & Wine Hotel, em Caminha, conta com edifício rotativo
1 1. O Luz Charming House, em Fátima, está montado numa pequena aldeia escondida num bosque 2. Bungalow no Pedras Salgadas Spa & Nature 3. O Eco Lodge Cabreira propõe um regresso às origens e ao campo 4. Dormir em antigas cubas de vinho é a proposta do Bagos do Vilar 5. O Design & Wine Hotel, em Caminha, conta com edifício rotativo
 ??  ?? 5
5
 ??  ?? 2
2
 ??  ?? 3
3

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal