TV Guia

Enfarte antes da sentença

Terão sido as atitudes de Luciana Abreu, que Luís Costa Real acusa em tribunal de difamação, a causa, desde 2015, de dois ataques cardíacos e de vários ligeiros enfartes do miocárdio que sofreu. O último foi dia 7 de Março, quando se emocionou a falar da

- TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA | FOTOS INÊS GOMES LOURENÇO E FACEBOOK

As declaraçõe­s e as atitudes públicas de Luciana Abreu estão a deixar o coração do pai, Luís Costa Real, à beira do colapso.

Três dias antes da primeira data que esteve marcada para o julgamento da actriz e cantora, no Campus da Justiça, em Lisboa (10 de Março de 2017), no processo em que é acusada pelo pai de crimes de difamação, Luís Costa Real foi hospitaliz­ado de urgência, em Campinas, Estado de São Paulo, no Brasil, devido a um grave princípio de enfarte do miocárdio. O doloroso episódio de saúde ocorreu dia 7 de Março, ao final da manhã, no Brasil, minutos depois de ter relembrado alguns episódios das conversas que teve com Luciana e as netas, Lyannii e Lyonce, durante a curta reaproxima­ção que tentou criar, mesmo à distância, com a filha famosa, em meados de Dezembro de 2016. As conversas online terminaram, súbita e abruptamen­te, em meados de Fevereiro, sem aparente explicação.

A difamação e a vergonha pública que supostamen­te sofreu devido às palavras vindas da boca da filha, o reavivar das memórias de uma vida

de alegadas traições por parte da ex-mulher, Ludovina Abreu, voltaram a abrir uma ferida no coração do pai de Luciana.

Ana Paula Dias, a actual mulher de Luís Costa Real, num vídeo que publicou em defesa do marido, disse, preto no branco, a origem dos problemas de saúde do marido. “A causa da estadia de Luís Carlos no Brasil deve-se, única e exclusivam­ente, por causa da Luciana. O Luís veio atrás de sossego, paz e trabalho. Com tudo o que lhe aconteceu, teve dois ataques cardíacos, teve que fazer duas cirurgias ao coração e, infelizmen­te, ficou cardiopata”, revela.

Luís Costa Real não esconde essa realidade e os factos que, a qualquer momento, lhe podem ser fatais. “Há dois anos, fiz duas cirurgias ao coração e, de vez em quando, quando me enervo ou emociono mais, vou fazer uma visita ao hospital do coração. Sequelas com que tenho que aprender a viver”, salienta.

Na última crise, há 15 dias, Luís Costa Real permaneceu 24 horas no hospital de Campinas, cidade satélite do interior do Estado brasileiro de São Paulo para estabiliza­ção e ob-

servação. Findo esse prazo obteve alta médica, no dia 8 de Março à tarde, com a recomendaç­ão do seu cardiologi­sta de fazer “repouso” e de evitar “recordaçõe­s” que o pudessem enervar e voltar a assim colocar a vida em risco.

CALADA PELO PAI

Luís Costa Real não foi ouvido em vídeo-conferênci­a, em directo do Brasil, no dia em que se iniciou o julgamento [17 de Março de 2017] de Luciana Abreu em Lisboa.

A vilã da próxima novela da SIC – Espelho D’Água – tinha prometido, em declaraçõe­s públicas, estar preparada, para começar a contar a sua verdade da história em frente à Comunicaçã­o Social, nomeadamen­te revelar, se lhe perguntass­em, a origem do grave corte de relações, em Novembro último, com a mãe e a irmã, Ludovina e Ana Luísa.

Em vão. Pedro Valido, advogado do pai da actriz e cantora colocou um travão imediato nos desejos de Lucy de lavar roupa suja em frente aos jornalista­s, solicitand­o ao tribunal que “os depoimento­s sejam realizados com exclusão de publicidad­e da própria arguida e dos restantes depoimento­s, consideran­do a especial sensibilid­ade dos temas”. A juiz, o Ministério Público e os restantes advogados, o de Luciana Abreu incluído, concordara­m com a proposta e aceitaram a invocação do causídico. Luciana Abreu percebeu que já não podia falar com assistênci­a, chamou o advogado, e, baixinho, mas, de forma audível, disse-lhe: “Mas eu quero falar com jornalista­s.” Pedro Marinho Falcão negou-lhe os intentos com um aceno negativo com a cabeça.

TRUQUES, ESTRATÉGIA­S E VÍDEO

Num início de julgamento marcado por mais de meia-hora de diligência­s da parte a parte, taco a taco, outro pedido surpreende­u os jornalista­s enquanto puderam assistir. O advogado Pedro Marinho, defensor de Luciana Abreu, prescindiu das testemunha­s Ludovina, mãe desavinda com a filha famosa, e Maria Odete Raposo, uma vizinha e amiga que conhece a família Abreu, e um pedido, inusitado, de troca de uma testemunha. “Ana Luísa Abreu está impossibil­itada de comparecer em tribunal. É irmã da arguida e manifestou-lhe a intenção de não comparecer”, disse o advogado de defesa, pedindo para que esta testemunha fosse substituíd­a por outra. E é então que tira da cartola o nome de Ana Paula Dias Real, nada mais, nada menos do que... a actual madrasta da estrela da estação de Carnaxide.

Pedro Valido, representa­nte do queixoso, insurgiu-se com o pedido do colega e chamou-lhe “estratégia para afastar pessoas que se zangaram com a arguida”. Sem efeito. A juíza aceitou tudo. O circo foi à porta fechada, mas voltou à praça pública. Três dias depois, nas redes sociais, eis que aparece um vídeo, da autoria de Ana Paula Dias, a nova testemunha arrolada por Luciana Abreu, mas que dificilmen­te a ajudará a ganhar a contenda contra o pai... que só por acaso é seu marido.

“Com tudo o que lhe aconteceu [Luís Real] teve dois ataques cardíacos e ficou cardiopata.” Ana Paula Dias

 ??  ?? Nas redes sociais, Luciana
colocou uma página solitária do processo-cível que afirma ter o pai
perdido.
Nas redes sociais, Luciana colocou uma página solitária do processo-cível que afirma ter o pai perdido.
 ??  ?? Luís Costa Real, o pai de Lucy.
Luís Costa Real, o pai de Lucy.
 ??  ?? Convocada para testemunha­r por Luciana, Ana Paula Dias, a madrasta, reagiu com um vídeo arrasador na Internet.
Convocada para testemunha­r por Luciana, Ana Paula Dias, a madrasta, reagiu com um vídeo arrasador na Internet.
 ??  ?? Luciana tenta dar um ar de relax, mas está tensa com o processo.
Luciana tenta dar um ar de relax, mas está tensa com o processo.
 ??  ?? Agarra a Música acaba domingo, segue-se a novela da SIC e Lucy
agarra-se ao trabalho.
Agarra a Música acaba domingo, segue-se a novela da SIC e Lucy agarra-se ao trabalho.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal