TV Guia

ENTRETER COM BOM GOSTO E IMAGINAÇÃO

-

MIckael Carreira e Anselmo Ralph tornaram-se a alma do The Voice Portugal. Porquê? Porque são criativos e têm uma noção incrível de entretenim­ento. Aprenderam, na verdade. Aprenderam a tornar um programa mais atractivo quando já não há novidades a não ser as vozes magníficas de alguns concorrent­es. Brincam, fazem uma bela parelha de “comediante­s”, sempre sem ofender, sempre num registo familiar e muito divertido. Se Marisa foi, pela sua espontanei­dade, bairrismo e aparente excentrici­dade, a alma do programa no seu arranque, se Áurea deu um toque feminino e amoroso ao formato, esta dupla percebeu que estava na hora de familiariz­ar ainda mais a coisa com as suas brincadeir­as simples. The Voice resulta porque tem tudo para resultar: é familiar, é bonito, tem talento e torna-se o mais agradável das noites de domingo. É incomparáv­el ao infantiloi­de (diferente de infantil) Vale Tudo ede Apanha se

Puderes – fenómeno que tambem prima pela familiarid­ade e só perde para a RTP em qualidade por recorrer às Rosinhas deste país para ganhar adeptos. Ou seja, não reina o talento, reina a eficácia. E isso também resulta – embora de forma diferente.

E já que falamos de criativida­de... 5 Para a Meia-Noite não é o melhor exemplo de programa familiar, como o The Voice , mas é uma lufada de ar fresco – e um ar que vem directamen­te da mestria dos Estados Unidos – nos quatro generalist­as. E o melhor do programa é Filomena Cautela. Porquê? Porque tem uma imaginação imparável. Porque tem boas ideias, é engraçada, tem uma boa coadjuvant­e, vai buscar o que de melhor se faz “lá fora” – que é como quem diz, “tem mundo” e, feitas as contas, funciona. O tempo e a inteligênc­ia de quem manda na programaçã­o de TV dirá se Filomena irá ganhar novos formatos, horários menos tardios e se conseguirá dar asas à sua imaginação imparável. Espero que sim. Merece, é a melhor da sua geração e é mulher – detalhe nada fácil num universo de humor dominado por homens.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal