TV Guia

Caminho IMPROVÁVEL

Sem oportunida­des na música ou no desporto, a sua área de formação, o cantor teve de arranjar outro modo de vida. É comissário de bordo e vive entre viagens de trabalho longe da família e amigos

-

Foi no 5º ano do ensino básico que a professora de Educação Musical reparou no talento do pequeno Zé para a música. Daí a ser inscrito no Conservató­rio foi um passo. “Os meus pais sempre me incentivar­am e incutiram o gosto por vários tipos de música. Essa professora falou com eles e acabei por ir estudar para o Conservató­rio”, explica o cantor de Setúbal. Por lá aprendeu piano, frequentou o coro e, de forma autodidact­a, também sabe tocar guitarra.

José Maia Rodrigues começou a cantar e a tocar num bar da sua cidade aos 16 anos. A partir daí, quem ouvia gostava, e iniciaram-se os convites para animar festas privadas e de finalistas. O jovem gostaria de viver da música, mas não consegue. “Actualment­e, trabalho como comissário de bordo. Licenciei-me em Educação Física e Desporto, tentei arranjar emprego nessa área, mas as oportunida­des são muito poucas”, lamenta à TV Guia o concorrent­e, que foi também jogador federado de hóquei em patins.

ÀPROCURADA­SORTE

Ter sempre uma alternativ­a de trabalho foi a sua motivação para os estudos. “Além da música, licenciei-me nesta área do desporto porque acredito que na vida temos de ter várias alternativ­as. Só que em Portugal acaba por não haver muitas oportunida­des. No mundo da música, temos de ter sorte, porque os caminhos nem sempre se fazem sozinhos. Às vezes, é importante ter alguém do meio, já com conhecimen­tos, que nos ajude”, conta José Maia, de 23 anos, que busca um “padrinho” para a sua carreira.

A participaç­ão no talent show da RTP1 tem servido para mostrar o que consegue fazer e melhorar a sua “experiênci­a musical”. Por isso, só lhe falta mesmo o tal “empurrão” que procura, sobretudo após ter superado a fase do tira-teimas. ●

 ?? TEXTO ISABEL LARANJO I FOTOS FILIPE FALEIRO/SHINE IBERIA ?? José Maia vemde Setúbal, onde cresceu e começou a cantar em bares e em festas particular­es aos 16 anos.
TEXTO ISABEL LARANJO I FOTOS FILIPE FALEIRO/SHINE IBERIA José Maia vemde Setúbal, onde cresceu e começou a cantar em bares e em festas particular­es aos 16 anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal