TV Guia

O SEGREDO da felicidade

A jornalista garante que só se é verdadeira­mente feliz tendo amor, por muito dinheiro ou sucesso profission­al que se possa ter OS TABUS DA JORNALISTA

- Judite Sousa TEXTO ISABEL LARANJO | FOTOS LILIANA PEREIRA

Chama-se Não Me Olhes Com Esse Tom de Voz e é o novo livro de Judite Sousa, escrito em parceria com a sua ginecologi­sta, Maria do Céu Santo. A ideia surgiu durante um jantar de amigos que durou até de madrugada. As relações de cada um, muitas vezes falhadas, fizeram as duas questionar­em-se sobre o amor. Foi há cinco anos que a directora da TVI preparou 145 perguntas para a médica, mas só agora a obra é dada ao prelo, com a chancela da Bertrand. Durante o lançamento, na FNAC Colombo, na sexta-feira, 28 de Setembro, Judite Sousa falou aos jornalista­s mas pouco abriu o coração. À pergunta “é feliz?”, a jornalista respondeu: “Sou feliz dentro da minha circunstân­cia.” Quanto ao papel que o amor tem na sua vida, nos dias de hoje, Judite Sousa procurou contornar a questão, mas garantiu que “por muito que alguém tenha sucesso, uma carreira, dinheiro, só é verdadeira­mente feliz se encontrar o amor”.

E acrescento­u ainda sobre o tema: “Este é um livro sobre o amor. Desde logo o olhar. A palavra ou o silêncio cúmplice, que dispensa palavras. O toque, beijo, que mede a intensidad­e da paixão. O cheiro. A pele é a parte mais erógena do corpo humano.”

Desde o final do seu casamento com Fernando Seara que nunca mais se conheceu uma relação séria à jornalista da TVI. Agora, Judite fala abertament­e sobre quanto é difícil a estabilida­de amorosa. “Manter hoje uma relação afectiva é bastante mais difícil do que há 50 anos, já que a liberdade de cada elemento do casal é o cimento que agrega a relação, construind­o e acentuando o que une, como também pode ser a condição para o exercício do direito a ser feliz noutra opção, terminando a relação.” Judite terminou o seu discurso, perante uma sala cheia, dizendo que a frase “não me olhes com esse tom de voz”, que dá título à obra, é “a melhor declaração de que alguém pode fazer, seja homem ou mulher. Tem a ver com os dois sentidos mais importante­s, para o amor: o olhar e a voz”.

A jornalista contou com o apoio de alguns amigos, muitos deles da RTP, onde trabalhou 30 anos, e, como sempre, da mãe, Isabel de Jesus, e da irmã, Isabel Sousa.

Durante a apresentaç­ão, feita por José Miguel Júdice, referiu que, a leitura da obra “pode salvar relações”. ●

 ??  ?? A socialista Edite Estrela.
A socialista Edite Estrela.
 ??  ?? Isabel Angelino com um exemplardo livro.
Isabel Angelino com um exemplardo livro.
 ??  ?? A RTP bem representa­da: Vítor Gonçalves, Marina Ramos e Cristina Esteves.
A RTP bem representa­da: Vítor Gonçalves, Marina Ramos e Cristina Esteves.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal