TV Guia

RECUSADA por ser negra

Sharam Diniz vítima da cor da sua pele, detesta comparaçõe­s com Ana Sofia A modelo internacio­nal não escapa ao racismo e já viu serem-lhe recusados trabalhos na passerelle. Largou Nova Iorque e mudou-se de armas e bagagens para Lisboa, atrás de outro so

- TEXTO ISABEL LARANJO | FOTOS LILIANA PEREIRA INSTAGRAM E

Amoda não era vista como uma carreira de futuro nos e ioda família de Sharam Diniz. Certo é que a jovem, hoje com 27 anos deidade, começou a receber convites para pisar as passerelle­s aos 14 e acabou por aceder aos convites de marcas como Chanel, Ralph Lauren ou Victoria Secret’s. Tornou-se num dos “anjos” daquela marca de l ingeri e, mas garante que avida nem sempre lhe tem sorrido, no meio da moda. “Sim, já sofri com o racismo, não vou dizer que não. Não é algo que me afecte no meu dia-a-dia, mas já aconteceu ser recusada em desfiles por o estilista não querer manequins negras. Isto depois de ser chamada para esses castings. Ora, se não queria negras, para que é que lá fui?”, lamenta. A vida de modelo foi, na sua perspectiv­a, uma forma de também alcançar o seu sonho maior, a representa­ção. “Esse foi o sonho, mas a moda veio por acaso e decidi agarrar a oportunida­de. Talvez porque tivesse olhado para isso como um meio para chegar à representa­ção. Nós, como manequins, também temos de vestir diferentes personagen­s, para as campanhas e editoriais, que são especifica­s”, explica Sharam Diniz, que via, às escondias, a telenovela bra si leira Xica da Silva, quando era miúda .“Nessa altura, os meus pais nem sequer me deixavam ver a novela, porque tinha muitas cenas de sexo, muitas cenas de violência. Então, eu via às escondidas. Para mim, ver uma negra lindíssima e com um papel principal, naquela altura, pensei: ‘Bem, isto é possível. Um dia posso ser eu!’. Foi quando surgiu o bichinho de representa­r.”

A MIÚDA DO BAIRRO

A grande oportunida­de paras e iniciar como actriz surge agora, na pele de Na o mi, uma raparigada C ovada Moura, um bairro problemáti­co, recriado nas instalaçõe­s da SP Televisão e que será um dos cenário da novela Alma e Coração, da SIC. “Continuo nos dois mundos, ainda não me desliguei da moda, até porque uma coisa puxa a outra. Estou satisfeita, mas quero realmente agarrar este desafio, e esta oportunida­de, que a SIC e a SP me estão a dar. É um sonho que tenho desde miúda.”

Sharam Diniz já tinha feito um pequeno papel em A Única Mulher. Agora, será umas das personagen­s centrais do seu núcleo, filha de Aida (Cléo Mululo), uma mulher com poderes sobrenatur­ais, na estação de Carnaxide.

Devido ao seu percurso, já há quem a compare a Ana Sofia, algo que recusa .“Não vou aceitar essa comparação nem quero. Gosto muito da Ana Sofia. Foi uma pessoa que enquanto manequim sempre me apoiou... Para deixar bem claro: a Ana Sofia é minha amiga e vai continuar a ser. Se quero ser boa no que faço, ou melhor, quero, mas não quero ser melhor do que a Ana Sofia. Quero ser melhor do que sou hoje.”

“A Ana Sofia é minha amiga vai continuar a ser. Não quero ser melhor do que ela”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal