TV Guia

O Tal CANAL

- POR PAULO ABREU CHEFE DE REDACÇÃO

ACTORES (QUASE) UNIDOS

1. Cresci profission­almente a ouvir dizer que a classe artística não é unida. As histórias são imensas, dos mais variados agentes do espectácul­o, homens e mulheres, que vão do cinema ao teatro, passando pela televisão: que este mundo era todo ele uma selva; que eram facadas atrás de facadas entre os colegas.

E foi por isso, com satisfação, que vi na sexta-feira, em frente ao Teatro D. Maria II, no Rossio, uma praça repleta de artistas, famosos e anónimos, a exigirem do Governo uma atenção maior à cultura, sempre ignorada por quem manda no

País, exceptuand­o nas eleições.

Rita Blanco, ao lado dos “dinossauro­s” Maria João Luís, Miguel Guilherme e Maria Rueff, chegou mesmo a confessar-se impression­ada com a presença de “actores de telenovela­s”. “Isso é uma coisa nova.” Concordo. Ver os “miúdos” Cláudia Vieira, José Mata, Sara Prata e Jani Zhao, entre outros, a lutarem na rua por uma profissão digna, com mais e melhores condições, abre uma janela de esperança àquilo que vivemos no seio da classe artística: as banalidade­s e os egocentris­mos nas redes sociais em busca de likes e de um patrocínio. Com a certeza de que nunca é tarde para abrir os olhos – e tantas estrelinha­s da TV que há por aí e que podiam encher o Rossio –, era bom que todos reflectiss­em com as palavras de Diogo Infante, nesta edição da TV Guia: “Estamos cansados de uma sobrevivên­cia no limiar da sobrevivên­cia. Pedimos a dignidade para um sector que invariavel­mente é penalizado.”

2. Já o tinha escrito aqui, que a SIC não sabe promover e estimar a Liga Europa, competição que vai manter em grelha até à época 2020/21, a troco de mais 4,8 milhões de euros, e confirmei-o na quinta-feira, dia 5, na transmissã­o do At. Madrid-Sporting. Na capital espanhola, Paulo Futre, que defendeu as cores destes históricos clubes e que foi o melhor jogador português pós-Eusébio e pré-Figo e Ronaldo, foi alvo de uma enorme homenagem, fora e dentro do estádio, e em Carnaxide alguém decidiu passar ao lado de tudo isto. Lamentável.

3. José Manuel Freitas, um dos grandes do jornalismo desportivo – agora comentador da CMTV e cronista do CM e Record –, conta na TV Guia a sua aventura com Futre em Madrid. Obrigado, camarada, por enriquecer­es a nossa revista com as tuas palavras e olhar únicos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal