TV Guia

SKINHEADS e nacionalis­tas “São folclore amaricado”

José Luís simpatiza com partido de extrema-direita O marido de Graça é adepto do PNR, o movimento político de que Mário Machado já foi militante e que rejeita os gays:

- TEXTO ISABEL LARANJO I FOTOS COFINA MEDIA E DR

Onoivo mais velho de Casados à Primeira Vista nunca escondeu ser um homem conservado­r. Ao contrário da noiva, Graça, que tem amigos homossexua­is e uma boa relação com o ex-marido, com quem até partilha a mesa de Natal, José Luís não é dessas “modernices”. Torceu o nariz quando Graça falou nessas amizades e esclareceu que não queria passar os natais com o ex-marido da empresária. Ela irritou-se. Mas José Luís não esconde o que sente, nem nas redes sociais. O antiquário simpatiza com as ideias do PNR, partido fundado após a cisma de alguns movimentos de extrema-direita, que integravam vários skinheads, no início dos anos 90, em Portugal. E, nas redes sociais, partilha publicaçõe­s do partido, de que Mário Machado foi um militante activo, e faz “gostos”, na página do mesmo. O mesmo partido que se repugna com a homossexua­lidade. “O PNR é o único partido que rejeita a promoção da ‘cultura gay’ e do ‘folclore amaricado’, lê-se numa das comunicaçõ­es do partido. Apesar de se dizer “não racista” ,o mesmo partido publicou um artigo de opinião do militante Miguel Costa Marques, no qual se pode ler: “É uma verdade insofismáv­el que os negros e os homossexua­is se queixam de que são perseguido­s por causa da cor da pele e da sua orientação sexual, quando, em abono da verdade, e não raras vezes, são eles a querer impor-se pela pressão social.”

MORTO POR SER NEGRO

Mário Machado, por exemplo, ficou conhecido pelo pior dos motivos. Uma morte, sem nexo, do cabo-verdiano Alcindo Monteiro, no dia 10 de Junho de 1995. Naquele dia a Taça de Portugal tinha sido disputada no

Jamor e o Sporting venceu. Nas ruas de Lisboa havia festa, mas também tragédia. Mário Machado estava na rua nesse dia. Era membro da Juve Leo e também celebrava a vitória do seu clube. Só que, ao mesmo tempo, festejava o Dia de Portugal, com outros camaradas nacionalis­tas. Era skinhead e foi detido dias depois. Também ele, na altura 1º cabo da Força Aérea, participou no festim de morte, na Rua Garrett, no Chiado, como ficou provado em tribunal, conduzindo à sua prisão efectiva.

Alcindo Monteiro, a vítima, foi alvo da fúria do grupo e morreu, espancado brutalment­e. O motivo: era negro. Aliás, vários negros foram espancados nessa noite, em que o hospital de S. José se transformo­u num autêntico lago de sangue africano.

GRAÇA NÃO AGUENTOU EXTREMISMO

Ao longo do reality show da SIC, Graça Peralta tem demonstrad­o o seu desagrado face às ideias ultraconse­rvadoras do marido. Nunca abriu o jogo em concreto mas a prima, Manuela Hourcastag­nou, esclarece o assunto à TV Guia .“Eles são muito diferentes. Foi isso que tornou esta relação muito difícil. Correu tudo bem durante a lua-de-mel, mas depois as diferenças tornaram-se demasiado evidentes. Ele não gosta de animais e a Graça adora. Para além disso, têm ideias políticas muito diferentes. Ela é uma mulher muito livre e ele foi criado à moda antiga.”

Numa das cerimónias de compromiss­o, o “conde”, que tem rejeitado ter relações sexuais com a mulher, deu mais uma amostra dos seus pensamento­s. Em causa, uma actividade em casa, que seria para desenvolve­r a intimidade entre o casal. “Eu fi-lo com a toalha à cintura, tu ficaste logo toda despida”, criticou o homem. ●

 ??  ?? Graça e José Luís estão nos antípodas em relação às ideologias políticas. José Luís não aguentou as “liberdades” de Graça; ela não aguentou o conservado­rismo.
Graça e José Luís estão nos antípodas em relação às ideologias políticas. José Luís não aguentou as “liberdades” de Graça; ela não aguentou o conservado­rismo.
 ??  ?? José Pinto Coelho, líder do PNR, com Mário Machado, antigo militante.
José Pinto Coelho, líder do PNR, com Mário Machado, antigo militante.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal