TV Guia

GARRA de leão

Marco Costa Uma aula de kickboxing em Alvalade com o campeão do Mundo

- TEXTO CAROLINA PINTO FERREIRA | FOTOS PAULO MIGUEL MARTINS

“O mestre Fernando [Fernandes] foi muito simpático e ajudou-me da melhor maneira”

Após a sua primeira experiênci­a na modalidade, com Fernando Fernandes, do Sporting, o actor de Rainha das Flores ficou fã e promete voltar em breve: “Foi uma experiênci­a fantástica”

Ecompletam­ente louco por futebol e… pelo Sporting! Porém, Marco Costa, de 39 anos, não recusou o convite da TV Guia para viver a sua primeira experiênci­a de kickboxing, com o antigo campeão do Mundo, Fernando Fernandes, 50, em Alvalade, e ele não se fez rogado. Oactorde Rainha das Flores, noveladaSI­C, teve a oportunida­de única de ser treinado por Fernando Fernandes, campeão nacional, ibérico, europeu, interconti­nental e mundial – ao todo competiu em 123 combates, durante 37 anos de competição e dedicação.

Marco Costa

ficou apaixonado pela modalidade e com os ensinament­os do mestre. “Foi uma experiênci­a fantástica, muito física. Infelizmen­te, não estou nas minhas melhores condições, porque tenho um pé magoado, mas o mestre Fernando foi muito simpático e ajudou-me da melhor maneira ”, conta o actor, depois de mais uma hora de treino intensivo. Assimilado­s os conhecimen­tos-base do kickboxing, Marco Costa demonstrou vontade em adquirir mais prática nesta modalidade: “É um desporto que tenciono vir experiment­ar novamente. Da próxima vez, mais à séria e já em perfeitas condições. Embora tudo o que sejam artes marciais e desportos que en-

volvem contacto físico, nunca tenham sido a minha área. Ma sé engraçado quem e interessou eé sempre uma mais-valia estar a par destas técnicas, nem que seja por uma questão de autodefesa.” Também Fernando Fernandes, hoje responsáve­l máximo pelokickbo­xing do Sporting, se mostrou lisonjeado por ter( mais) um afigura públicas oba sua alçada :“É muito bom tê-lo aqui connosco! Gosto de coisas novas e de agarrar desafios, e foi um grande prazer poder dar esta aula ao Marco. Cada pessoa é um caso diferente. O facto de ele ser do Sporting ainda tornou isto mais engraçado. Mostrou interesse e motivação. Além disso, é excelente termos oportunida­de para demonstrar o nosso trabalho, senão é impossível mostrarmos aquilo que valemos. ” Ma soque tornou esta experiênci­a ainda mais intensa foi o local: o Estádio José Alvalade. Marco Costa é adepto “ferrenho” do Sporting e, quando pode, vai atrás do seu clube do coração para todo o lado. E os jogos em casa? A esses não falta nenhum! “Aprender kickboxing aqui é sempre mais especial, porque estacas aéúnica:éa maior potencia desportiva nacional, temos melhores profission­ais, e a prova está dada aqui... Vim treinar com um campeão do Mundo. Onde é que ele tinha que estar? No Sporting, claro!”, diz, divertido.

DA NATAÇÃO AO TIRO COM ARCO

Todos o conhecem da televisão, mas poucos sabem que, durante a sua juventude, Marco Costa dedicou grande parte do seu tempo a várias modalidade­s .“Durantes eis anos, pratiquei natação, depois, ginástica acrobática e, mais tarde, fiz dois anos de basquetebo­l. Mas o meu desporto preferido até hoje foi o tiro ao arco. Ah! E ainda fiz equitação”, relembra, à nossa revista. Hoje em dia, oactorl imita-se ao ginásio, o único“desporto” para o qual tem tempo e consegue conciliar com ores toda sua vida :“É lá que me mantenho em forma. Já não pratico desporto para ter ou conseguir o corpo ideal. Não o faço apenas para me sentir bem, mas, sim, porque também, de alguma forma, afecta a minha vida profission­al. Gosto de me manter num peso em que seja fácil engordar ou emagrecer, consoante a personagem que me for atribuída. Tento-me manter nos 83 quilos.”

Apesar de adorar experiment­ar diferentes

“Aprender kickboxing no Sporting é sempre

mais especial, porque esta casa

é única”

modalidade­s,

Marco queixa-se de

“haver grande falta de divulgação”: “Os clubes vivem do futebol. A forma como se olha para um atleta de alta competição é diferente. Parece que o futebolist­a é um ídolo e o resto anda aí a passear, são uns satélites.” Também Fernando Fernandes chama a atenção para o facto de, muitas vezes, okickboxin­g ser ser olhado de uma forma menos positiva .“É passada uma imagem que nãoé verdadeira. Há homens e mulheres a praticá-la, de todas as idades. As pessoas têm é que aprender a ter disciplina. Tudo depende das pessoas. Há que ter ética e princípios”, sublinha o actor.

 ??  ?? Durante mais de uma hora, Marco Costa
levou uma verdadeira “tareia” de Fernando Fernandes, campeão
do Mundo de kickboxing.
Durante mais de uma hora, Marco Costa levou uma verdadeira “tareia” de Fernando Fernandes, campeão do Mundo de kickboxing.
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal