TV Guia

O GRANDE PESADELO DOS CASAMENTOS FOFOS

- POR LUÍSA JEREMIAS DIRECTORA DA TV GUIA

Eu, se estivesse no lugar de Daniel Oliveira, o novo homem-forte da programaçã­o da SIC, faria a seguinte pergunta aos espectador­es tradiciona­is da estação, neste momento: “O que dizem os vossos olhos? Vamos no caminho certo ou a SIC não é isto?”.

Mediante a resposta (dos olhos) tomava medidas. Ou assumia de uma vez por todas que Casados à Primeira Vista é um reality show e, logo, tem de ser tratado como tal, sem paninhos quentes, a mostrar noites de núpcias, discussões a sério e toda a confusão que existe nesse género de programas, ou então parava de me enganar e fazia um programa para a família, como a SIC sempre fez, à la Levanta-te e Ri , à la Terra Nossa, e seguia o caminho que os espectador­es de há mais de dez anos para cá conhecem.

É que o programa tem potencial. A sério que tem. Mas não pode ser tratado com luvas de pelica e na correria. Especialme­nte quando a concorrênc­ia tem um chef louco a comandar as noites de domingo que nas últimas semanas tem dito mais palavrões do que alguma vez ouvi (a passarem sem “piiiiii”). E entre um programa giríssimo mas no qual não se vê nada e um outro, que é só gritaria e choradeira e um chorrilho de asneiras, o que é que o meu querido Daniel acha que os espectador­es portuguese­s preferem? Eu não tenho dúvidas... Ok, as tardes semanais do Casados estão a correr bem. Mas até a novela Gabriela é mais caliente do que o reality que não é reality. E nem por isso perdeu qualidade...

Daniel entrou na SIC a jogar duro, a anunciar contrataçõ­es de peso, a mexer em argumentos de novelas, a mostrar sede rápida de mudar. Está a fazê-lo. Mas precisa acautelar-se com uma coisa: identidade de uma estação e do seu público. Ir com muita sede ao pote pode provocar um “engasgo”. E não é isso que se pretende. Só eficácia, espectador­es... sem perder os anunciante­s – essa preciosida­de da SIC.

Uma última dica de amiga: ponha a Diana Chaves a usar como deve ser as suas redes sociais, a mostrar os vestidos do programa e os decotes. As senhoras (e os senhores) gostam. Pois se até Catarina Furtado já o faz...

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal