Gran­des EM JO­GO NA TV

Au­di­ên­ci­as dos ca­nais dos clu­bes es­tão a cres­cer, de ano pa­ra ano. Es­ta­ção das águi­as é a mais vis­ta, ape­sar de ser emi­ti­da em si­nal fe­cha­do. Se­guem-se Por­to Ca­nal e Spor­ting TV, a úl­ti­ma a en­trar no mer­ca­do

TV Guia - - Actual - TEXTO DU­AR­TE FARIA I FOTOS DU­AR­TE RORIZ

Aguer­ra en­tre os três gran­des do fu­te­bol por­tu­guês tam­bém se jo­ga no cam­pe­o­na­to das au­di­ên­ci­as te­le­vi­si­vas. É que a apos­ta fei­ta nos úl­ti­mos anos por Ben­fi­ca, FC Por­to e Spor­ting pa­ra te­rem o seu pró­prio ca­nal os obri­ga a en­trar na lu­ta pe­la con­quis­ta de te­les­pec­ta­do­res. Com is­so, pre­ten­dem jus­ti­fi­car o in­ves­ti­men­to fei­to na mon­ta­gem de es­tru­tu­ras e pro­gra­ma­ção.

Ape­sar de emi­ti­da em si­nal fe­cha­do, a BTV li­de­ra es­ta “li­ga”. A es­ta­ção do Ben­fi­ca so­ma, des­de o iní­cio des­te ano, uma­au­di­ên­cia mé­dia de 5310 te­les­pec­ta­do­res e 0,27% de sha­re, ou se­ja, em ca­da 100 te­les­pec­ta­do­res

0,27 op­tam por sin­to­ni­zar a te­le­vi­são en­car­na­da. De res­to, es­tes nú­me­ros re­pre­sen­tam uma su­bi­da fa­ce ao re­gis­ta­do pe­la BTV em 2017: 3 900 te­les­pec­ta­do­res (0,20% de sha­re), de acor­do com os da­dos di­vul­ga­dos pe­la GfK. A con­tri­buir pa­ra es­ta li­de­ran­ça não se­rá alheio o fac to­da B TV ser o úni­co dos ca­nais dos clu­bes que emi­te jo­gos da equi­pa prin­ci­pal, em di­rec­to e em ex­clu­si­vo.

CA­NAIS TÊM 12 MIL PES­SO­AS A VER

Pe­lo con­trá­rio, o Por­to Ca­nal e a Spor­ting TV têm a van­ta­gem de ser emi­ti­dos em si­nal aber­to. Des­tes, o ca­nal dos azuis e bran­co sé o mais vis­to: uma mé­dia de 3780 te­les­pec­ta­do­res (0,19% de sha­re) o iní­cio do ano, o que sig­ni­fi­ca um ali­gei­ra des­ci­da fa­ce ao re­gis­ta do­em 2017–3900 (0,20% de sha­re). Fun da­do há 11 anos, o ca­nal só per­ten­ce, con­tu­do, ao FC Por­to, na sua to­ta­li­da­de, des­de Ju­lho de 2015. E apos­ta nu­ma pro­gra­ma­ção mais di­ver­si­fi­ca­da do que os seus con­cor­ren­tes. Mais re­cen­te – foi inau­gu­ra­da em Ju­lho de 2014 –, a Spor­ting TV fi­ca em ter­cei­ro lu­gar nes­te cam­pe­o­na­to. A es­ta­ção le­o­ni­na tem, em 2018, uma au­di­ên­cia mé­dia de 2950 te­les­pec­ta­do­res (0,15% de sha­re ), o que­cor­res­pon­de a uma su­bi da­no nú­me­ro quan­do em com­pa­ra­ção com o re­gis­ta­do em 2017: 2 390(0,13% de sha­re). Con tas fei­tas, os­três gran­des so­mam, es­te ano, uma mé­dia diá­ria de 12 040 te­les­pec­ta­do­res (mais 1 850 do que em 2017).

Luís Fi­li­pe Vi­ei­ra, pre­si­den­te do Ben­fi­ca. Bru­no de Car­va­lho, pre­si­den­te do Spor­ting. Jor­ge Nu­no Pinto da Cos­ta, pre­si­den­te do FC Por­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.