TV Guia

BOA NOITE, MANUELA

- POR PAULO ABREU CHEFE DE REDACÇÃO

1. Não sei que problemas Manuela Moura Guedes poderá trazer no futuro à SIC, dentro e fora de portas – com o coração ao pé da boca, é capaz de dizer tudo como os malucos –, o que sei é que a nova estrela da estação de Carnaxide para a área da informação, às segundas-feiras, no Jornal da Noite, vai ajudar a fazer mossa na TVI. Aliás, já está. E, com o avançar do tempo, acredito que a margem seja de cresciment­o. Afinal, se é verdade que muitos a detestam, também não é menos verdade que um número significat­ivo de portuguese­s gosta de a ouvir. António Costa, principalm­ente este, que se cuide, que a “Generala” está viva – perdão, a “Procurador­a”.

2. “Há uma jovem profission­al que se está a revelar na televisão e que merece uma palavra de confiança para o futuro: Ana Sofia Cardoso. É jornalista da TVI. Muito bonita, tem uma voz doce e mostra uma segurança notável no ecrã. É a minha escolha para as primeiras notícias do dia, no Diário da Manhã.” Escrevi-o, aqui, em 14 de Agosto de 2013. Não me enganei. Cinco anos depois, a seguir a José Alberto Carvalho e Judite Sousa, é já muito provavelme­nte o rosto mais forte da informação de Queluz de Baixo. Aliás, no final de Dezembro de 2017, a TV Guia elegeu-a como a Figura da Informação. “Em estúdio, seja nos jornais da Uma, das Oito ou da 25.ª Hora, ou no terreno, como vimos nas eleições na Catalunha, esta jornalista tem um futuro risonho à sua frente. Ainda com muito caminho por trilhar, pode vir a ser a melhor. Queira ela e saibam os responsáve­is puxar por si.” Ela quer, já se percebeu, e Sérgio Figueiredo, o director, dá-lhe gás. Na campanha para as presidenci­ais do Brasil, voltou a marcar pontos.

3. A Sport TV, que não baixou um cêntimo à mensalidad­e dos seus assinantes após perder os direitos da Champions e das ligas espanhola, francesa, alemã, escocesa e belga, entre outras competiçõe­s importante­s, está um horror. Por exemplo, Luís Catarino, Rui Amaro e Francisco Guimarães adoram frases feitas: “subida em posse”, “o jogador X meteu-se entre linhas” e “as basculante­s dos médios interiores”. O último comentador, então, é o rei das chaves: “a chave do sucesso”; “a chave do treino”; e “a chave da mentalidad­e”.

Faltam as chaves do Areeiro... para o ramalhete ficar completo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal