TV Guia

TRADIÇÃO com toque de modernidad­e

Há pratos novos no Páteo Velho Ordem dos Médicos para serem degustados. A cozinha tradiciona­l da região de Alenquer a pensar nos dias frios.

-

Instalado no belo palácio que serve de sede à Ordem dos Médicos, muito perto da Rotunda do Relógio, desde 2013, o Páteo Velho traz para a capital a gastronomi­a regional típica do concelho de Alenquer, assim como outros sabores da cozinha tradiciona­l portuguesa, sob a orientação do chef José Mártires. O espaço em Lisboa cativa pela elegância e pela vista para os amplos jardins. Recorde-se que o Páteo Velho iniciou a sua viagem em 1993, com a abertura do restaurant­e da Atalaia, em Alenquer, um espaço familiar que promove, desde o primeiro dia, as tradições gastronómi­cas da região, com um toque de modernidad­e e sofisticaç­ão.

Em Lisboa, há uma nova carta desde meados de novembro, sabores a pensar nos dias frios sem esquecer o melhor da tradição da zona Oeste. Tudo sobre orientação de José Mártires. As novidades começam logo nas entradas. Ovos rotos à Páteo Velho com camarão, ovos rotos trufados com presunto, polvo frito em farinha de milho com maionese de ervas e alho ou estaladiço de perdiz com creme de castanhas podem ser um excelente início de refeição. Se o comensal pretendar algo mais reconforta­nte experiente os caldinhos. Por exemplo, uma sopa de peixe da nossa costa com estaladiço. Do mar chegam sabores tradiciona­is mas também inesperado­s. Lascas de bacalhau da Islândia com broa e crocante de presunto em cama de esmagada de bróculos e batata a murro – cuja receita publicamos nesta página –, polvo à Lagareiro com batata a murro e grelos, risotto de lima com camarão salteado, tranche de garoupa grelhada sobre esmagada de caldeirada com hortelã da ribeira ou Filete de linguado frito com açorda de alho e coentros. Do prado chegam os sabores próprios da estação: bife da vazia à portuguesa, com batata frita e esparregad­o gratinado com queijo da ilha, barriga de porco com estufado de favas e texturas de enchido ou Codorniz na púcara com batata ponte nova. Também há pratos vegetarian­os e sobremessa­s a pensar nos mais gulosos. ●

 ?? TEXTO HÉLDER RAMALHO I FOTOS D.R. ??
TEXTO HÉLDER RAMALHO I FOTOS D.R.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal