TV Guia

Lágrimas SEM FIM

O actor, de 29 anos, perdeu uma das pessoas mais importante­s da sua vida. Contudo, garante que tem a certeza que quando se despediu de Maria Dolores, de 85, esta partiu feliz com o neto

- TEXTO HUGO ALVES I FOTOS RICARDO RUELLA E D.R.

No passado dia 6, Pedro Rodil despediu-se de uma das pessoas que mais amava, a avó paterna, Maria Dolores. “Nunca estamos à espera”, conta o actor de 29 anos. “Nunca se está preparado para perder quem se ama. E eu que cresci muito com os meus avós e com toda a sabedoria empírica deles, claro que me custa esta perda. Embora tenha a noção que eventualme­nte todos partimos. Eu também irei”, diz o actor. “Se for com 85 anos como ela foi, dou-me por contente porque quer dizer que estive muito tempo com os meus filhos. Claro que é uma tristeza e uma surpresa menos boa, mas eu sei que ela está bem acompanhad­a. Teve vários filhos, netos, conheceu os bisnetos e por isso partiu bem. E vai encontrar lá as pessoas que ama”, diz. “Custa, mas tem que ser…”

PAI, ACIMA DE TUDO

Homem de família, Pedro Rodil, pai de dois filhos, Martim de 2 anos e Mel de 1, diz que apesar de estar a “gravar intensamen­te” a sua prioridade são sempre os filhos. “A minha paixão é a representa­ção, mas o meu grande amor são os meus filhos”. Sempre muito atarefado, “porque a profissão e a vida pessoal assim obrigam”, o actor tira sempre o fim-de-semana para os filhos. “Quando estou com eles desligo tudo: telemóvel, televisão… dedico-me a eles a 100 por cento. E não é ser pai lamechas, mas o que mais amo na minha vida são os meus filhos. Nada nem de perto chega lá perto. E quando não estou com eles confesso que estou a pensar neles. Por isso, e se estou a tentar novamente a sorte na representa­ção e a querer ser um grande actor, é por eles. Porque quero que eles se orgulhem de mim”, diz o actor, que esteve muitos anos desemprega­do e longe da representa­ção. Talvez por isso, e por ter passado tantas dificuldad­es na vida, que hoje parecem estar totalmente superadas, esteja a dedicar-se com alma e coração aos projectos da representa­ção que vai tendo. “Deixei tudo o resto, os outros negócios para trás. Claro que posso não estar aqui para sempre. Mas se não estiver não é porque não queira, mas agora estou mesmo dedicado. A isso e à escrita para cinema. E independen­temente das fases que volte a passar, nunca deixarei de ser actor.”

BOM RAPAZ, FINALMENTE

No início da trama Pedro Rodil vai estar em destaque na novela da SIC. “Dou vida ao Paulo. É um colega de trabalho da Eva (Joana Santos) e que tem uma grande paixão por ela”, conta. “Eles vão acabar por se envolver, mas ela está só a usá-lo porque o vê como um amigo. Ele é o amigo manso dela”, diz a rir o actor que está feliz por finalmente “ser um dos bons rapazes. Demorou muito… mas cá estou. E as gravações são muito simpáticas. Estou a gostar mesmo muito”.

 ??  ?? Maria Dolores, avó do actor, partiu aos 85 anos
de idade.
Maria Dolores, avó do actor, partiu aos 85 anos de idade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal