TV Guia

DESTRÓI FAMÍLIA

O filho do dono do restaurant­e acusa Ljubomir de o ter “insultado” e “humilhado”. Saiu porta fora com a mulher a meio do programa e nunca mais falou aos pais. O que o cheflhe disse só se descobrirá domingo, 23, pois nem a mãe sabe o que levou Aires Pinhei

-

Ljubomir Stanisic esteve a um palmo de andar à pancadaria com o candidato à renovação de restaurant­e do episódio que vai ser emitido domingo, dia 23. Os elementos da produção de Pesadelo na Cozinha ,o realitysho­w dominical da TVI, ficaram em alerta máximo e em prontidão para separar o chef e Aires Sousa Pinheiro, de 31 anos, que, em meados de Agosto, se pegaram numa violenta discussão no interior da cozinha do Restaurant­e Adiafa, situado nas imediações da Praça de Touros de Santarém, no Ribatejo. A pesada troca de palavras entre o cozinheiro jugoslavo e o alegado herdeiro do negócio de restauraçã­o escalabita­no e a mulher, Catarina Lima Ribeiro, durou poucos minutos, ficou gravada e originou uma tragédia familiar que, quase dois meses depois, continua sem solução, tendo, inclusive, originado o despedimen­to do filho mais velho dos proprietár­ios da casa.

Adelina Sousa Pinheiro, 53 anos, mãe do filho desavindo, cozinheira e proprietár­ia do Adiafa, revela à TV Guia o que se terá passado durante a visita de Pesadelo na Cozinha, embora o dramático episódio tenha ocorrido exactament­e numa hora em que se ausentou do restaurant­e para rever uns familiares que não via há mais de 30 anos. “O Ljubomir teve um confronto com o meu filho e a minha nora na cozinha. Foi por causa de uma coisa com a qual o meu filho e a esposa não concordara­m. O que Ljubomir disse ao meu filho mexeu com vários sentimento­s familiares. O meu filho descambou, disse que desistia e saiu porta fora com a mulher”, conta.

DESPEDIDO APÓS SER HUMILHADO

Instada pela nossa revista, Adelina acedeu a avançar mais pormenores, os que, jura, garante conhecer: “Não vejo o meu filho e a minha nora desde o dia da discussão com Ljubomir. Para ver os meus netos, troco SMS com ele e combino horários para ver as crianças”, relata a cozinheira do Adiafa, com a voz embargada e ainda a tentar encontrar respostas para a abrupta e dura ruptura familiar. “O nosso filho só nos disse que não tinha capacidade­s para isto, que foi insultado e humilhado pelo Ljubomir. Não vou dizer o que se passou, as palavras terão que ser dele e ele não me contou a conversa. O meu filho, neste momento, não fala connosco. Ele rompeu connosco…”, sublinha, adiantando que ela própria só irá descobrir o que realmente aconteceu quando vir domingo o programa em directo na televisão.

Curiosamen­te, a ideia de chamar o popular e destemido cozinheiro Ljubomir Stanisic e a equipa de Pesadelo na Cozinha partiu

da cabeça de Aires Sousa Pinheiro, o filho ainda não pródigo. “O meu filho é que teve a ideia de chamar o Ljubomir. As coisas não estavam a correr bem, mas ele tinha vontade de dar continuida­de ao projecto. Inscreveu-nos porque queria dar a volta ao negócio. Só que aquilo que o Ljubomir lhe disse mexeu com partes familiares e descambou, mexeu com afectos. O meu filho está muito afectado connosco cá dentro. Está muito magoado”, repete Adelina, à TV Guia, sem conhecer ainda detalhes da violenta discussão que quase acabou em cenas de pugilato.

O candidato que virou as costas a Ljubomir e abandonou o programa tem 31 anos e ficou desemprega­do depois da acesa discussão. “Isto era o trabalho dele e agora está no desemprego. Ele tem dois cursos profission­ais – em electromec­ânica e serralhari­a mecânica –, mas foi criado aqui, sabe cozinhar, mas não se entendeu com o Ljubomir. Só me disse que foi humilhado e que não está para isto”, reafirma a mãe, desolada.

O QUE APRENDEU COM O CHEF?

Adelina confirma também à TV Guia que introduziu na cozinha alguns conceitos do Ljubomir, mas teve que inverter a marcha a pedido dos clientes habituais. “Os clientes conhecidos pediram a ementa antiga, tive que ceder”, confessa, anunciando o que de bom ganhou com a visita de Ljubomir: “Aprendi

muita coisa: Como trabalhar com um bife, com um molho, como poupar mais. Como pessoa não tenho razão de queixa dele. Eu fazia à minha maneira na cozinha, mas ele ensinou-me a fazer poupando mais e de forma mais saudável. Só peço à minha Nossa Senhora de Fátima que me ajude e proteja para que a casa corra melhor”, apela, levando uma mão ao peito e apontando para uma imagem colorida da milagreira da Cova da Iria que colou por cima do fogão. ●

 ?? TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA I FOTOS IVO RAINHO PEREIRA E D.R. ??
TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA I FOTOS IVO RAINHO PEREIRA E D.R.
 ??  ?? Aires Pinheiro garante quefechar as portas está fora de questão. Adelina, a cozinheira, perdeu um filho às mãos de Ljubomir. Uma tragédia.
Aires Pinheiro garante quefechar as portas está fora de questão. Adelina, a cozinheira, perdeu um filho às mãos de Ljubomir. Uma tragédia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal