TV Guia

Per­se­gui­da por “TARADO”

A an­ti­ga apre­sen­ta­do­ra de te­le­vi­são vive di­as de ter­ror nas su­as re­des so­ci­ais. Um fã ob­ce­ca­do en­via-lhe fo­to­gra­fi­as por­no­grá­fi­cas e men­sa­gens obs­ce­nas e ne­nhu­ma me­di­da de res­tri­ção o con­se­gue tra­var. O ca­so vai ago­ra a tri­bu­nal e, de­vi­do à gra­vi­da­de da s

-

Fo­to­gra­fi­as do pé­nis ex­pos­to, ima­gens de nu in­te­gral, ví­de­os com si­mu­la­ção de atos se­xu­ais, men­sa­gens pro­vo­ca­tó­ri­as e in­de­co­ro­sas, ata­ques cons­tan­tes à sua fi­gu­ra e per­se­gui­ção ob­ses­si­va nas re­des so­ci­ais tem si­do, des­de 2014, o dra­ma quo­ti­di­a­no de Jo­a­na Cruz, a ra­di­a­lis­ta de 40 anos que já foi es­tre­la de pro­gra­mas de te­le­vi­são na SIC, na RTP, na SIC Ra­di­cal, no Ca­nalQe tam­bém na TVI. Con­tac­ta­da pe­la TV Guia, Jo­a­na Cruz co­me­ça por ten­tar fu­gir ao te­ma, mas, pe­ran­te as in­for­ma­ções pre­ci­sas que a nos­sa re­vis­ta ob­te­ve e com as quais a con­fron­tou, aca­bou por, de­for­ma la­có­ni­ca, as va­li­dar .“Es­ta si­tu­a­ção ocor­re há qua­tro anos e nes­te mo­men­to es­tá a ser tra­ta­da na jus­ti­ça”, con­fir­ma a an­ti­ga lo­cu­to­ra do programa da RFM Ca­fé da Ma­nhã, atu­al voz do for­ma­to Wi-Fi, emi­ti­do na mes­ma es­ta­ção de rá­dio li­ga­da ao gru­po Re­nas­cen­ça.

OB­CE­CA­DO VIOLA ME­DI­DAS DE RES­TRI­ÇÃO

A ra­di­a­lis­ta as­su­me que “es­se­as­sun­to­es­táa ser tra­ta­do com a po­lí­cia e tam­bém nos tri­bu­nais”, acres­cen­tan­do que ao per­se­gui­dor já fo­ram “im­pos­tas me­di­das de res­tri­ção”, as mes­mas que, apu­rou a TV Guia, o in­di­ví­duo nun­ca cum­priu, man­ten­do o assédio ver­bal e se­xu­al diá­rio de J., 43 anos, téc­ni­co co­mer­ci­al,

a Jo­a­na Cruz nas su­as re­des so­ci­ais. A ex-apre­sen­ta­do­ra de te­le­vi­são e ami­ga ín­ti­ma de inú­me­ras fi­gu­ras pú­bli­cas con­fir­ma as ra­zões do seu si­lên­cio :“Ain­da não fa­lá­mos por­que es ta mosàesp era que avan­ce o jul­ga­men­to ”, que, se­gun­do a TV Guia apu­rou, de­ve­rá ar­ran­car nas pró­xi­mas se­ma­nas com acusações da prá­ti­ca de 2 cri­mes de per­se­gui­ção, 3 de ame­a­ça, 1 de per­tur­ba­ção da vi­da pri­va­da, 208 de cri­mes de di­fa­ma­ção e 221 de in­jú­ria.

An­tes de de­ci­dir não pres­tar mais de­cla­ra­ções so­bre es­te te­ma que, cla­ra­men­te, a in­co­mo­da, Jo­a­na Cruz con­fir­mou que os ata­ques ob­ses­si­vos do seu stal­ker pro­vo­cam “des­con­for­to” na sua re­la­ção amo­ro­sa com o mú­si­co e com­po­si­tor Alberto Ín­dio, seu com­pa­nhei­ro ofi­ci­al des­de 2013.

DECAÇADORA­APRESA

Um dos tra­ba­lhos mais em­ble­má­ti­cos na car­rei­ra te­le­vi­si­va de Jo­a­na Cruz foi o seu pa­pel de re­pór­ter (mui­to) in­dis­cre­ta no programa de apa­nha­dos Caia Qu­em Caia, que, na TVI, apre­sen­ta­va ao la­do do ator e apre­sen­ta­dor Jo­sé Pe­dro Vas­con­ce­los e do hu­mo­ris­ta Pe­dro Fer­nan­des. Fi­cou para a his­tó­ria da te­le­vi­são na­ci­o­nal o mo­men­to em que Jo­a­na Cruz apa­nhou, em 2008, Jo­sé Só­cra­tes, en­tão pri­mei­ro­mi­nis­tro, ofe­re­cen­do­lhe uma gar­ra­fa com um lí­qui­do cor-de-ro­sa e um ró­tu­lo com um fra­se pro­vo­ca­tó­ria, ou ou­tro em que se des­cal­çou, di­zen­doo a Luís Mar­ques Men­des, que era para fi­car da al­tu­ra do en­tão lí­der dos so­ci­ais de­mo­cra­tas. ●

 ?? TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA | FOTOS COFINA MEDIA E D.R. ?? Jo­a­na Cruz, de 40 anos, ten­ta le­var uma vi­da nor­mal, mas há um fã ob­ce­ca­do quea ata­ca e a per­se­gue. O ca­so es­tá em tri­bu­nal. Com a aju­da da po­lí­cia e dos tri­bu­nais, Jo­a­na e o na­mo­ra­do, o can­tor Alberto Ín­dio, que­rem pôr um pon­to final no assédioque ater­ro­ri­za o ca­sal.
TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA | FOTOS COFINA MEDIA E D.R. Jo­a­na Cruz, de 40 anos, ten­ta le­var uma vi­da nor­mal, mas há um fã ob­ce­ca­do quea ata­ca e a per­se­gue. O ca­so es­tá em tri­bu­nal. Com a aju­da da po­lí­cia e dos tri­bu­nais, Jo­a­na e o na­mo­ra­do, o can­tor Alberto Ín­dio, que­rem pôr um pon­to final no assédioque ater­ro­ri­za o ca­sal.
 ??  ?? Jo­a­na Cruz sor­ri para as fo­to­gra­fi­as das re­vis­tas, mas vive di­as de ter­ror com um (per)se­gui­dor que a in­sul­ta e en­via men­sa­gensde te­or se­xu­al.
Jo­a­na Cruz sor­ri para as fo­to­gra­fi­as das re­vis­tas, mas vive di­as de ter­ror com um (per)se­gui­dor que a in­sul­ta e en­via men­sa­gensde te­or se­xu­al.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal