TV Guia

Ele está de volta!

Chamaram-lhe “animal político” e, depois, tentaram “enjaular a fera”, primeiro na prisão, a seguir em casa. Sem efeito. Ao fim de três anos como suspeito de vários crimes de corrupção e de branqueame­nto de capitais, o ex-governante volta à ribalta mediáti

- TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA | FOTOS IVO RAINHO PEREIRA E COFINA MEDIA

Seja na plataforma YouTube ou na televisão por cabo, a verdade é que quem acreditou ter eliminado a presença de José Sócrates do mapa, enganou-se. O ex-primeiro-ministro, que está prestes a ser acusado da prática de crimes de corrupção e branqueame­nto de capitais no âmbito do megaproces­so Operação Marquês, regressou à ribalta: primeiro com os seus vídeos caseiros, agora, na noite do dia das eleições autárquica­s, com comentador dos resultados das mesmas no Porto Canal, a convite do seu director-geral, Júlio Magalhães.

Três anos depois de ter sido detido no Aeroporto Humberto Delgado e de ter deixado de fazer comentário político e de actualidad­e na RTP1, eis que o antigo líder do PS volta a ser recuperado para as lides da TV.

Foi em horário tardio, depois das 23:00, e na presença de Júlio Magalhães, como seu interlocut­or, que José Sócrates teve oportunida­de de dissertar sobre a noite eleitoral trágica para o PSD e para o seu líder, Pedro Passos Coelho, mas também sobre a polémica e inusitada vitória do candidato independen­te Isaltino de Morais em Oeiras ou ainda sobre o desaire, em número de câmaras, sofrido pela CDU, em que o concelho de Almada foi o expoente máximo.

José Sócrates teve ainda oportunida­de para comentar os contornos do referendo à independên­cia da Catalunha, um assunto referido no programa do Porto Canal, onde o ex-governante foi efectivame­nte a estrela.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal