A VER­DA­DE SOBRE

Cha­ma-se Dál­cio Go­mes, tem 21 anos e é agora avan­ça­do do Ran­gers, da Es­có­cia. Só re­gis­tou o menino em Mar­ço, oi­to me­ses de­pois de ter nas­ci­do, e na al­tu­ra que o viu pe­la pri­mei­ra vez. É ain­da acu­sa­do de “não aju­dar com na­da”

TV Guia - - Primeira Página - TEXTO CAROLINA PINTO FER­REI­RA | FOTOS LILIANA PE­REI­RA, INS­TA­GRAM E D.R.

Até à da­ta a ques­tão man­ti­nha-se. Quem é o pai do filho de Cris­ti­a­na Di­o­ní­sio? A con­cor­ren­te da Ca­sa dos Se­gre­dos 5, de 25 anos, nun­ca re­ve­lou a iden­ti­da­de do pro­ge­ni­tor do pe­que­no Di­lan, de 8 me­ses. Sem­pre se qua­li­fi­cou co­mo uma “mãe sol­tei­ra” que ocu­pa o lu­gar “de mãe e pai”. Mas a TV Guia te­ve aces­so à cer­ti­dão de nas­ci­men­to da cri­an­ça e não há dú­vi­das: o pai é Dál­cio Go­mes, tal e qual co­mo é co­nhe­ci­do no mun­do do fu­te­bol. Eu­ci­o­dal­cio Go­mes, de 21 anos, co­me­çou a sua car­rei­ra em Por­tu­gal e foi n’Os Be­le­nen­ses que se co­me­çou a afir­mar co­mo fu­te­bo­lis­ta, clu­be on­de se man­te­ve de 2012 até 2015, épo­ca em que foi trans­fe­ri­do pa­ra o Ben­fi­ca, ves­tin­do a ca­mi­so­la pe­la equi­pa B. Em Ju­nho de 2017, Dál­cio foi em­pres­ta­do pe­la equi­pa das águi­as ao QP Ran­gers, clu­be da se­gun­da di­vi­são es­co­ce­sa, si­tu­a­do na ci­da­de de Glas­gow. Uma ami­ga de Cris­ti­a­na des­ven­da agora to­dos os por­me­no­res des­ta his­tó­ria e des­te ho­mem “que fez com que ela se apai­xo­nas­se per­di­da­men­te”. Sem pa­pas na lín­gua, a mes­ma ami­ga re­ve­la o in­fer­no que foi a gra­vi­dez e co­mo a ex-con­cor­ren­te do re­a­lity show tem so­fri­do ao lon­go do úl­ti­mo ano da sua vi­da.

ENTROU NO DESAFIO FI­NAL 4 GRÁ­VI­DA

“Eles co­nhe­ce­ram-se quan­do ele ain­da jo­ga­va no Be­le­nen­ses mas, quan­do veio pa­ra o Ben­fi­ca, foi quan­do se apro­xi­ma­ram. Ele es­ta­va a vi­ver per­to de­la...”, co­me­ça por con­tar a ami­ga da ra­pa­ri­ga do Sei­xal, re­ve­lan­do que pou­cos sa­bi­am do que se pas­sa­va en­tre os dois. “A Cris­ti­a­na sem­pre man­te­ve as su­as re­la­ções mui­to dis­cre­tas e aqui pas­sou-se o mes­mo. Só os mais pró­xi­mos sa­bi­am”. Is­to pas­sou-se em 2016, o mes­mo ano em que ela en­gra­vi­dou. “Fa­zen­do as con­tas, ela en­gra­vi­dou em De­zem­bro, o que fez com que en­tras­se no Desafio Fi­nal 4, em Ja­nei­ro, grá­vi­da. Mas ela não sa­bia de na­da. Lá den­tro co­me­çou a des­con­fi­ar, mas só quan­do saiu é que des­co­briu.” Se­gun­do a mes­ma ami­ga, “quan­do a Cris­ti­a­na des­co­briu já não po­dia abor­tar”. Che­gou o mo­men­to de con­tar a Dál­cio que es­pe­ra­va um filho seu: “Ele fi­cou em cho­que, mas nun­ca re­a­giu mal. Acei­tou e, se­gun­do o que sei, os pri­mei­ros me­ses de gra­vi­dez fo­ram mui­to tran­qui­los e man­ti­ve­ram uma boa re­la­ção.

“Ele nun­ca a acom­pa­nhou [Cris­ti­a­na] mes­mo sa­ben­do que o filho cor­ria pe­ri­go de vi­da.”

As coi­sas só pi­o­ra­ram quan­do ele sou­be que ia pa­ra a Es­có­cia.”

Mas ha­via mais um en­tra­ve na vi­da do jo­vem jo­ga­dor: “Ele já ti­nha ou­tra fi­lha de uma re­la­ção an­te­ri­or. Quan­do se en­vol­veu com a Cris­ti­a­na as coi­sas es­ta­vam ter­mi­na­das com es­sa mu­lher. Mas du­ran­te a gra­vi­dez da Cris­ti­a­na eles vol­ta­ram – e is­so fê-lo afas­tar-se ain­da mais da Cris­ti­a­na. E agora o Dál­cio tam­bém já não es­tá com a ou­tra mãe da fi­lha de­le.”

Ao con­trá­rio de Di­lan, que nun­ca apa­re­ceu nas re­des so­ci­ais do jo­ga­dor, a ou­tra fi­lha do fu­te­bo­lis­ta, que tem dois anos, é fre­quen­te­men­te “mi­ma­da” em vá­ri­as fo­to­gra­fi­as com de­di­ca­tó­ri­as de amor.

ABANDONADA NA GRA­VI­DEZ

Os pro­ble­mas co­me­ça­ram du­ran­te o pe­río­do de ges­ta­ção. Em Mar­ço de 2017, a an­ti­ga dan­ça­ri­na te­ve que ser sub­me­ti­da a uma ci­rur­gia à apên­di­ce e, a par­tir daí, te­ve até ao fi­nal uma gra­vi­dez de ris­co. “Ele nun­ca a acom­pa­nhou, mes­mo sa­ben­do que o filho cor­ria pe­ri­go de vi­da. Ela es­te­ve in­ter­na­da qu­a­se um mês e, a par­tir daí, re­pou­so qu­a­se ab­so­lu­to. Em mui­to a cul­pa foi de­le e dos es­ta­dos de ner­vos em que ele a me­tia”, cul­pa a ami­ga.

No iní­cio de Ju­lho, uma que­da apa­ra­to­sa nu­mas es­ca­das fez com que a ex-con­cor­ren­te do re­a­lity show da TVI vol­tas­se a ser hos­pi­ta­li­za­da, de on­de nun­ca mais saiu até ser mãe. “Mais uma vez o Dál­cio não se pre­o­cu­pou com o es­ta­do de saú­de da Cris­ti­a­na e nun­ca se­quer pon­de­rou vir a Por­tu­gal sa­ber o que se pas­sa­va.” Di­lan nas­ceu pre­ma­tu­ro, às 31 se­ma­nas, a 22 de Ju­lho de 2017. O fu­te­bo­lis­ta não mar­cou pre­sen­ça nes­sa da­ta.

FILHO IGNORADO E SEM AJUDAS

Se­gun­do a mes­ma ami­ga da jo­vem do Sei­xal, nos me­ses que se se­gui­ram, o pai de Di­lan “es­te­ve vá­ri­as ve­zes em Por­tu­gal, mas às es­con­di­das, de for­ma a que a Cris­ti­a­na não sou­bes­se que ele es­ta­va cá”. “O be­bé es­te­ve du­ran­te oi­to me­ses re­gis­ta­do sem o no­me do pai. Só em Mar­ço [mais pro­pri­a­men­te no dia 9, da­ta em que foi fei­to o aver­ba­men­to de Eu­ci­o­dal­cio à cer­ti­dão de nas­ci­men­to de Di­lan] é que ele o re­gis­tou e o viu pe­la pri­mei­ra vez”, re­ve­la. Mes­mo nes­se pe­río­do, “ele só viu o filho du­as ve­zes” e “nun­ca per­mi­tiu que ele en­tras­se nem em ca­sa de­le nem em ca­sa dos avós pa­ter­nos”. A ami­ga de Cris­ti­a­na vai mais lon­ge e acu­sa o fu­te­bo­lis­ta de ne­gli­gên­cia nos seus de­ve­res en­quan­to pai: “Ele nun­ca con­tri­buiu pa­ra na­da, mes­mo sa­ben­do que a mãe do filho não tem as­sim tan­tas pos­si­bi­li­da­des fi­nan­cei­ras. Mal­tra­tou-a e me­teu sem­pre to­da a gen­te à fren­te do filho.” A ex-con­cor­ren­te da Ca­sa dos Se­gre­dos 5 “nun­ca co­brou na­da” mas sem­pre es­pe­rou mais in­te­res­se. “A fa­mí­lia de­le agiu sem­pre da mes­ma for­ma e ela aca­bou por cor­tar re­la­ções. O Di­lan foi cri­a­do pe­la Cris­ti­a­na e pe­la fa­mí­lia. É es­con­di­do pe­la fa­mí­lia de­le. A úni­ca coi­sa que a Cris­ti­a­na que­ria era ca­ri­nho, afec­to, aten­ção e que o seu filho não fos­se es­con­di­do pa­re­cen­do que o pai tem ver­go­nha de­le.” O que a ra­pa­ri­ga con­fi­den­cia com os ami­gos é que “de­se­ja que o filho cres­ça com um pai que des­se a aten­ção que o filho me­re­ce e que o pai as­su­ma as su­as res­pon­sa­bi­li­da­des”. Con­tac­ta­da pe­la TV Guia, Cris­ti­a­na res­pon­de: “É um as­sun­to mui­to de­li­ca­do da mi­nha vi­da. Não que­ro fa­lar do pai do meu filho. Não des­min­to nem con­fir­mo. Sim­ples­men­te não que­ro co­men­tar. A úni­ca coi­sa que pos­so di­zer é que o pai do meu filho sou eu!”

A nos­sa re­vis­ta ten­tou, até ao fe­cho da edi­ção, en­trar em con­tac­to com o jo­ga­dor do Ran­gers, mas não ob­te­ve qual­quer re­ac­ção ou res­pos­ta.

“Ele [o Dál­cio] só viu o filho du­as ve­zes e nun­ca per­mi­tiu que o filho en­tras­se em sua ca­sa”

O jo­ga­dor tem ou­tra fi­lha, de 2 anos, fru­to de uma re­la­ção an­te­ri­or. A fa­mí­lia

de Dál­cio não apoia Cris­ti­a­na. Sem que­rer

adi­an­tar por­me­no­res,

Cris­ti­a­na ga­ran­te ape­nas que ocu­pa o lu­gar de pai

do filho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.