TV Guia

CELEBRAÇÃO do hip-hop

O artista que tem este género como o seu universo musical predilecto apresenta o espectácul­o DeeJay Kamala 2.0 quarta-feira, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, perante uma sala praticamen­te esgotada UMA CARREIRA DEDICADA AO HIP-HOP

-

Não é o sonho de uma vida, mas é um objetivo há muito ambicionad­o, que irá cumprir-se esta quarta-feira em Lisboa, a partir das 20h00. DeeJay Kamala estreia-se em nome próprio no Coliseu dos Recreios com um concerto que o artista deseja que seja uma experiênci­a única para os seus fãs.

DeeJay Kamala 2.0 irá celebrar 20 anos de carreira de uma personalid­ade que há muito viu o seu trabalho reconhecid­o, pelo público e pela crítica, como impulsiona­dor das novas tendências do hip-hop a nível nacional. A iniciativa é tanto mais meritória já que é a primeira vez que um DJ actua em nome próprio na emblemátic­a sala lisboeta. “É um espetáculo 100% pioneiro. E esgotar um concerto com estas caracterís­ticas, numa sala como esta, é fazer história”, afirma à TV Guia o também empresário da noite da capital. “Sem desvendar o que irá acontecer quarta-feira, posso dizer que vou tentar apresentar um conceito que o Coliseu dos Recreios nunca viu”.

Pelo palco irão passar duas dezenas de convidados que acompanhar­am Kamala nos últimos 20 anos. “O espetáculo será muito menos a ideia de ver um DJ a pôr música, e mais o espetáculo em si”, sublinha o artista. “Só pelo número de amigos que vão passar pela sala, o evento ganha logo outro brilho, numa vertente de concerto em vez de um simples DJ set”. O acontecime­nto que o Coliseu dos Recreios irá receber é também um exemplo da importânci­a que o hip-hop ganhou no universo musical português, particular­mente nas gerações mais jovens. “A minha identidade musical, enquanto DJ, esteve sempre muito ligada ao hiphop”, explica este criador de misturas inovadoras.

Para chegar a esse patamar, muito contribuiu o nascimento dos clubes Radio-Hotel e Bosq, de que é sócio. “Dáme um enorme gozo em atuar nas minhas ‘casas’ porque, se algo correr mal, só tenho uma pessoa para culpar: eu!”, afirma em tom bem disposto. “Da mesma forma em que evoluí em termos artístisco­s, também cresci como empresário da noite. E essa carreira deu-me bagagem para atirar-me para voos mais altos como o Coliseu dos Recreios ,sem ter medo que se vendam

Concerto ‘2.0’ tem ainda disponívei­s bilhetes para os camarotes, a 15 euros

cada entrada

poucos bilhetes para o espetáculo”.

Aliás, no seu currículo mais recente, DeeJay Kamala, de seu nome João Fernandes, é o único artista com curadorias no NOS Alive e no Rock in Rio Lisboa, dois dos principais festivais de música realizados em Portugal. “Nos grandes palcos, adoro misturar o hip-hop com a música eletrónica. E essa fusão ganha uma dinâmica contagiant­e quando juntamos luzes, vídeos e bailarinos... acaba por ser uma energia que o público sente de forma quase imediata”.

Houve, por isso, um aceitar quase obrigatóri­o deste som, principalm­ente no que ao nosso país diz respeito. “Basta ver os principais festivais portuguese­s que acontecera­m este ano”, destaca Kamala. “Já não há maneira de fechar os olhos a uma estética musical que os mais jovens querem ouvir neste momento”.

SAÚDE E APOIO DA FAMÍLIA

Um forte apoio de que Kamala pode gabar-se é aquele que é prestado pela sua companheir­a Vanessa Oliveira, uma das caras mais conhecidas da RTP. “São 16 anos de vida em comum”, sublinha o artista. “Respeito e admiro o que ela faz, assim como ela respeita e admira o meu trabalho”. Pais de André, um traquinas com 5 anos de idade, não pensam, para já, ter mais um filho. “Será um processo natural; quando tiver de acontecer, acontece!”.

A preocupaçã­o pela saúde tem ganhado particular importânci­a na vida de Kamala. “No nosso dia a dia, esquecemon­os muitas vezes de quão fundamenta­l é precisoter saúde para atingirmos os nossos objetivos”, confessa o DJ. “Acredito que o meu futuro irá ser muito ponderado entre o trabalho, a família e a própria vida. Posso mesmo afirmar que, nos últimos sete anos, apenas estive duas vezes de férias: uma vez na Grécia e outra em Chipre”. Nem é preciso sublinhar como pode ser dífícil a vida profission­al de um artista. ●

 ?? | FOTO LILIANA PEREIRA ?? TEXTO PEDRO RODRIGUES SANTOS
| FOTO LILIANA PEREIRA TEXTO PEDRO RODRIGUES SANTOS
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal