TV Guia

“Às vezes refugiamo-nos EM COISAS MÁS”

O casamento arranjado com Dave não resultou e a rececionis­ta percebeu as “atitudes estranhas” do surfista com Ana. Mas a vida da concorrent­e das Caldas da Rainha já teve revezes bastante mais graves e marcantes

-

Muito nervosa, Eliana treme ao falar. Não se trata de qualquer receio em particular, mas sim da natureza da antiga noiva de Casadosà Primeira Vista, queéumapes soa bastante ansiosa por natureza. A vida da jovem mulher, natural das Caldas da Rainha, ainda é curta, só tem 28 anos, mas já passou por episódios bastante marcantes e que a fizeram sofrer como ninguém quer. “Tivetrês momentos que me marcaram muito: a morte da minha avó, em 2003, tinha eu 13 anos. A morte da minha mãe, quando estava grávida, e a doença do meu pai, quando estava do outro lado do Mundo”, começa por contar Eliana Voigt. A rececionis­ta das Caldas da Rainha deixou o emprego para participar em Casados à Primeira Vista, da SIC. “Via as edições dos outros países, gostava e resolvi lançar-me nestaavent­ura.” Porém, apesar da natureza do programa, Eliana garante à nossa revista: “Não acredito no amor à primeira vista. Aliás, nunca tive namorados fora do meu círculo de amigos. Nunca tive aquelas paixonetas por desconheci­dos.”

AVIDAPORUM­FIO

Na busca pelo amor com um desconheci­do, no programa de casamentos arranjados, as coisas também não correram bem e Eliana acabou por se divorciar de Dave, 35 anos, instrutor de surf.

Eliana e Dave foram os primeiros noivos a casar-se sob o olhar atento e curioso dos telespecta­dores. Só que, logo na lua de mel, nem tudo correu pelo melhor. Além das primeiras desavenças entre o casal, a jovem foi surpreendi­da com notícias inesperada­s e assustador­as de Portugal. “Ligaram-me e disseram-me que voltasse rapidament­e porque ele poderia durar uns dias. Disseram-me mesmo que o meu pai estava a morrer”, explica, dando conta da urgência em abandonar a Tailândia, onde passava esses dias com Dave, no âmbito do programa.

Na altura, foi revelado que o pai de Eliana teria o vício do álcool, motivo que o teria levado ao internamen­to hospitalar e deixado à beira da morte. A antiga noiva faz questão de esclarecer o que aconteceu, na verdade. “O meu pai este va internado porque tinha uma parte do intestino que não funcionava e teve de fazer três cirurgias em dez dias.” A rececionis­ta garante que o pai sofre dos intestinos“desde pequeno e, com os anos, as coisas foram-se agravando”.

Quando ao suposto alcoolismo, acaba por revelar: “Fomo-nos todos muito abaixo quando a minha mãe morreu, sobretudo o meu pai. Mas não era um bêbedo! Bebia o copo de lede vinho, de manhã, e nós ralhávamos com ele .” E prossegue :“Às vezes, refugi amo-nos em coisas que são más para nós para atravessar­mos esses maus momentos da vida.”

O pai é mesmo uma das pessoas mais importante­s para a jovem. “Por exemplo, o meu pai nunca conheceu o Dave, tal como o meu filho também não. Não era um namoro normal, não achei que fizesse algum sentido elescon viverem logo,quan doestávamo­s a construi ruma casa pelo telhado .” Ainda assim, Francisco, hoje com 9 anos, “perguntou pelo D ave e falou sobre osurf ”. mas rapidament­e mudei de assunto. “Elevia o programa, mas acho que não percebia bem o que era. Nunca me falou, por exemplo, de me ver vestida de noiva.”

GRÁVIDA,DEPARA-SECOMAMÃEM­ORTA

O filho é, hoje em dia, o seu amor maior. Contudo, nem sempre assim foi. Quando o bebé nasceu, em novembro de 2007, Elia na estava muito fragilizad­a. Nessa altura, tinha lhe acontecido outro episódio que jamais esquecerá e que foi“bastante traumatiza­nte ”, avalia. A mãe morreu na sequência de um incêndio em casa, em circunstân­cias nunca esclarecid­as. “A minha mãe morreu em agosto, carbonizad­a, e nunca soube como é que aquilo aconteceu. O Francisco nasceu em novembro e, na altura, não estava preparada para recebe romeu filho. Só queria estar sozinha, era disso que precisava .” Eliana acabou por se socorrer de uma tia, que tomou conta do menino, de outros familiares, de Jorge, o pai da criança, e também “de apoio médico ”.“Quando o meu filho nasceu ainda nem estava preparada para tomar conta de mim e para me recompor. Com o passar dos meses é que percebi que ia demorar a recuperar da morte da minha mãe. Agora, oFrancisco­éom eu menino !” Histórias de sofrimento que Eliana recorda, com um sorriso triste, mas de superação: “Todos temos histórias de vida. Não sei se cresci mais rápido ou de maneira diferente. Mas tudo o que vivemos acrescenta-nos.”

NOIVOS PODIAM DIZER “NÃO” NO ALTAR

Iam à procura do amor, no âmbito de uma relação estável e com alto nível de compromiss­o, como é o casamento. Ainda assim, não houve um único casal, unido pelos especialis­tas de Casados à Primeira Vista, que tenha sobrevivo ao final do programa. Quando assinou o divórcio de Dave, Eliana chorou. Não que estivesse perdidamen­te apaixonada pelo surfista; antes porque faz parte da sua natureza. “Sou muito chorona”, confessa, continuand­o a tremelicar, apesar de a conversa com a TVGuia já ir longa, entre cafés e cigarros, no jardim D. Carlos, o mais emblemátic­o espaço das Caldas da Rainha, fronteiro ao hospital termal.

Certo é que ninguém era obrigado a “aturar” o marido, ou mulher, escolhido pelos especialis­tas de Casados à Primeira Vista. “Claro que era possível dizer ‘não’ logo no dia do

casamento! Ninguém nos obrigou a nada!” E será que Eliana, que confessou logo que Dave não era o seu género, equacionou, nem que por minutos, essa hipótese? “Não tinha por que fazê-lo. Naquele momento, só fiquei a saber o nome e a ver o seu aspeto. Além disso, não valorizei a questão física. Como sabia que, ao nível psicológic­o, todostínha­mos passado pelos especialis­tas e por uma série detestes, confiei muito nisso .” Confiou mal, apesar de continuar a acreditar que “o Dave não é mentiroso”. Só que, agora, já tem os dois pés atrás. É que o surfista e a mulher de Hugo, a PT e dançarina Ana, terão mesmo chegado a envolver-se, quando as gravações ainda decorriam, no prédio onde os casais moravam, em Lisboa. Elia na apercebeu-sede“atitudes estranhas ”.“M asse eles dizem que não...é não ”, afirma, pouco ou nada convencida.

Apesar de nos episódios transmitid­os na TV tudo parecer normal, entre Dave e Eliana [nunca fazendo o telespecta­dor supor que haveria um envolvimen­to entre o surfista e a bailarina]. Na verdade, a situação chegava a ser constrange­dora para a rececionis­ta das Caldas .“Apercebia-mede coisas estranhas, mas o Dave era brincalhão… Só que uma co is aébrinc are outraé fazer-sede engraçadin­ho .”

As dúvidas de Eliana desfizeram-se no último dia de gravações. “Elesderam um abraço forte e o Dave até disse que era pena não ter conhecido antes a Ana.”

CRITICA ANA EDAVEP ELA EXPOSIÇÃO

Ana nunca falou sobre o assunto com Eliana. A ex-mulher de Dave sente-se magoada com a atitude da colega. “Ela nunca me deu uma resposta, nem sim, nem não. Não havia necessidad­e de me terem feito de coitadinha, porque quando essas notícias saíram as pessoas viam-me e faziam me festas no ombro. Diziam-me que eu não merecia... Escusava de ter passado por isso. Eles não tinham necessidad­e de se expor, perante o público, tão chegados, como aconteceu já depois das gravações, em Carcavelos”. A rececionis­ta dá ainda a entender que Hugo, o outro suposto traído da história, estava ao corrente da situação: “Pelas atitudes dele, parece que já estava um passo à frente.”

Sem namorado, Eliana diz não estar “aberta a isso”, levei uma grande injeção”. Quanto a uma ligação a Daniel, ex-companheir­o da sua madrinha de casamento, nega: “Nunca tive qualquer relação com ele, nem antes nem depois do programa.” ●

 ??  ?? TEXTO ISABEL LARANJO | FOTOS LILIANA PEREIRA
TEXTO ISABEL LARANJO | FOTOS LILIANA PEREIRA
 ??  ?? Despediu-se para entrar no realitysho­w. No futuro, gostava de fazer carreira na moda ou como repórter em programas de entretenim­ento.
Despediu-se para entrar no realitysho­w. No futuro, gostava de fazer carreira na moda ou como repórter em programas de entretenim­ento.
 ??  ?? A rececionis­ta garante estar agora dedicada à família, especialme­nte ao filho, Francisco,de 9 anos.
A rececionis­ta garante estar agora dedicada à família, especialme­nte ao filho, Francisco,de 9 anos.
 ??  ??
 ??  ?? Eliana e Dave casaram-se no dia 18 de setembro. Falam de vez em quando, mas não ficaram amigos.
Eliana e Dave casaram-se no dia 18 de setembro. Falam de vez em quando, mas não ficaram amigos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal