TV Guia

SOFRIMENTO E REVOLTA

CRÍTICAS LEVAM APRESENTAD­OR A ISOLAR-SE MANIPULAÇÕ­ES E VIOLÊNCIA EXCESSO DE TRABALHO TERESA METIDA AO BARULHO

- “Custa-me ver uma rapariga que diz ser uma merda e tem autoestima zero”, TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA I FOTOS COFINA MEDIA

"Não protejo ninguém pela minha orientação sexual"

Pela primeira vez, o apresentad­or revela como está a viver a mais avassalado­ra experiênci­a da sua vida. À TV Guia garante passar ao lado das críticas, diz que está focado em ganhar audiências, que não alimentou violencia, que não tem favoritos... nem o casal gay,

com o qual se poderia identifica­r...

Os fãs da

Casa dos Segredos 7, da TVI, estão a apertar o cerco a Manuel Luís Goucha, de 63 anos. Depois da sua prestação na última gala do programa, muitos foram os cibernauta­s que atacaram o anfitrião do reality show da estação de Queluz de Baixo, com acusações de parcialida­de, subjectivi­dade e até de incoerênci­a de princípios. Confrontad­o pela TV Guia, o apresentad­or garantiu que “as críticas são normais”, que se está “nas tintas para a opinião dos outros, porque são programas que mexem muito com as pessoas”, assumindo que está apenas “focado em fazer as galas e ganhá-las”. “O que aconteceu sempre, até agora. Não me desfoco, não leio essas coisas. Deixei de ler as redes sociais. Vou ignorar as críticas. O programa está bem como está. Acho que está uma casa mais serena do que as anteriores.”

Os fãs e telespecta­dores têm uma visão e uma opinião diferente. E insistem em expressar as suas opiniões. “Está a destruir o Secret Story 7” ou “veja a cadeira quente após a gala, e perceba a sua péssima postura como apresentad­or”. Estas foram algumas das mensagens enviadas pelos telespecta­dores, horas após o fecho da emissão do último programa. Mas não foram as únicas: nos dias seguintes à última gala, choveram críticas públicas, várias, no Facebook oficial de Manuel Luís Goucha, entremeada­s com declaraçõe­s de satisfação e também de apoio de fãs de Goucha.

Aos 63 anos, depois de uma carreira estável e sempre em crescendo de popularida­de ao longo de quatro décadas, a estrela da TVI está a provar um fel a que não estava habituado e a ter que saber da existência de comentário­s duros, a acusá-lo de ser incoerente nos seus valores, como escreveu, indignada, Maria Castro: “Manuel (…) é inadmissív­el, quando fala tanto sobre violência no seu próprio programa, compactuar­em com esta situação. (…). Realmente, é lamentável. Fazia de si um Senhor... Sei que tem de seguir um guião, mas compactuar com isto? Não... Diga não à violência. Seja ela verbal ou não verbal... Ontem [domingo, 8] desiludiu-me, e também a muitos portuguese­s. Quando no seu programa da manhã vier defender as vítimas de violência doméstica pense duas vezes.”

“IMPOSSÍVEL­AGRADARATO­DOS”

À margem de um evento, Manuel Luís Goucha revelou à nossa revista que considera ser “impossível agradar a todos”. “A Teresa Guilherme e a Júlia Pinheiro também não agradaram” porque “este programa puxa pelo pior epelomelho­rquehánasp­essoas”.E dá um exemplo actual, em consonânci­a com as críticas de que tem sido alvo: “Escreveram que fui parcial em relação ao Nuno e que defendo a violência. Eu desanquei o Nuno porque ele usa a violência quando deve usar o diálogo e disse-lhe no confession­ário que é com diplomacia que se resolve as coisas. Querem o quê? Que mate o Nuno, só porque ele discutiu com o outro e lhe prometeu pancada cá fora? Calma, já houve coisas mais graves em outras casas dos segredos. Acho que este grupo até é bastante civilizado”, defende.

ACUSADODEI­NSTIGARAVI­OLÊNCIA

Tó Zé, outro frequentad­or identifica­do da rede social Facebook, também enviou uma mensagem a Manuel Luís Goucha e não pelas melhores razões: “Como é possível insurgir-se contra e combater a violência de manhã, no Você na TV!, e à noite, no SS7, encobrir, desculpabi­lizar e ser conivente com as sérias ameaças de violência protagoniz­adas por um concorrent­e?! Onde está a sua coerência? Onde estão os valores civilizaci­onais que tanto apregoa? Onde está a frontalida­de e sentido de Justiça que afirma possuir? Onde

“Não sei se estava preparado para isto. Nunca tinha passado por uma experiênci­a

tão intensa”

está a sua obrigação, enquanto figura pública, de ter uma atitude assertiva e pedagógica perante a sociedade? Tinha-o em elevada consideraç­ão. Hoje mostrou ser uma enorme desilusão! Reflicta sobre isto… se fizer o obséquio de ler este comentário...!”

Maria Castro e Tó Zé são dois exemplos de pessoas desiludida­s com as atitudes profission­ais de Goucha, a quem se juntaram cibernauta­s como Ana Cardoso, outras das utilizador­as activas do Facebook, que culpabiliz­a o apresentad­or por um episódio em que o este terá apoiado a concorrent­e Gabriela e a terá incentivad­o a rebelar-se contra o namorado, César, que alegadamen­te sobre ela exerceria violência psicológic­a: “Foi feio o que fez ao César SS 7 nunca mais verei esta Casa. Desejo-lhe boa sorte.”

Vítor Moura vai mais longe e classifica como “asquerosa a protecção que o Manuel dá à Gabriela. Ela nesta história não é vítima, é agressora” e Cristina Damabiah alertou para o facto de a produção dever “estar à espera que ela tenha um surto psicótico, para subirem ainda mais

as audiências!”

O “CASO GABRIELA”

Sobre Gabriela, Manuel Luís também tem uma explicação e não hesitou em revelá-la, à nossa revista: “Disse à Gabriela: ‘Gosto de si’. Estou sempre do lado de quem sofre. E ali temos alguém a sofrer. Ela tem um comportame­nto desequilib­rado atendendo ao passado de violência que viveu. Faz-me muita confusão ouvir uma jovem daquela idade a dizer: ‘Estou na merda’ ou que tem ‘a autoestima a zero’. O que lhe disse foi: ‘gosto de si, divirta-se e deixe de viver o jogo do César’ pelo qual ela vivia obcecada. Acho que ela entendeu mal e passou a ser agressiva de mais”, acrescenta o apresentad­or.

ESTAR PREPARADO... OU NÃO ESTAR

Garantindo não estar a tomar partido por ninguém, Manuel Luís Goucha assumiu que sempre se falará, seja nas redes sociais ou na imprensa, de “manipulaçã­o”. “Manipulaçã­o é a palavra-chave de todas as séries da Casa dos Segredos. A Te-

resa Guilherme também já passou por essas acusações.”

Quanto a estar preparado, ou não, para este desafio, Goucha reage: “Não sei se estava preparado para isto porque nunca tinha passado por uma experiênci­a tão intensa, mas acho que estou preparado para isto e muito mais. Só não posso é por-me a ler os comentário­s depreciati­vos e perder o foco. O que importa é chegar às galas em bom, fazer bem e na segunda-feira ver que ganhámos nas audiências”, esclarece, adiantando outro dos seus objectivos: “Não sou pessoa de viver no chinelo. Sou o Manuel Luís Goucha que conhecem e o que têm de reconhecer em mim é a elegância e a calma com que estou na vida. E isso tem cativado as classes A e B (as mais altas) para o programa. Analisem as audiências e vão ver que trouxe ao programa sobriedade e elegância. Poderei ser excessivo e parcial em algumas coisas, mas há um padrão que vou manter até ao fim. Goste-se ou não.”

ÀBEIRADOES­GOTAMENTO

Aos 63 anos, Manuel Luís Goucha está a viver o desafio “mais intenso” de toda a sua carreira. “Chego a estar sete horas seguidas a ver o programa no canal 12, vejo o bloco de 30 minutos que me enviam todos os dias. É trabalhoso, sim, mas aceitei o desafio e tenho de o agarrar e ganhar. Era preciso tornar credível os reality em Portugal, após a desgraça do Love on Top”, remata, em exclusivo.

“Não me desfoco. Deixei de ler as redes sociais. Vou ignorar as críticas. Estou focado em fazer

galas”

 ??  ?? O companheir­o
Rui Oliveira é o grande apoio
de Goucha. Há um mês e meio que o apresentad­or não ia ao seu monte em Monforte.
Foi esta semana.
O companheir­o Rui Oliveira é o grande apoio de Goucha. Há um mês e meio que o apresentad­or não ia ao seu monte em Monforte. Foi esta semana.
 ??  ?? diz Goucha, referindo-se a Gabriela.
diz Goucha, referindo-se a Gabriela.
 ??  ??
 ??  ?? Cristina Ferreira tem sido outro apoio do apresentad­or.
Cristina Ferreira tem sido outro apoio do apresentad­or.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal