TV Guia

Afinal, estão JUNTOS!

As zangas familiares adensaram-se no verão, quando o filho mais velho da cantora foi acusado de pedofilia. Mas o mal-estar é constante devido aos alegados gastos excessivos da cantora, que continua a viver com o companheir­o na mansão de Chaves

- TEXTO ISABEL LARANJO | FOTOS COFINA MEDIA

Francisco Carvalho, dono da SAD do Grupo Desportivo de Chaves e presidente honorário do clube, é apontado como “o homem mais rico de Chaves, e não é de agora”, garante um conterrâne­o, próximo da família do dono da “maior mansão da cidade”. E é neste ambiente de fausto e riqueza que Ágata tem vivido nos últimos 20 anos, quando se juntou ao empresário, pai do seu filho mais novo, Francisqui­nho, que completará 21 anos no dia 13 de julho. Os primeiros tempos terão sido idílicos, como em qualquer paixão. A felicidade era tal que Ágata até gostaria de ter partilhado o parto de Francisqui­nho em direto, na televisão. Tal não veio a acontecer: “As pessoas imaginaram tantas coisas que a mim nunca me passaram pela cabeça, houve tanta maldade, que desisti. No domingo fui para o hospital ter o meu filho às nove da manhã, e às dez já estava tranquila. Graças a Deus, posso dizer que não me custou ter o meu filho”, explicava, à época, na RTP1, com honras de Telejornal, apresentad­o por José Rodrigues dos Santos. Só que, antes de Francisqui­nho, o empresário já tinha quatro filhos. “Os mais velhos, a Lili e o Chico Zé, são os legítimos, filhos do casamento do Francisco”, assume a mesma fonte. “Problemas houve sempre, porque consta que a Ágata é muito gastadora.”

FILHOS NUNCA A APROVARAM

Além de Liliana e Francisco José, Francisco Carvalho é ainda pai de Bruno Carvalho e de outra rapariga, fruto de “um relacionam­ento extraconju­gal com uma enfermeira”, revela este amigo. “Mas os mais velhos é que tomam conta de tudo. O Chico Zé é que está à frente da editora, e a Lili é gerente do Forte de S. Francisco [unidade hoteleira de quatro estrelas, pertença da família]”. Há problemas ainda mais antigos do que o que veio à baila, no verão passado, quando Marco Caneira, o filho mais velha da cantora, respondeu em tribunal pelo crime de violação de uma menor de 14 anos, nos Açores. “Houve uma ocasião em que ela deu uma entrevista a uma revista, em casa. Mostrou a casa toda, até os quartos deles, e, claro, não gostaram. Ficaram mesmo zangados com aquilo, porque a casa não é da Ágata”, recorda este amigo da família. “Ela quando veio para cá comprou uma casita pequenina, montou a lojita – que veio a falir – e depois é que veio morar para a mansão. Isto não é nada dela.” De discussão em discussão, Lili e Chico Zé sempre tiveram uma palavra a dizer na relação entre o pai, conhecido na terra como o “Chico das Cassetes”, por ter feito fortuna, também, com a editora Espacial, através da qual conheceu Ágata, a cantora popular. No verão passado, novo escândalo “sobretudo para uma cidade pequena onde toda a gente se conhece”, descreve este flaviense, sem querer aprofundar o assunto. “O casamento esteve tremido quando veio a público o caso de violação do filho da Ágata. Ela defende o filho acima de tudo e o marido não concorda com várias coisas. Acha que o Marco tem de ter mais cuidado com a exposição pública. Aí existiram várias discussões e desentendi­mentos mas ela nunca chegou a sair de casa”, relata, por sua vez, uma mulher, próxima da família.

CENTENAS EM LINGERIE

Ágata tem casa em Lisboa, como sempre teve. “Ela vai lá abaixo e volta, várias vezes por ano. Agora

está cá”, conta o amigo da família Carvalho. “Sempre foi assim. Ela nunca deixou de ter casa em Lisboa e de lá ir, mas depois volta.” Esta versão é confirmada pela outra fonte que fala à TV Guia mas prefere o anonimato. “A Ágata tem estado entre Lisboa e Chaves, sendo que na última semana esteve lá em cima. Mas isto não acontece de agora. Ela sempre dividiu a vida entre o Sul e o Norte, principalm­ente desde que o Francisqui­nho está em Lisboa.”

Certo é que, por agora, o empresário e a cantora estão juntos. Isso assevera o amigo do presidente honorário do Desportivo de Chaves. “Garantidam­ente. Ela está cá, apesar de não ter estado durante algum tempo. Depois há aquilo que o povo diz, mas que só quem sabe são eles. Há quem diga que, há pouco tempo, ele lhe deu uma palmada nas costas e a mandou embora… O assunto é sempre o mesmo: que ela é gastadora exagerada. Só numa loja de roupa e lingerie tem uma dívida de boas centenas”.

CUNHADO CONTA TUDO

Joaquim Carvalho, cunhado de Ágata e irmão do empresário fla-

viense, confirma que o casal continua junto. “Não há nada para confirmar. Isso é tudo roupa suja e não é verdade, nada disso. A Ágata está cá”, garantiu, ao atender o telemóvel do irmão, com quem a TV Guia tentava chegar à fala. “Isto até já está em advogados!”, refere o homem, quando questionad­o sobre o facto de Francisco Carvalho ter confirmado, a uma publicação, a separação.

“Não acredito que isso tenha acontecido, por isso mesmo é que está tudo nos advogados”, diz, desligando de seguida.

A própria cantora, que garante ter de voltar a Lisboa para “receber um prémio”, no Palácio do Estoril, pela sua carreira “como empreended­ora na música”, também desmente a separação. “Mas vocês são todos burros?! Eu estou em Chaves, como é que estou separada? Querem é conversa. Vão todos bardamerda…”, dispara, depois de contactada pela TV Guia. Tal como o cunhado, ameaça levar o caso a tribunal e assevera que o companheir­o “não falou com ninguém, nem desmentiu, nem mentiu, nem nada!”. Mais comedida nas palavras é Romana, sobrinha de Ágata. “Não falo com a minha tia há algum tempo, mas se ela estivesse separada saberia, até pela minha mãe. Isso é um assunto de família, se fosse verdade, mesmo não falando com ela, sabia e não sei de nada disso”, observa a cantora.

BARULHO E RELAÇÕES CORTADAS

Em Chaves corre o rumor de que as discussões entre o casal seriam ouvidas na rua, de tal ordem seria a gritaria. No entanto, a amiga da família

garante que “é impossível” os vizinhos terem ouvido o que quer que seja na casa da Ágata. “A quinta deles tem hectares, só se ela andasse de microfones em casa.” A outra fonte que acedeu a contar toda a história à TV Guia observa ainda: “Aquilo tem a casa principal, que é a mansão, e depois tem vários anexos. Eu até vivo lá perto e nunca me dei conta disso, mas só quem está lá dentro é que sabe.” Ágata reage aos boatos através de um vídeo, que partilhou na rede social Instagram. “Não dou confiança a vizinhos, não meto ninguém na minha casa, ajudo quem realmente precisa, mas não me pisem os calos”, remata, em jeito de aviso.

Com o enteado Chico Zé é que tudo azedou e parece não haver volta a dar. “Ele agora é que toma conta da editora e não quer nada com ela”, explica a mesma fonte. A TV Guia apurou que a quezília e rutura entre Francisco José Carvalho e Ágata aconteceu depois de a cantora ter confirmado a sua participaç­ão no programa Som de Cristal, em 2015, e depois, sem que nada o fizesse esperar, ter deixado o apresentad­or Bruno Nogueira “pendurado” no restaurant­e, não dando o ar da sua graça. ●

 ??  ?? Ágata está junta com o empresário há cerca deduas décadas.
Ágata está junta com o empresário há cerca deduas décadas.
 ??  ?? Os flavienses dizem que Ágata mora na maior mansão dacidade.Romana garante à TVGuia que se a tia estivesse separada elasaberia. A condenação do filho por violação terá causado atrito na relação da cantora com Francisco Carvalho.
Os flavienses dizem que Ágata mora na maior mansão dacidade.Romana garante à TVGuia que se a tia estivesse separada elasaberia. A condenação do filho por violação terá causado atrito na relação da cantora com Francisco Carvalho.
 ??  ?? Ágata na piscina, a dar apoio à seleçãode Portugal.
Ágata na piscina, a dar apoio à seleçãode Portugal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal