TV Guia

A VEZ da prata da casa

Muita música, humor, concursos, documentár­ios, telefilmes e séries são a aposta da RTP para 2019. Quase todas as estrelas da RTP vão ter de se mexer, muitas vezes em formatos fora da caixa, onde terão que dar o litro

- TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA | FOTOS COFINA MEDIA

Está mais do que fechado: Sílvia Alberto, de 37 anos, que foi mãe de Pedro a 6 de fevereiro, vai ter de se organizar com fraldas e biberãos porque foi chamada para apresentar, na noite de 7 de abril, a primeira ronda do concurso de talentos juvenis La banda ,o programa que vai tentar descobrir as novas estrelas pop de Portugal e com elas formar uma banda de sucesso.

O diretor José Fragoso garante que “centenas de jovens já se inscrevera­m, mesmo sem saber o nome do programa” e que mais virão “quando derem conta do tipo de programa que vamos lançar”, um formato de autoria do conhecido Simon Cowell, o britânico dono de formatos de sucesso mundial como o XFactor eo Got Talent.

TÂNIA “PADEIRA” E ZÉ PEDRO“PALHAÇO”

Um dia depois da mamã Sílvia Alberto regressar ao pequeno ecrã com o seu La Banda – com vontade de ser o programa do serão das famílias no domingo à noite –, chega a vez de Tânia Ribas de Oliveira, mas desta vez a solo. É verdade, a apresentad­ora perdeu o colega José Pedro Vasconcelo­s (que ganhou um programa de humor às sextas-feiras à noite), mas fica como protagonis­ta do seu próprio formato, tal como a TV Guia avançou oportuname­nte. José Fragoso explica que já tem o conceito, mas recusa-se a falar sobre os conteúdos porque “nunca serão iguais, nem haverá rubricas fixas.” O diretor de Programas da estação pública explica que haverá, com fartura, “homenagens, saídas da Tânia para a rua em reportagem ou envergando a pele de profission­ais”. E deixa dois exemplos: “Poderemos ver a Tânia vestida de polícia num giro de rua ou a amassar pão com umas padeiras. Não será uma coisa estática em estúdio.” José Pedro Vasconcelo­s começará o seu late nightshow no dia 12 de março e existe a promessa de muito humor, música e convidados. Mas as novidades da RTP não se ficam por aqui. Estão previstos dois programas de humor aos fins de semana: Patrulha da Noite e Zapping. O primeiro com a assinatura de Eduardo Madeira e a colaboraçã­o de Manuel Marques, Joana Pais Brito ou Salvador Martinha; e o segundo fazendo uma paródia à televisão e à ditadura do comando da TV, com a presença dos atores Jorge Mourato, Patrícia Tavares, Ana Guiomar e Márcia Breia. Em outubro regressa o The Voice. Vasco Palmeirim vai gravar mais episódios do concurso Joker, mas também conquistou o direito a ter o seu próprio programa sobre música, ainda sem nome definido.

Na ficção haverá 13 telefilmes produzidos pela Marginal Filmes que vão mexer com centenas de atores, dezenas de realizador­es e produtores nacionais. ●

“A Tânia vai andar vestida de polícia de giro ou a amassar pão com padeiras”

José Fragoso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal