TV Guia

À beira do fim

A médica fica apavorada quando Rita comenta as suas memórias sobre o dia do acidente. Diana fica agitada, pede para desmarcar todas as consultas e tranca-se em casa

- TEXTO ISABEL LARANJO I FOTOS PLURAL

Opiores receios de Diana (Fernanda Serrano) estão prestes a tornar-se realidade, o que deixa a médica em autêntico estado de choque. Tentando apalpar terreno, Diana aproxima-se de Rita (Ana Cristina Oliveira), com quem conversa de forma extremamen­te simpática. De fora, Lígia (Patrícia Tavares), a sua mais sensata amiga, vê Diana ter esta atitude e estranha. Rita quer saber o que é que Diana anda a planear, mas esta, ríspida, garante-lhe que não anda a planear nada e desvia o assunto. Mais tarde, Rita vai ter com Diana e fala-lhe sobre o medalhão. A médica fez um esforço de memória e garante à colega da fundação que aquele medalhão lhe trouxe memórias de infância, mas são que muito ténues. Diana fica verdadeira­mente assustada com a mera hipótese de poder vir a ser desmascara­da. Mas, perante Rita, tenta disfarçar o nervosismo e aconselha-a a não se esforçar tanto, a bem da sua saúde. Rita contrapõe que as memórias que tem do acidente são muito vagas, tal como o que se recorda da conversa que teve com a miúda que estava por perto, na ocasião. É então que o terror toma conta de Diana.

ATERRORIZA­DA, FOGE DE TODOS

Pouco depois, Lígia cruza-se com Diana. Fora de si, Diana pede à colega e amiga que desmarque todas as suas consultas. Diana não se sente em condições para nada, muito menos para ver doentes, dado o seu estado de extrema ansiedade. Vai para casa e, pelo caminho, continua a ser evidente a sua agitação. Ao chegar, a tia Maria Amélia (Elisa Lisboa) tenta meter conversa e entender o que é que se está a passar, mas, mais uma vez, Diana afasta-a, de forma deselegant­e, não lhe dando qualquer hipótese de falar.

MÉDICA EXPLODE DE RAIVA

Diana vai para o quarto. Atira com a porta e amolga o medalhão, num ataque de nervosismo incontrolá­vel. Tranca a porta e não deixa que ninguém a veja mais. Maria Amélia começa a ficar bastante preocupada com o que está a suceder. Bate à porta e pergunta se tem alguma coisa a ver com o estado de

nervos em que a sobrinha se encontra. Diana volta a ignorar a tia.

Lígia percebeu o evidente: a amiga não está bem. E, assim sendo, resolve ir ao encontro de Diana. Ao chegar, pergunta a Beatriz (Alba Baptista) pela mãe. A rapariga apenas responde que a mãe está trancada no quarto, mostrando algum desprezo pela situação. Lígia e Amélia começam a ficar, também elas, assustadas com este comportame­nto de Diana. Ambas batem na porta, vezes sem conta, mas Diana não dá qualquer resposta. No quarto, a médica exaspera dado que o risco de ser desmascara­da é iminente e o desespero toma conta de si, tolhendo-lhe qualquer reacção ou movimento. Diana só deseja ficar escondida para sempre, mas terá de reagir ao desenvolve­r dos factos.

 ??  ??
 ??  ?? A extrema, e súbita, simpatia de Diana com Rita desperta as atenções e
leva Lígia a desconfiar de que algo de sério se passa.
A extrema, e súbita, simpatia de Diana com Rita desperta as atenções e leva Lígia a desconfiar de que algo de sério se passa.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal