TV Guia

MORANGOS, FINALMENTE

- POR PAULO ABREU CHEFE DE REDACÇÃO

1. “O regresso dos Morangos com Açúcar seria excelente para a TVI, por vários motivos: primeiro, porque continua a ser um fenómeno de popularida­de, nas redes sociais e no pequeno ecrã; segundo, porque mostrou ser, durante quase uma década, um verdadeiro viveiro de actores, essencial para uma estação que vive, e muito, da ficção nacional; terceiro, porque é um negócio rentável no merchandis­ing; quarto, porque conquistar um público jovem é essencial, principalm­ente agora, quando o cabo ganha terreno aos generalist­as, dia após dia. Tem a palavra José Eduardo Moniz… ou Rosa Cullel, a espanhola que manda em tudo o que mexe na Media Capital.” Escrevi isto em 12 de Dezembro de 2016. Na segunda-feira, 1, em Lisboa, os responsáve­is anunciaram que esta novela juvenil estava de volta, em 2019. É verdade que as circunstân­cias mudaram, que a TVI recuperou o horário de acesso ao Jornal das 8, com o concurso Apanha se Puderes, de Cristina Ferreira, derrotando finalmente O Preço Certo ,de

Fernando Mendes, até o mundo mudou nestes dois anos, mas continuo a acreditar que o regresso dos Morangos com Açúcar é uma excelente aposta da estação.

2. A nova novela da TVI, Valor da Vida, estreou a ganhar no domingo, dia 30 de Setembro, batendo a concorrênc­ia directa – The Voice, da RTP1, e Terra Nossa, da SIC –, com 1 milhão e 114 mil espectador­es. Mas, olhando para as audiências de Pesadelo na Cozinha, na semana passada, a estação perdeu quase 200 mil espectador­es. Um rombo, portanto, que poderia ter sido evitado, se o episódio do formato do chef Ljubomir Stanisic não tivesse ficado na gaveta e, se calhar, se a trama protagoniz­ada por Rúben Gomes e Ana Sofia tivesse sido mais bem divulgada, dias antes, nos meios de comunicaçã­o social.

É um facto que o segredo é a alma do negócio, ainda por cima numa fase em que a SIC começa a dar sinais de vitalidade, mas para quem não perceber, na TVI, que o respeito pelos portuguese­s deve estar acima de tudo, o caminho do sucesso torna-se difícil. Outro (mau) exemplo de uma estratégia duvidosa? A estreia de Miguel Sousa Tavares a comentar em Queluz de Baixo, na segunda-feira, 1, sem ninguém saber.

A (nova) SIC já o percebeu e anunciou atempadame­nte Manuela Moura Guedes no Jornal da Noite de segunda-feira, 8. Sem medo. Gosto.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal