TV Guia

À espera do MILAGRE

A família de Hugo e Cátia, os donos do restaurant­e Dom Dinis, no Fundão, vive vários dramas e precisa de sucesso no negócio para sobreviver. Será que Ljubomir os conseguirá salvar?

- TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA | FOTOS COFINA MEDIA E D.R.

Avida dos proprietár­ios do restaurant­e Dom Dinis, no Fundão, dava um filme trágico, daqueles com os ingredient­es todos para um grande drama. Hugo tem 34 anos e, em desespero, chamou Ljubomir Stanisic e a produção de Pesadelo na Cozinha ,na TVI, contra a vontade de Cátia, 29 anos, para salvar o restaurant­e que gerem há dois anos. A mulher e única cozinheira do espaço luta, há quatro anos, com o problema de um filho que nasceu com uma doença rara. Além disso, uma única colaborado­ra, Ana, baralha os pedidos. É o caos. O casal vive sufocado em despesas e não tira do restaurant­e o suficiente para se governar ou pagar contas. Antes do programa ser emitido na TVI tinha a clientela em fuga, em parte devido às trapalhada­s do serviço, à confusão da carta e por conta da fraca qualidade da comida que Cátia confessou não saber cozinhar.

Quando Ljubomir chega ao Dom Dinis encontra Hugo desanimado na sala a trabalhar com a jovem Ana, de 23 anos, que não tem formação na área da hotelaria. Cátia estava prisioneir­a num cubículo a que chamavam (e chamam) cozinha, entalada entre tachos e panelas, a tentar confeccion­ar pratos de bacalhau, francesinh­as, picanhas, grelhadas, bifes com molho de café e muitas outras especialid­ades banais típicas de norte a sul e Portugal. Depois da visita de Ljubomir as francesinh­as passaram a constar no menu dos fins-de-semana, apesar do cozinheiro que veio da Jugoslávia ter aconselhad­o a banirem da ementa a especialid­ade portuense.

FRANCESINH­A SE EXPLORAÇÃO

Só que as francesinh­as são uma fixação culinária de Hugo, natural da Invicta, que trabalhou precariame­nte em vários restaurant­es desta cidade antes de acabar emigrado, ao lado de Cátia, em Montoban, perto de Toulouse, França, onde foram explorados como escravos por patrões portuguese­s.

Nessa época dura da vida do casal também tiveram que lutar para salvar o bebé Dinis, que nasceu com órgãos fora do corpo, sujeito a múltiplas infecções e em perigo de vida. A criança já foi operada e está a salvo. Só falta mesmo um milagre para o restaurant­e sobreviver. ●

 ??  ?? Ljubomir chegou ao Dom Dinis e viu gente destroçada. Ana, Cátiae Hugo, a tripla que tenta salvar o Dom Dinis.
Ljubomir chegou ao Dom Dinis e viu gente destroçada. Ana, Cátiae Hugo, a tripla que tenta salvar o Dom Dinis.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal