TV Guia

A FERRO E FOGO TVGuia

A enviada especial da TVI às eleições presidenci­ais do País Irmão aceitou o repto da e escreveu um texto sobre o que viu, sentiu e viveu do outro lado do Atlântico, durante os últimos dias. O perigo está aí... IGUAL A SALAZAR

- TEXTO ANA SOFIA CARDOSO | FOTOS ROMEU CARVALHO

Ofenómeno Jair Bolsonaro é produto da raiva do povo brasileiro contra os partidos tradiciona­is, qu elevaram opaísàpobr­eza,à generaliza­ção da corrupção e que tornaram o Brasil num dos países mais perigosos do Mundo. JairBol sonar o, ou“Mito”co molhe chamam os apoiantes, foi o líder político que mais rápido percebeu a desilusão e a frustração do povo brasileiro, ávido de uma mudança efectiva ou de, pelo menos, uma esperança para o futuro.

Os partidos e os políticos que hoje criticam o candidato da extrema-direitas ã o os mesmos que tiveram culpa no surgimento do “Mito”. São os mesmos que corrompera­m ou foram corrompido­s, que usaram a Política em benefício próprio, que não conseguira­m resolver os problemas da sociedade, que colocaram no poder amigos e familiares. São também os mesmos que en ri que cemà contada política, enquanto o país empobrece, enquanto 13 milhões de pessoas estão sem trabalho e lutam pela subsistênc­ia e enquanto muitos brasileiro­s lutam pela sobrevivên­cia humana, num país comum adas mais altas taxas de homicídio. No ano passado foram assassinad­as mais de 60 mil pessoas. Como os brasileiro­s aceitam ser governados por um homem que simpatiza com a tortura e com a ditadura só se percebe pelo sentimento de desespero, de descrédito nas instituiçõ­es actuais, porque entendem que já não têm nada a perder.

Quando eu e o repórter de imagem, Romeu Carvalho, entrevistá­mos, em exclusivo para a TVI, o candidato do Partido dos Trabalhado­res,Fernand oH addad,estediss e-nos que o adversário político,JairBol sonar o,é igual ao fascista português Oliveira Salazar. A ponderação que os brasileiro­s estão afaz e ré: vale a pena arriscara democracia para acreditar na promessa de combate à corrupção, à pobreza e aos criminosos? Para já, à primeira volta, o povo brasileiro disse que sim.

Mais do que riscos para a democracia, acho queJairBol sonar o podes ernoi mediato um perigo enquanto inspirador de condutas radicais e discrimina­tórias .●

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal