TV Guia

Pequeno-almoço É A CHAVE

Antes de sair de casa, tome um pequeno-almoço equilibrad­o. É fundamenta­l para quem pretende perder peso ou mantê-lo sob controlo. Se tivesse que escolher o primeiro mandamento da alimentaçã­o saudável, era isto

-

Se tivesse que escolher o primeiro mandamento da alimentaçã­o saudável, seria: vais tomar um pequeno-almoço equilibrad­o antes de saíres de casa. Tomar o pequeno-almoço é fundamenta­l para quem pretende perder peso ou mantê-lo sob controlo. Além disso, está provado que a sua toma diária está directamen­te ligada a uma melhor performanc­e física e cognitiva, à prevenção da fome e consequent­e sobrealime­ntação no final do dia. Vários estudos também comprovam que as crianças que tomam o pequeno-almoço apresentam melhor rendimento escolar. Sugiro que tome o pequeno-almoço em casa, pois é mais saudável e barato. Compensa acordar cinco minutos mais cedo e fazer umas das imensas combinaçõe­s saudáveis e bonitas (os olhos também comem) da primeira refeição do dia. Comece por um copo de água morna com gotas de limão e depois faça as suas escolhas: desde o simples pão escuro às papas de aveia, passando pelas panquecas, e terminando nos enfrascado­s, que pode deixar preparado de véspera e assim nem perde tempo de manhã. Se optar por pão, prefira versões integrais, mais ricas em fibra, que o vão saciar mais. Atenção ao que coloca no pão: compota de fruta sem açúcar, queijo quark ou abacate são boas opções. Se prefere cereais, escolha os integrais não açucarados. A oferta de cereais não açucarados é alta (flocos de aveia, milho ou centeio, quinoa, por exemplo), no supermerca­do leia os rótulos para fazer a compra certa. 50g de cereais ao pequeno-almoço é a quantidade média de cereais que um adulto deve ingerir. Junte leite ou um iogurte, de preferênci­a magros, ou bebida vegetal sem adição de açúcar.

Se consome bebidas vegetais, tente variar: não opte sempre pela soja. Pode também incluir uma pequena porção de fruta fresca, sementes e frutos secos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal