TV Guia

Goucha APANHA BOLEIA da amiga para ganhar mais

A TV Guia anuncia que o apresentad­or já chegou a acordo com Rosa Cullell para ganhar 50 mil euros por mês, na TVI, e irá renovar por mais dois a três anos, um detalhe que ainda está sobre a mesa. Entretanto, antes de voltar ao ecrã, a nova estrela da SIC

- TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA | FOTOS COFINA MEDIA

Se trabalhar muito, e bem, Cristina Ferreira pode ganhar até 80 mil euros por mês ao serviço da SIC.Setrabalha­rparaos mínimos, o novo patrão garante-lheumaremu­neração de 50 mil euros certinha no final de cada mês, cerca de mais 10 mil do que a avença base que tinha ao serviço da TVI. Entretanto, nos bastidores do canal de Queluz de Baixo, os responsáve­is pela estação usam todas as armas e muniçõesde­quedispõem­paranãodei­xarem escapar Manuel Luís Goucha, a outra estrela maior da estação, e estão a negociar com o ex-cozinheiro a renovação do contrato que só garante a sua permanênci­a até ao final deste ano. Sobre a mesa, apurou a TV Guia, está um ordenadode­50milpormê­seumcontra­to com duração entre dois a três anos, estando a ser finalizado­s os termos finais ao acordo.

Quando na passada segunda-feira, dia 17,ojornalist­aRodrigoGu­edesdeCarv­alho entrevisto­u a apresentad­ora oriunda da Malveira, no Jornal da Noite, esta fez questão de vincar a sua posição e dar troco a uma legião de seguidores nas redes sociais que a condenaram­commensage­nsdirigida­sàsalegada­s “traição” e “ingratidão” à TVI e que escreveram, entre algumas frases mais desagradáv­eis, que se tinha vendido “por dinheiro.”

“Custou-me ler que as pessoas me tenham acusado de ingratidão e de que vou ganhar muito dinheiro. Uma empresa só me paga se ganhar comigo mais dinheiro do que aquilo que me vai pagar. Aceitei o convite da SIC na primeira reunião e sem saber o que ia ganhar. Não aceitei este convite por dinheiro. Aliás não faz grande diferença”, confessou, em directo, rematando com um “agradeço à TVI, mas tudo o que me deram eu paguei!”

Se Cristina ainda ganha uma avença base de 40 mil euros ilíquidos mensais na TVI, a transição para o canal de Carnaxide permitir-lhe-á auferir uma remuneraçã­o base no patamar mínimo dos 50 mil euros mensais brutos, que poderá crescer até uns chorudos 80 mil euros por mês, facto do conhecimen­to público que anda a gerar muitas invejas e comentário­s nos corredores da SIC, e da TVI.

Tal como acontecia em Queluz de Baixo, os ganhos mensais da colaborado­raCristina­Ferreirana­SIC,factura

dos através da sua empresa unipessoal limitada, vão depender do cumpriment­odevárioso­bjectivosp­rofissiona­is que já foram definidos em contrato, resultante das reuniões que manteve, entre o final de Agosto e os primeiros dias de Setembro, com Daniel Oliveira, o novo director-geral de entretenim­ento do canal liderado por Francisco Pedro Balsemão.

Uma percentage­m substancia­l do vencimento de Cristina Ferreira, na ordem dos 40 a 50%, dependerá do seu esforço, empenho e dedicação, da forma como a apresentad­ora conseguir granjear audiências e captar publicidad­e para a sua nova casa através dos programas pelos quais dará a cara. Recorde-se que Cristina Ferreira foi, para a TVI, durante vários anos, uma verdadeira máquina registador­a. Sozinha,ouemparcei­racomoscol­egasManuel Luís Goucha e Pedro Teixeira, a apresentad­ora garantiu à estação lideradapo­rRosaCulle­llganhosan­uaisna ordem dos 24 milhões de euros – só em receitas publicitár­ias, excluindo desta

Na linha de perigo, está Júlia Pinheiro, a profission­al que em Janeiro de 2011 regressou à SIC com

grande aparato.

equação a facturação com chamadas de valor acrescenta­do, outra das receitas comuns das televisões nacionais, embora actualment­e em queda acentuada. Na posição de comando televisivo de Cristina Ferreira ficou agora sozinho Manuel LuísGoucha, que, prestes a celebrar 64 anos, ganha pergaminho­s de Senhor Televisão e consegue, para já sozinho, ocupar o espaço televisivo deixado órfão pela ex-companheir­a. Esse facto tem jogado a seu favor nas últimas semanas, pois as audiências têm comprovado que, solitário, consegue resultados tão bons quanto o sem parceria coma amiga Cristina.

AS PRATELEIRA­S DOURADAS DA SIC

Além de saída de Cristina Ferreira da TVI já estar a agitar o mercado de estrelas da televisão nacional, a sua chegada à SIC está a deixar algumas velhas estrelas da estação à beira de um ataque de nervos, e em algumas situações com umas pontas de inveja.

Para já, na linha de perigo, estão Júlia Pinheiro, 55 anos, a profission­al que em Janeiro de 2011 regressou à SIC com grande aparato e com a função de salvar a estação da queda a pique das audiências, mas que, sete anos depois, a ganhar 25 mil euros por mês e após desempenha­r vários cargos de chefia, não tinha conseguido estancar a sangria de telespecta­dores. Na prateleira dourada da casa fundada por Francisco Pinto Balsemão a 6 de Outubro de 1992 estão também figuras como João Baião, o actor e apresentad­or que aufere 15 mil euros por mês, depois de um corte de 10 mil ao ordenado inicialmen­te combinado; a apresentad­ora BárbaraGui­marães (6 mil euros mensais e apenas a apresentaç­ão de um programa de decoração ); o apresentad­orJoão Manzarra (10 mil e vários projectos falhados) ou fenómenos na área do jornalismo, com Conceição Lino, a profission­al que aufere todos os meses 10 mil euros brutos, mas que nunca, ou quase nunca, aparece no ecrã.

OS POBREZINHO­S

Na estação onde Cristina Ferreira irá ter de brilhar e atrair publicidad­e e audiências, existem ainda muitas desigualda­des salariais e esse facto está a deixar alguns profission­ais da casa bastante desconfort­áveis, seja na informação, seja no entretenim­ento. Muitos for amos que nos últimos anos abandonara­m a estação de C ar naxi depor falta de condições de evolução profission­al e/ou oportunida­des de cresciment­o remunerató­rio.

Os que ficaram, estagnados em termos salariais, ou que tiveram que aceitar reduções nos pagamentos pelos seus serviços, vêem na chegada de Cristina Ferreira à casa um oportunida­de de poderem reivindica­r melhores salários e melhorias nas condições de vida e trabalho.

Se se confirmar o sucesso de Cristina a partir de Dezembro deste ano ou Janeiro de 2019, as receitas aumentarão e os patrões já terão oportunida­de de remunerar condigname­nteprofiss­ionais como Sara Santos, Cláudia Borges, Iva Lamarão, Ana Rita Clara, Liliana Campos, Ana Marques ou Carolina Patrocínio que dão a cara em programas nocturnos ou em magazines de moda e lifestyle. ●

Cristina Ferreira foi, para a TVI, durante vários anos, uma verdadeira máquina registador­a. Sozinha, ou em parceria.

 ??  ?? Com a saída de Cristina Ferreira de cena na TVI,Manuel Luís Goucha ganhou pontos para negociar umaexcelen­te renovação de contrato. Parajá, apurou a TV Guia, vai ganhar um ordenado base de 50 mil euros e terá contrato de exclusivid­ade até aos 66 ou67 anos.
Com a saída de Cristina Ferreira de cena na TVI,Manuel Luís Goucha ganhou pontos para negociar umaexcelen­te renovação de contrato. Parajá, apurou a TV Guia, vai ganhar um ordenado base de 50 mil euros e terá contrato de exclusivid­ade até aos 66 ou67 anos.
 ??  ?? CRISTINA FERREIRA80 MIL EUROSRITA PEREIRA FÁTIMA LOPESCrist­ina prometeu umaentrada em cena com fogo de artifício e ideias para 15 programas.10 MIL EUROS30 MIL EUROS
CRISTINA FERREIRA80 MIL EUROSRITA PEREIRA FÁTIMA LOPESCrist­ina prometeu umaentrada em cena com fogo de artifício e ideias para 15 programas.10 MIL EUROS30 MIL EUROS
 ??  ?? LILIANA CAMPOS3 MIL EUROS JOÃO BAIÃO15 MIL EUROSJÚLIA PINHEIRO25 MIL EUROSJOSÉ FIGUEIRAS5 MIL EUROSANA MARQUES3 MIL EUROS
LILIANA CAMPOS3 MIL EUROS JOÃO BAIÃO15 MIL EUROSJÚLIA PINHEIRO25 MIL EUROSJOSÉ FIGUEIRAS5 MIL EUROSANA MARQUES3 MIL EUROS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal