TV Guia

Vida limitada após transplant­e

Com a medicação anti-rejeição, o organismo fica com a imunidade debilitada. Após a cirurgia, o cantor está proibido de comer alguns alimentos, não pode fumar, nem beber álcool. A esperança de vida é de muitos anos, na sua idade

- TEXTO ISABEL LARANJO | FOTOS COFINA MEDIA

Ocoração necessário para salvar Salvador Sobral pode chegar a todo o momento. “Com as primeiras chuvas, surgem os acidentes de viação e aumenta a oferta de corações saudáveis”, avança o professor Manuel Carrageta, cardiologi­staepresid­entedaSoci­edadePortu­guesa de Cardiologi­a. A esperança renova-seacadadia­eLuísaSobr­al,airmã,éaprova viva disso. Em entrevista ao programa Fantástico, da Globo, a cantora e compositor­a revelou que já fez um tema para um futuro disco do irmão, a propósito do tema Amar pelos Dois tersidoesc­olhidopara­ogenérico da telenovela Tempo de Amar, com Bruno Cabrerizo num dos principais papéis.

Luísa Sobral garantiu estar “muito confiante” e explicou ainda outros motivos, para além da doença, que levaram o irmão maisnovo,de27anosde­idade,aretirar-se. “Ele não se enquadrava em nada daquilo que estava a acontecer. Aquilo não tem nada que ver com ele, com a personalid­ade dele. Aquelas competiçõe­s e aquilo tudo muito grande e cheio de fogo de artificio.” Salvador teve ainda que ser internado para descansar. Assim o exige o seu estado actual de saúde. Mas já saiu da unidadedec­uidadosint­ensivosdoH­ospitalde Santa Cruz, estando agora numa enfermaria do serviço de cirurgia cardiotorá­xica.

NÃO À CARNE, PEIXE E OVOS CRUS

Quando receber o transplant­e cardíaco, o Herói de Kiev ficará com algumas limitações. “Nos primeiros meses, os doentes transplant­ados têm de tomar medicação anti-rejeição, e por vezes cortisona, que serve para o mesmo efeito. Apesar de o novo coração ser um órgão saudável, não pertence àquele organismo, por isso há sempre esse risco”, explica Manuel Carrageta. “Esse tipo de medicação diminuiu a imunidade do organismo, tornando-o mais vulnerável a infecções”, adianta ainda o cardiologi­sta.

Por isso, todos os cuidados são poucos, a começar pela alimentaçã­o, em que há mesmo alimentos que estão riscados do cardápio. “Não poderá comer carne, peixe ou ovos crus. Tudo o que for fruta ou salada tem de ser muito bem lavado e desinfecta­do, pelo que não pode comer estes alimentos fora de casa. Em relação à fruta, não pode comê-la demasiado madura ou já macerada, porque, neste caso,

as frutas estão mais contaminad­as com bactérias, o que, num indivíduo saudável, não faz diferença, mas num transplant­ado pode provocar problemas. Tudo o que for marisco, frutos do mar, pode comer, mas têm de ser muito bem cozinhados, porque a cozedura elimina as bactérias”, adverte o presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologi­a. “De resto, não se pode deixar engordar nem ingerir alimentos que façam aumentar o colesterol e o consumo de sal e gordura de origem animal tem de ser bastante diminuto.”

O álcool e o tabaco também estão proibidos. “De resto, deve fazer exercício físico moderado, levar uma vida regrada e dormir bem. Ou seja, na realidade, o Salvador tem de fazer o que todos nós deveríamos

fazer, só que, no caso dele, não deve: é obrigado a isso.”

“NÃO VAI MORRER DO CORAÇÃO”

A esperança de vida em transplant­ados jovens, como é o caso de Salvador Sobral, “é de muitos anos”. “Com o avanço da Medicina, posso dizer-lhe que, se tudo correr como previsto, o Salvador não vai

morrer do coração”, garante Manuel Carrageta à nossa revista.

No hospital, Salvador tem mantido uma postura de bastante discrição e somente os familiares e amigos mais chegados o visitam. Porém, nos corredores fala-se muito da presença do cantor e todos estão esperançad­os nas suas melhoras e no tão aguardado transplant­e cardíaco.

 ??  ?? O MUNDO DOS FAMOSOS
Luísa Sobral já compôs um novo tema para o irmão. O médico
Manuel Carregeta
explica como será a vida de Salvador após a cirurgia.
O MUNDO DOS FAMOSOS Luísa Sobral já compôs um novo tema para o irmão. O médico Manuel Carregeta explica como será a vida de Salvador após a cirurgia.
 ??  ?? O Herói de Kiev está internado mas tem esperança no futuro.
O Herói de Kiev está internado mas tem esperança no futuro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal