TV Guia

“A TVI foi a MELHOR opção da minha vida”

Apresentad­or do polémico Prolongame­nto feliz com as audiências e com a sua carreira

- TEXTO RUI TEIXEIRA I FOTOS RICARDO RUELLA

Nunca pensou em ser jornalista quando se sentou pela primeira vez à frente de um microfone, numa rádio pirata da Trofa. Esteve na RTP, onde apresentou o emblemátic­o Domingo Desportivo, e há 15 anos que está na TVI. Assumiu novas funções em Queluz, mas não quer deixar de ser o rosto do programa de desporto das segundas-feiras

Nasceu no Porto, uma casualidad­e? Os meus pais viviam lá perto na altura, mas depois vivi toda a minha juventude na Trofa. Uma terra que estimo muito. Filho de uma professora, era o menino Joaquim? Era… [risos]. Era um puto normalíssi­mo, como sou agora. Andava no liceu, fazia as coisas que se faziam na altura e pronto. Tive uma infância muito feliz. E a Comunicaçã­o começa pela rádio. Sim, na Trofa. Comuns amigos, naquelas rádios piratas, eé assim que descubro a minha orientação profission­al. E nunca sonhei trabalhar em TV.

Chegou a ter um programa de música nessa rádio. Como era?

Quem trabalhou naquelas rádios percebe isto, nós fazíamos de tudo. Tenho uma ideia, que talvez nunca se concretiza­rá: fazer uma per ninha numa rádio. Gostava de poder passar os meus discos, a música de que gosto, um programa de autor, mas não deve haver rádio para isso hoje em dia. Já pensei no digital como alternativ­a, mas não sou muito entendido nessas tecnologia­s.

Disse a dada altura que o seu maior talento era o trabalho.

Tenho a certeza absoluta disso.

Não é excesso de humildade?

Se eu não tivesse trabalhado tanto nunca teria chegado onde cheguei. O meu talento não é tão grande que me permita ser relaxado no meu trabalho. Tudo o que faço e sei é com muitas horas de trabalho.

Foi promovido, é Editor-Chefe da TVI 24. Deixei a edito ri ade Desporto muito bem entregue à Cláudia Lopes e ao Bruno Ferreira. O meu desafio é produzir conteúdos, gerir a TVI24 e só tenho de agradecera o Sérgio[ Figueiredo, director de Informação da TVI] a oportunida­de quem e deu.

Esse novo cargo é um reconhecim­ento de talento...

Toda a direcção de Informação sabe uma coisa: podem contar comigo 24 horas por dia. Sem e ligarem a dizer‘ tens de estar aqui três semanas a trabalhar’ eu estou.

Isto quando está quase a fazer 15 anos de TVI.

É verdade, estou quase a receber a caneta de ouro [risos].

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal