TV Guia

IMPLACÁVEL!

A apresentad­ora assume que não deve nada a Manuel Luís Goucha numa altura em que está a arrasá-lo nas audiências. Mudou-se para a SIC de olhos fechados e até as ações do grupo Impresa já subiram

- TEXTO ISABEL LARANJO | FOTOS COFINA MEDIA E D.R.

CF7. Foram estas as iniciais que Cristina Ferreira mandou gravar na camisola que ofereceu a Luís Filipe Vieira, convidado na estreia de O Programa da Cristina. Uma sigla com tudo para ser vencedora. Além do simbolismo­do número 7, tido como mágico, só uma letra muda entre as iniciais da apresentad­ora e as de Crist ia noRonal do, que se tornou planetário como CR7.

Cristina Ferreira tem plena noção do sucesso e de todas as suas capacidade­s. Talvez por isso aceitou de olhos fechados o convite para ingressar nas fileiras da SIC. “No dia em que disse sim, não sabia do resto. As condições monetárias e tudo o resto foram discutidas depois”, afiança, em entrevista ao Expresso.

DISTANCIA-SE DE GOUCHA

Dentro das suas convicções, Cristina alçou da luva branca e tratou deres ponderatod­as as críticas e lugares comuns. Aliás, nem Goucha fica de fora neste ajuste de contas implacável da apresentad­ora.Uma“criação deGoucha”é algo com que lida constantem­ente e a própria o assume. Mas irrita-a. “Ouço isso todos os dias, mas essas pessoas é que estão mal. O próprio Manel disse-o várias vezes, ‘isto é uma aprendizag­em comum’. O Manel do Você na TV! não existia antes. Fomos os dois que criámos o programa. Eu deu-me e eu dei-lhe muito”. A apresentad­ora era repórter do Diário da Manhã quando se juntou a Goucha, em 2004. Na época, ganhava pouco mais de 500 euros mas, a partir daí, foi ascendendo. No ordenado ena carreira. E não tem quaisquer dúvidas nem hesitações em falar do seu valor. “Fui crescendo, fui ganhando o meu espaço, ao lado de um homem que comunicava em televisão há 20 anos. Sempre soube o meu lugar até estarmos equiparado­s”. Subida muito rápida da garota da Malveira perante um dos “dinossauro­s” da televisão, que via quando era criança, na televisão, quando Goucha apresentav­a Sebastião Come Tudo, em 1986.

Nessa altura, Cristina Ferreira tinha apenas 9 anos mas já via televisão todo o dia. Em 2004, Cristina Ferreira olhava para cima e até notava: “O Manel de alguma forma vinha frágil: estava lá há dois anos sem conseguir ganhar com o Olá Portugal. A passagem da RTP para a TVI ainda não lhe estava a correr bem, o daytime é muito mais complicado do que se possa imaginar”, afirma agora a apresentad­ora, que parece ver-se como uma autêntica “arma secreta”, desde esses tempos em que Júlia Pinheiro a chamou para apresentar as manhãs da TVI ao lado de Goucha. “Para fazer o quê ?”, questionou, na época, uma jovem de 27 anos que ainda“gatinhava” nas lidestelev­isivas .“Eu conhecia oGoucha. Ele era o apresentad­or e qualquer miúda que fosse para o lado dele seria um bocadinho um bibelô ”. Só que não… Ela chegou, viu e foi vencendo muito depressa. Hojeéu ma estrela maior e tem derrotado, olimpicame­nte, o seu mais direto concorrent­e.

ALAVANCADA­SIC

Desde o dia 7 de janeiro que a SIC se tem tornado vencedora, não só nas manhãs apresentad­as por Cristina mas também durante ores todo dia. Até Júlia Pinheiro, também com programa homónimo, agora nas tardes, já superou algumas vezes acampe ã Fátima Lopes, da TVI.

Cristina parece estar a alavancar todos os programas da estação criando uma espécie de“efeito dominó ”. Os espectador­esvão ficando coma televisão ligada na SIC ao longo do dia e só aos domingos, à noite, o botão está a ser mudado para a TVI. Com o fim de Casados à Primeira Vista, um autêntico campeão de audiências, o público olhou, finalmente,para Dança comas Estrelas, que tem ganhado neste horário e dia. As boas audiências não alimentam apenas o ego de quem faz televisão. Elas representa­m dinheiro. Muito dinheiro. Aumentamos lucros coma publicidad­e, com muito mais anunciante­s a quererem usar a SIC para divulgar os seus produtos. E até as ações da Impresa, empresa que detém a SIC, subiram vertiginos­amente. N amanhã de estreia, O Programada Cristina obteveumsh­are de 35,8%, contra os 24,7% do Você na TV !, apresentad­o por Manuel LuísGoucha. Cristina ganhou balanço e no segundo programa, na terça ,8 de janeiro, na terça-feira, conseguiu conquistar mais 274 mil pessoas a assistir ao programa em direto. O share subiu para 38,8%. O Você na TV! caiu para 19,4%. Números nunca visto seque estão a dar conta dos nervos de Goucha, mas também da direção da TVI. Quem se ri são

os acionistas da Impresa, que valorizou 10 por cento. Um desempenho que anula parte da forte queda sofrida pelos títulos em 2018: caíram 60 por cento.

CASALDESAV­INDO

Do outro lado da barricada, as tropas começam a mostrar-se nervosas. Manuel Luís Goucha tem, agora, ao seu lado o marido, Rui Oliveira, e a apresentad­ora Maria Cerqueira Gomes. Só que Goucha leva tudo à frente: interrompe frequentem­ente a companheir­a de programa e ralha com o marido em direto! Um dos episódios com Rui Oliveira, que virou repórter do programa de entretenim­ento, aconteceu logo no segundo dia de embate face a Cristina Ferreira. Rui preparava-se para cozinhar e partilhar uma receita com os espectador­es. Pouco ou nada habituado aos ritmos da televisão, Rui Oliveira agia naturalmen­te. Goucha começava a sentir um nervoso miudinho. Às tantas encheu o copo e entornou: “Começa já!”, disse, dirigindo-se ao marido. Rui ficou magoado eGouchaen tendeu. Afinal de contas, estão juntos há 18 anos e nem precisam de falar um com o outro para saberem o que estão a sentir. Por isso, o apresentad­or, de 64 anos, lá se foi desculpand­o: “Tem de ser, Rui. Isto tem tempos a cumprir. Começa já a receita para explicar lá para casa o que preci-

sam”. E esta não foi vez única. Já durante um direto de Rui, Goucha disse para uma popular: “Não ligue. Ele é muito mentiroso”.

FARPASNASR­EDES

Com Mane laser arrebatado por Ti ninha as redes sociais também têm servido de escape ao casal. Rui tomou as dores do marido e criticou Marcelo Rebelo de Sousa. Manuel Luís, por sua vez, não se coibiu de colocar um “gosto” numa crítica a Cristina, no Facebook: “A parva da Cristina que se não fosse o senhor não sei o que é que ela seria. Sem classe”, escreveu a fã de Manel. Ele alinhou.

Ainda antes da estreia de O Programa da Cristina, Goucha já estava de faca afiada: “Isto não é um cenário a fazer de conta,émes moa minha casa no Alentejo. Durante as próximas trêss emanas, a minha casaéasuac asa ”. Ainda assim, o gume foi fraco e não conseguiu cortar as audiências da antiga companheir­a de Você na TV!. Comas tais luvas depelica branca, Cristina vai respondend­o. Mas só quando lhe perguntam… “Vão conhecer-me sem ter ao lado o homem com quem cresci na televisão, é como sair de casa dos pais. Mas a maior parte das pessoas percebe que não tenho nada a provar. Não caí aqui de paraquedas”. ●

 ??  ??
 ??  ?? Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, foio convidado Cristina Ferreira, que lhe deu uma camisola com a sigla CF7. Júlia Pinheiro tem lucrado com o sucesso de Cristina e as audiências do seu programa jásubiram.
Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, foio convidado Cristina Ferreira, que lhe deu uma camisola com a sigla CF7. Júlia Pinheiro tem lucrado com o sucesso de Cristina e as audiências do seu programa jásubiram.
 ??  ?? Apesar de não querer fugir ao popular, Cristina tem mostrado sofisticaç­ão na sua casa. Aos 40 anos, a apresentad­ora está no auge dasua carreira e reconhece o seu próprio mérito.
Apesar de não querer fugir ao popular, Cristina tem mostrado sofisticaç­ão na sua casa. Aos 40 anos, a apresentad­ora está no auge dasua carreira e reconhece o seu próprio mérito.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal