TV Guia

Fome e abandono

Não vêem o pai há vários anos, e desde os 16 que vivem sozinhos, porque a mãe emigrou. E por não terem o que jantar, deitavam-se mais cedo

- TEXTO SANDRO ARRUDA I FOTOS RUI DE OLIVEIRA/FREMANTLEM­EDIA

Têm apenas 24 anos, mas Joel e Josué já têm muito para contar. Os gémeos de Olhão sonham em ser bailarinos profission­ais, mas a vida tem-se encarregad­o de lhes colocar muito obstáculo pela frente, como que a testar a determinaç­ão destes irmãos.

No 2.º programa de Got Talent, da RTP1 – que assistirem­os no domingo, dia 26– a dupla, que se baptizou como Os U ais, vai deixar os jurados( Cuca Roseta, Manuel Moura dos Santos e Pedro Tochas) – de queixo caído, com uma actuação de hip-hop, estilo a que se dedicaram depoispelo­s ritmos africanos do kuduro e kizomba.

“Demos tudo por tudo para conseguirm­os seguir em frente, porque achámos que esta seria a nossa grande oportunida­de de mostrar o nosso talento, e de abrir uma porta para o futuro”, revela Josué, acrescenta­ndo que o desejoda duplaéde “iratéàfina­l”: “Se conseguirm­os vencer o programa, melhor ainda.”

EMIGRAR POR CAUSA DE DÍVIDAS

Mas, seno palco do Coliseu dos Rec rei os de Lisboa – e quando dançam – tudo esquecem, é longe das luzes da ribalta que vem ao cima um percurso de vida feito de dificuldad­es, abandono e fome.

Os dois jovens algarvios não têm memória do pai, que abandonou a casa e a mãe quando eles ainda eram pequenos. “Não nos lembramos dele, nunca fez parte da nossa infância”, conta, em exclusivo à TV Guia, Josué, confessand­o que tem um sentimento misto face ao progenitor: “Ele é um homem vivido, já teve outras mulheres e outra família, sabemos pouco

dele... Não o vejo há sete anos e não falamos há três. Não sinto a falta [dele] porque nunca esteve presente na nossa vida.”

Sabe, contudo, que tem uma irmã do lado do pai, que não conhece. Já a mãe, emigrada no Luxemburgo, teve de criar os quatros filhos (sendo um deles adoptado) com “imensas dificuldad­es”. “Ela é uma mãe corajosa, que teve de lutar muito por nós. Mas, por causa das dívidas de um negócio que teve – uma empregada enganou-a e desviou-lhe muito dinheiro –, viu-se obrigada a emigrar, deixando-nos sozinhos”, relata Josué.

INFÂNCIA ATRIBULADA

Com 16 anos, os dois irmãos tiveram de trocar a escola pelo trabalho, para conseguire­m sustentar-se. “Passámos momentos muito complicado­s”, recorda o jovem, viajando até ao passado em que tinham de se ir deitar cedo para enganar a fome: “Como não tínhamos o que jantar, íamos para a cama mais cedo. E como só comíamos no McDonald’s, onde trabalháva­mos, era uma forma do tempo passar mais depressa...” Orgulhosos, poucas vezes partilhava­m com os amigos e familiares mais próximos as agruras que avida lhes reservava .“Não queríamos incomodar ninguém, porque cada um temos seus problemas ”, justifica Josué o silêncio sofrido dos irmão.

Mas quando o dinheiro não chegava – “e isso aconteceu muitas vezes” – para pagar a renda, a luz ou a água, é que contava com a ajuda de uma tia paterna, e com a irmã maisvelha (Cláudia). “Elas é que nos ajudaram. A minha mãe, que faz limpezas no Luxemburgo, ganha pouco e não pode ajudar com muito ”, explica Josué, que faz distribuiç­ão de sobremesas, num negócio da irmã. “Tivemos uma infância atribulada e ser homens muito cedo... Mas, felizmente, não fomos por caminhos perigosos”, frisa o jovem, que sonha com uma vida ligada à dança: “Estamos a formar um grupo e gostaríamo­s de ter uma academia.”

 ??  ?? RTP1
Os Uais sonham em “chegar longe”
no concurso
da RTP1.
RTP1 Os Uais sonham em “chegar longe” no concurso da RTP1.
 ??  ?? BLACK DIAMONDS
BLACK DIAMONDS
 ??  ?? SAULO ROQUE
SAULO ROQUE
 ??  ?? FRANCISCO GONÇALVES
FEEL IT KID
FRANCISCO GONÇALVES FEEL IT KID
 ??  ?? Nem o “sisudo” Manuel Moura dos Santos escapa ao endiabrado
Pedro Tochas...
Nem o “sisudo” Manuel Moura dos Santos escapa ao endiabrado Pedro Tochas...
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal