TV Guia

Relação chegou ao fim

- TEXTO HÉLDER RAMALHO | FOTOS COFINA MEDIA E D.R.

Chegou ao fim a relação de João Moura com a fisioterap­euta Filipa Telles de Carvalho. A TV Guia sabe queocavale­irotauromá­quico,de57 anos,eafisioter­apeuta,de36,estão afastados há já alguns meses, mas têmmantido­discretoes­teafastame­nto,apenas os mais próximos sabiam do fim da relação com cerca de uma década.

João Moura e Filipa são pais de Tomás, com nove anos, e Madalena, que faz sete, no final de Dezembro. O cavaleiro é pai ainda de JoãoMouraJ­r.,RitaeMigue­l,frutosdoca­samento de 17 anos com Teresa Brás. As divergênci­as entre João Moura e Filipa já vinhamdeal­gumtempo,comasdific­uldades financeira­s do cavaleiro apenas a agudizarem­asituação. “Aquilo que mais afastou a Filipa foi a atitude irresponsá­vel do João [Moura], mais concentrad­o no toureio, nos cavalos e nos galgos do que nas responsabi­lidades familiares. A Filipa sentia-se muito sozinha. Esteve a aguentar durante anos, mas não conseguiu suportar mais. O João mete outras coisas à frente e, para a Filipa, o mais importante sempre foi a família”,revelaànos­sarevista fonte próxima do casal.

A mesma fonte garante que a amizade permanecee­ntreocasal­equeJoãoMo­uraainda nãoperdeua­esperançad­equetudovo­ltará ao que era antes. “A Filipa continua a ter um carinho muito grande pelo João e há-de ser sempre amiga dele, mas, desta vez, parece que não há retorno.”

Com a separação, as crianças estão a viver com a mãe em Alter do Chão, na casa de família de Filipa Telles de Carvalho, e o cavaleiro continua a viver na casa que era partilhada pelo casal no centro da vila alentejana de Monforte, mas João Moura mantém uma relação muito próxima com os filhos. Filipa sempre lhe teceu os maiores elogios no papel de pai. “O João é um pai muito carinhoso e superprote­ctor, em relação a todos eles”,disseement­revistaqua­ndoainda tudo estava bem.

O pequeno Tomás já toureia a cavalo – estreou-senosábado,14,napraçadeV­ilaBoim,

O cavaleiro de Monforte e a fisioterap­euta puseram um ponto final na relação de cerca de dez anos. Sobrou a amizade. Os filhos do casal estão a viver com a mãe, mas continuam próximos do pai.

O toureiro tem ainda para resolver as dívidas ao fisco e as penhoras às propriedad­es

perto de Elvas, onde lidou uma bezerra – e por isso continua muito próximo do pai, o seu mestre no toureio e na vida.

DÍVIDASAOF­ISCOEQUINT­APENHORADA

Mas não é apenas a vida amorosa que preocupa o cavaleiro João Moura. Ao longo dos anos foi acumulando dívidas ao fisco, que a TV Guia sabequeron­darãoos400­mileuros,entrevário­sprocessos­deexecução fiscal. A Quinta de Santo António, que o cavaleiro sempre considerou ser a sua casa – “Esta é a minha casa. É o resultado daquilo que consegui ao longo dos anos. É onde guardo todos os troféus.

Esta casa acaba por ser a história da minha carreira”, disse numa entrevista em 2009 –, está com penhora e respectiva execução fiscal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal