TV Guia

Juntos na dor

O casal votou numa escola perto de casa, em Massamá, e não passou despercebi­do. O líder do PSD, que anunciará brevemente a sua saída, acompanhou a mulher, que continua a lutar contra uma doença grave

- TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA I FOTOS D.R.

Foi com visíveis dificuldad­es de locomoção que Laura Ferreira acompanhou, no domingo, dia 1, o marido e ainda líder do PSD, Pedro Passos Coelho, até às urnas. Com a ajuda de uma muleta no braço direito e com o apoio do braço do marido, a fisioterap­euta, que padece há vários anos de uma grave doença oncológica que foi inicialmen­te detectada num joelho, fez uma penosa caminhada até à mesa de voto, em Massamá, onde exerceu o seu direito elementar.

Apesar do grau de debilidade da mulher do actual líder da oposição, Laura Ferreira fez um esforço para sair de casa, em dia de eleições, e votar na Escola Secundária Stuart Carvalhais, em Massamá, onde ambos residem com a filha, Júlia, de 10 anos, a caçula da família.

O esforço de Laura foi, contudo, inglório quando, ao final do dia, foram conhecidos os resultados eleitorais. Os números não enganam e o marido, e o partido a que ainda preside, mas que cuja liderança vai deixar em breve por não se recandidat­ar, sofreram a sua mais pesada derrota eleitoral autárquica de que há memória na história da democracia portuguesa.

LEÕES À ESPREITA

Na noite de domingo, o líder do PSD reconheceu o mau resultado e disse que iria tirar as devidas ilações do sinal negativo que os portuguese­s lhe tinha dado.

Dois dias depois, terça-feira, 3, Pedro Passos Coelho, durante a reunião da Comissão Política Nacional do partido, garantiu que não se irá demitir na sequência do resultado eleitoral, mas assumiu que também não se irá recandidat­ar ao cargo nas próximas eleições directas internas. A informação foi revelada à Agência Lusa por fontes dos social-democratas presentes no órgão colegial, tendo sido deixados os pormenores do anúncio da decisão para a intervençã­o inicial de Pedro Passos Coelho no Conselho Nacional.

Para já, avançam na corrida à liderança os portuenses Rui Rio e Paulo Rangel, que usarão a má noite eleitoral como arma de arremesso para limpar o partido. Pedro Santana Lopes, esse, está em período de reflexão.

 ??  ?? Sempre carinhoso e cauteloso, Pedro Passos Coelho acompanhou a marcha da mulher,
Laura Ferreira, que padece de
doença oncológica. A exercer o voto na última vez como líder
do PSD.
Sempre carinhoso e cauteloso, Pedro Passos Coelho acompanhou a marcha da mulher, Laura Ferreira, que padece de doença oncológica. A exercer o voto na última vez como líder do PSD.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal