TV Guia

INFERNO nos bastidores

A morte de um actor, zangas, uma gravidez inesperada ou simples maus comportame­ntos obrigam muitas vezes a trama de uma produção a ter de dar voltas e mais voltas para que as coisas não pareçam absurdas. Eis as que marcaram a ficção portuguesa nos último

- TEXTO HUGO ALVES | FOTOS COFINA MEDIA

JOSÉ CARLOS PEREIRA

(JARDINS E MAR PAIXÃO)

PROIBIDOS DE A primeira vez que Zeca foi afastado de um elenco foi em

Mar de Paixão (2010). Acusado de faltar ao trabalho, de aparecer atrasado e em condições pouco próprias, e muitas vezes enebriado, levaram a que o seu Eduardo fosse morto

surpreende­ntemente na trama. O actor passou por um processo de desintoxic­ação e pouco depois estava de volta às novelas. Contudo, em 2014, durante o remake de Jardins

Proibidos, os problemas repetiram-se e foi despedido.

NICOLAU BREYNER

(A IMPOSTORA)

Foi algo inesperado e que deixou os colegas devastados. O actor, que dava vida a Edmundo, morreria de problemas cardíacos em casa, ainda com muitas cenas da sua personagem para fazer. Na trama, António Barreira decidiu matá-lo de forma idêntica, deixando muitos chocados.

LIAGAMA

(O ÚLTIMO BEIJO)

Em 2002, a actriz foi das primeiras a insurgir-se contra o enredo da novela. A veterana, que dava vida a Carmen, mostrou-se irritada com a direcção da personagem e esta acabaria por desaparece­r da história da TVI, subitament­e.

Já em A Herdeira, 2018, revoltou-se contra o catering.

LUCIANA ABREU (ESPELHO D’ÁGUA)

Foi a meio da trama que soube que estava

grávida de gémeas. Com uma gravidez de risco, o seu papel foi extremamen­te reduzido e a actriz, inicialmen­te a grande vilã, sairia mesmo mais cedo

das gravações.

RODRIGO MENEZES (FLOR DO MAR)

O actor, que dava a vida a Filipe, um homem violento, acabaria por ser afastado da trama

devido a atrasos (adormecia) e mau comportame­nto com alguns colegas – o que prejudicav­a a novela, que era gravada na Madeira várias vezes por mês.

FRANCISCO ADAM (MORANGOS AÇÚCAR III) COM

Estava tudo pronto para que Dino, a sua personagem, fosse protagonis­ta da 3ª temporada da novela juvenil da TVI. Porém, o actor acabaria por morrer num acidente de viação. Na trama despediram-se dele num balão.

JOÃO RICARDO (RAINHA DAS EF LORES E SPELHO D’ÁGUA)

O actor sairia cedo de Rainha das Flores, depois de descobrir ter um cancro na cabeça e ter de ser operado. Voltaria meses depois noutra novela, num papel menor, que não completari­a devido ao agravament­o da doença.

EUNICE MUÑOZ (DESTINOS CRUZADOS )

A actriz sairia da novela da TVI devido às complicaçõ­es da sua saúde (um cancro na tiróide que lhe viria a afectar as cordas vocais até aos dias de hoje) e por causa de uma queda sofrida meses antes. Ao contrário do habitual, a personagem Maria Helena não desaparece­u, mas seria substituíd­a

(por decisão da estação) por Lourdes

Norberto, como se nada tivesse acontecido.

PEDRO BARROSO (DOCE TENTAÇÃO, MUNDO AO CONTRÁRIO, A HERDEIRA VALOR DA VIDA) E

Os maus comportame­ntos afastaram-no mais cedo de Doce Tentação eas faltas e ausências inexplicad­as, além de uma depressão, puseram-no fora de Mundo ao Contrário. Foi despedido. Uma depressão em A Herdeira fê-lo sair durante 30 episódios e, agora, em Valor da Vida, discussões várias com colegas atiraram-no para

a rua ao episódio 60.

MARGARIDA MARINHO (A OUTRA)

O inesperado aconteceu. A meio da trama da novela, a protagonis­ta, na altura com 44 anos, desapareci­a da história quando descobriu estar grávida da segunda filha (Carlota). A sua personagem era assassinad­a levando a um novo interesse sobre a trama da TVI, escrita por Tozé Martinho.

SÃO JOSÉ CORREIA (O SÁBIO)

A actriz nunca foi parca em palavras. E quando não gostava de uma história dizia-o sem problemas.

Na TVI aconteceu na segunda vez que fizeram Jardins Proibidos, tal como

anos antes já o havia feito em Sentimento­s. Mas foi na novela da RTP O Sábio que a bomba estourou. A actriz acabaria afastada da trama devido a discussões com a produção e até com maquilhado­ras.

VÍTOR NORTE (OLHOS OLHOS ) NOS

Após algumas palavras menos simpáticas para com Rui Vilhena, que escrevia Ninguém como Tu, o actor viria novamente a entrar em colisão com a produção de outra novela do autor. Em Olhos nos Olhos, Augusto saiu abruptamen­te da trama devido a desentendi­mentos, desta vez com a produção.

SOFIAALVES (FLOR DO MAR)

Há muito dizia que se preferia concentrar no teatro e na sua vida pessoal. E, em 2009, levou a sua avante. Em Flor do Mar e depois de muitas conversas com José Eduardo Moniz, a actriz, que se preparava para deixar de ser exclusiva da TVI, conseguiu o que queria: sair a meio da trama. A sua personagem, Ana Maria, contudo, contribuir­ia para um dos grandes mistérios da história, já que havia muitos candidatos ao seu assassinat­o.

RODRIGO SARAIVA (MORANGOS AÇÚCAR II) COM

Uma das personagen­s mais marcantes da primeira temporada, Rafa, via o seu papel desaparece­r subitament­e após uma troca de insultos racistas com Angélico Vieira. Tudo aconteceu durante a hora de almoço e dos insultos às agressões foram apenas alguns minutos. Só voltou à TVI seis anos depois.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal